Logo upLexis
search
BlogGeral

Lavagem de dinheiro: conheça algumas práticas d...

Lavagem de dinheiro: conheça algumas práticas de prevenção

Atualizado em 23 de fevereiro de 23 | Geral  por

Rômullo Martins

A lavagem de dinheiro é um processo em que indivíduos ou organizações ocultam a origem de seus bens. 

Esse crime costuma ser feito através de uma série de transações financeiras e tem como objetivo fazer com que o dinheiro, obtido por meios ilícitos, pareça ser de fontes legítimas, quando na verdade está relacionado a atos como fraudes e corrupção.

Para combater esse problema ou pelo menos diminuir o seu impacto, as organizações, principalmente as instituições financeiras, precisam investir em um programa de compliance robusto que tenham como um dos pilares a prevenção à lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.

Neste artigo, falaremos mais sobre este tema e também algumas práticas que a sua empresa pode adotar para se proteger.

Continue a leitura a seguir!

Realize uma avaliação de risco

O primeiro passo quando pensamos em prevenção à lavagem de dinheiro é a realização de uma avaliação de risco. 

Como o próprio nome sugere, esse procedimento tem como finalidade identificar de forma abrangente todos os riscos aos quais a organização está exposta. Com base nos resultados dessa avaliação, é possível desenvolver políticas e procedimentos adequados para mitigar as ameaças. 

Além disso, a organização também pode definir quais ações tomar no caso de alguma irregularidade ser identificada. 

Desenvolva e implemente políticas e procedimentos

Depois de identificar os riscos, é necessário desenvolver e implementar políticas e procedimentos para prevenir e detectar a lavagem de dinheiro.

Esse processo deve cobrir todos os aspectos da sua organização e pode incluir práticas como due diligence de terceiros, monitoramento de transações, relatórios de atividades e treinamento de funcionários.

O intuito é adotar um sistema organizacional que diminua ou até mesmo elimine a possibilidade de práticas ilícitas.

Faça due diligence de terceiros

Para prevenir situações envolvendo lavagem de dinheiro, é imprescindível às organizações saberem com quem de fato elas estão se relacionando. Nesse sentido, a adoção de práticas como a due diligence é extremamente indicada. 

O procedimento busca avaliar o grau de risco que o relacionamento com uma pessoa ou empresa pode oferecer e, para chegar a essa conclusão, diversas informações do terceiro podem ser verificadas, como a sua situação financeira, jurídica e socioambiental, por exemplo.

Com todos os dados de interesse em mãos, é possível fazer uma análise e prevenir vínculos que possam trazer algum prejuízo à empresa, seja ele financeiro ou reputacional.

Temos um artigo completo sobre o tema due diligence. Você pode conferi-lo clicando aqui.

Monitore transações

A identificação de movimentações suspeitas é um importante fator na detecção e prevenção de fraudes e lavagem de dinheiro.

Atualmente, tecnologias como a inteligência artificial, por exemplo, conseguem identificar comportamentos atípicos de clientes e sinalizar a empresa.

Com base em padrões de atividade, é possível monitorar transações e operações incomuns, frequências e até mesmo destinos. 

Como resultado, as organizações podem prevenir riscos de forma mais proativa. 

Forneça treinamentos aos colaboradores

Todos os funcionários, especialmente aqueles em áreas de alto risco, como funções voltadas para o cliente, devem receber treinamento sobre políticas e procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Esse treinamento deve ser regular, abrangente e adaptado aos riscos específicos enfrentados por sua organização.

O código de conduta também deve estar sempre disponível, pois ele também pode guiar os colaboradores e terceiros em como agir em determinadas situações, como na identificação de uma prática irregular.

Realize revisões periódicas

Seu programa de prevenção à lavagem de dinheiro deve estar sujeito a revisões periódicas para garantir que permaneça eficaz e atualizado.

Isso pode incluir a revisão de políticas e procedimentos, realização de avaliações de risco e teste da eficácia de seus sistemas de monitoramento de transações.

Do mesmo modo, os terceiros devem ser reavaliados e monitorados periodicamente, pois a due diligence reflete apenas o momento atual em que as pesquisas foram feitas.

Estabeleça uma cultura de conformidade

Finalmente, é importante estabelecer uma cultura de conformidade em sua organização. Isso significa que todos os funcionários devem entender a importância da prevenção à lavagem de dinheiro e estar comprometido com isso.

Seguindo as práticas recomendadas descritas acima, você pode garantir que sua empresa tenha mais segurança e evite crimes.

Saiba mais sobre compliance

Além das ações recomendadas acima, um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para apontar quaisquer irregularidades é fundamental para identificar possíveis irregularidades.

A criação desse local é conhecido como cultura de speak up. Que tal saber mais sobre este assunto?

Produzimos um e-book com duas especialistas do mercado com o tema “Background check como mecanismo de promoção à cultura de speak up”.

Neste material, disponível gratuitamente, você entenderá melhor este conceito e também quais são as suas vantagens. 

Clique no banner abaixo, preencha o formulário e receba o conteúdo em seu e-mail!