Logo upLexis
search
BlogGeral

A tecnologia no combate à fraude

A tecnologia no combate à fraude

Atualizado em 13 de setembro de 22 | Geral  por

Rômullo Martins

Fraudes sem dúvidas é um tema que gera bastante preocupação para os empreendedores. Muitos negócios, incluindo grandes empresas multinacionais, já sentiram na pele como é enfrentar este problema. 

Quando não identificadas com antecedência, fraudes podem causar sérias consequências às companhias.

De acordo com um levantamento publicado este ano pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), em parceria com a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), prejuízos em decorrência de fraudes no Brasil em 2021 somaram mais de 330 bilhões de reais. 

Para se ter uma ideia, esse valor equivale ao Produto Interno Bruto (PIB) dos estados da Bahia e Sergipe somados, relata o artigo publicado pela Agência Brasil. 

Este ano os números também não estão positivos. Falando especificamente em cartão de crédito, somente no primeiro semestre de 2022 foram mais de 2,8 milhões de tentativas de fraudes. Segundo a matéria publicada pelo portal JP News, esse número representa um aumento de 8% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Diante destes fatos, é evidente que investir em ações de combate à fraude é essencial para a segurança e o desenvolvimento das empresas. Mas como fazer isso?

Neste artigo, falaremos mais sobre este tema e qual a importância da tecnologia nesse processo de identificação e prevenção de riscos.

Continue a leitura a seguir!

Tudo começa por um conjunto de estratégias

Antes de falarmos propriamente sobre tecnologia, é importante ressaltarmos que prevenir fraudes requer também, antes de mais nada, um conjunto de estratégias. 

É necessário que haja o envolvimento e o comprometimento de toda a organização para evitar que tais problemas aconteçam.

Neste sentido, é possível adotar diversas medidas. Separamos algumas delas a seguir:

Criar um código de conduta

O código de conduta, ou código de ética, como também é muito conhecido, é uma excelente ferramenta para combater fraudes e quaisquer outras irregularidades que possam estar acontecendo na empresa. 

Este documento tem como objetivo definir os padrões de comportamento de todos que estão envolvidos com o negócio direta ou indiretamente, assim como apontar quais procedimentos devem ser adotados caso alguma inconformidade seja detectada.

Seu papel também é padronizar procedimentos e diagnosticar desvios de conduta, avaliando e punindo comportamentos que vão contra os princípios da empresa.

Realizar auditorias

Associada ao código de ética, as auditorias também são ótimas formas de identificar e prevenir situações de fraude.

Com elas, as empresas podem examinar a integridade e a eficácia dos controles internos que foram implementados. Também é possível obter detalhes de informações importantes do negócio, como questões financeiras e fiscais.

Além de contribuir para a mitigação de riscos, as auditorias podem recomendar estratégias, indicar o grau de risco de uma tomada de decisão e contribuir para diversos outros tipos de análises.

Mapear processos 

Toda empresa possui áreas ou operações que são mais suscetíveis a falhas e incidência de fraudes, um bom exemplo disso são as atividades que envolvem movimentações financeiras como pagamento de impostos e recolhimentos.

Tendo isso em mente, ao mapear todos os seus processos, as organizações passam a ter uma visão mais ampla do negócio e assim identifica com mais rapidez quais pontos necessitam de mais atenção ou até mesmo precisam ser melhorados.

Dessa forma, é possível evitar problemas com mais precisão.

Treinar os colaboradores

Combater irregularidades não é uma tarefa somente da alta direção, todos os colaboradores podem e devem contribuir para esse processo. Uma forma de se fazer isso é através dos treinamentos. 

Apesar de atualmente muitas empresas contarem com área de compliance, canal de denúncias e muitas outras ferramentas, muitas vezes os colaboradores dessas organizações não sabem onde encontrar esses canais e muito menos como utilizá-los.

É imprescindível que as empresas treinem os seus funcionários e tragam para o ambiente corporativo temas importantes para discussão como fraudes e combate ao assédio.

Essas situações podem até estar acontecendo, mas por falta de informação ou de orientação de como agir, a organização acaba deixando passar.

Tendo ciência de quais são os processos da empresa e como agir ao identificar uma irregularidade, fica muito mais fácil combater fraudes.

A tecnologia no combate à fraude

As soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas e isso tende a se intensificar ainda mais.

A mudança comportamental da sociedade trazida pela pandemia reflete muito bem este cenário. Muitas empresas tiveram que se adaptar e até mesmo se reinventar e migrar o seu negócio para o meio digital a fim atender esse novo consumidor, e sem a tecnologia isso não seria possível.

Somente em 2021, 7 em cada 10 transações bancárias no Brasil foram feitas por canais digitais. Segundo pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um total de 119,5 bilhões de transações foram realizadas pela internet e pelo celular.

É perceptível que a tecnologia se tornou essencial para as pessoas e também empresas nos dias de hoje.

No combate às fraudes, as soluções tecnológicas, aliadas às estratégias da empresa, também estão se tornando protagonistas.

Além de otimizarem processos manuais, que demandariam horas de trabalho braçal, a tecnologia proporciona para as empresas mais precisão e previsibilidade em suas tomadas de decisão. 

Hoje, por exemplo, ao fazer o cruzamento de um grande volume de dados é possível traçar o perfil comportamental de consumidores e seu padrão de atividade.

Com informações como essas mãos, transações suspeitas podem ser identificadas com muito mais rapidez.  Assim, as organizações conseguem se antecipar a situações que podem se tornar críticas no futuro.

Algumas tecnologias utilizadas no mercado para o combate à fraude

Biometria

Muitas organizações estão contando com a biometria facial para aprimorar a segurança em seus sistemas e o acesso a locais privados.

Através do mapeamento das características do rosto de uma pessoa, a tecnologia consegue comparar a similaridade entre a imagem do usuário com a leitura relacionada a ele, autenticando se de fato são as mesmas pessoas.

Essa solução também está bastante presente em processos de onboarding para validação de cadastro.

Geolocalização

Ao analisar padrões de comportamento, a geolocalização pode comparar diversas variáveis e definir se aquele comportamento difere dos hábitos comuns do consumidor em questão.

Dessa maneira, a empresa recebe um sinal de alerta caso um movimento diferente seja identificado.

Machine Learning

Sendo comumente associado à Inteligência Artificial, o Machine Learning também é um tipo de tecnologia bastante utilizada para o combate à fraude. 

Através de algoritmos, soluções que usam esse tipo de inteligência podem, por exemplo, cruzar dados e identificar atividades suspeitas relacionadas a uma pessoa. 

Um exemplo bem comum é quando um indivíduo tem sua compra negada ao tentar passar em um estabelecimento muito diferente do que está acostumado. Isso também se repete quando o valor da sua compra destoa muito do que ele costuma praticar.

Isso acontece porque o Machine Learning identifica que aquela movimentação é atípica, e por segurança, impede que aquela transação seja concluída. Tudo isso é feito de forma automatizada e em questão de segundos.

Big Data

O Big Data também tem sido bastante utilizado para a prevenção à fraude nos negócios, mas não só isso. As plataformas que usam essa tecnologia conseguem capturar e compilar um grande volume de informações que estão disponíveis na web, dados estes que podem ser utilizados também para tomar decisões mais precisas.

A conexão com diversos bancos de dados públicos e privados permitem que as plataformas de Big Data facilitem práticas de compliance fundamentais para a segurança das empresas, como KYC, KYE, KYS e PLD-FT.

Em poucos minutos, as empresas podem visualizar processos judiciais, mídias negativas, pendências financeiras, participação de pessoas politicamente expostas no negócio, entre outros dados que servem para evitar a associação com pessoas e empresas inidôneas.

O upMiner é uma plataforma de Big Data referência no mercado quando se trata de prevenção à fraude. Com mais de 500 clientes ativos e diversas funcionalidades, a solução conta com mais de 1.900 fontes de consulta e também está disponível via API.

Você pode saber mais detalhes clicando aqui.

A cultura de speak up também pode ajudar a sua empresa no combate à fraude 

Contar com um ambiente corporativo onde os colaboradores se sintam seguros para se expressar sem medo, também é importante para prevenir irregularidades.

A criação desse espaço é conhecido como cultura de speak up.

Elaboramos um e-book em parceria com duas especialistas com o tema “Background check como mecanismo de promoção à cultura de speak up”. 

Neste material, que está disponível gratuitamente, você encontrará:

  • Vantagens de uma cultura de speak up;
  • Mecanismos de promoção da cultura de speak up;
  • Background check: o que é isso, afinal? Conceitos e funcionalidades no sistema de integridade;
  • Investigação e background check dentro de uma cultura de speak up.

Para recebê-lo em seu e-mail, clique no banner abaixo e preencha o formulário.