Logo upLexis
search
BlogGeral

Como consultar dados cadastrais de uma empresa?

Como consultar dados cadastrais de uma empresa?

Atualizado em 11 de abril de 23 | Geral  por

Rômullo Martins

Consultar dados cadastrais é essencial para que as empresas possam realizar melhores acordos comerciais, como fechar um negócio com um fornecedor. Por meio da consulta de CNPJ é possível saber se a pessoa jurídica está com alguma irregularidade ou se a situação está de acordo com as normas da organização.

A consulta de dados cadastrais é uma forma de se resguardar de possíveis tentativas de fraude e suas consequências. Além disso, faz parte do gerenciamento de riscos e de procedimentos de background check para verificação e validação das informações fornecidas, garantindo assim a veracidade dos dados.

No momento da negociação, é essencial que a empresa tenha alguma garantia que esse possível fornecedor tenha boa índole e condições de oferecer uma parceria segura e confiável. Por isso, acompanhe este conteúdo para saber quais dados cadastrais você pode investigar de uma empresa.

Continue a leitura a seguir!

Por que consultar o CNPJ de uma pessoa jurídica?

A consulta de CNPJ é um procedimento essencial para o gerenciamento de riscos antes de estabelecer relações comerciais com determinada empresa.

O processo conhecido como Know Your Supplier (KYS) ou Conheça Seu Fornecedor possibilita a mitigação de riscos inerentes ao relacionamento da empresa com seus prestadores de serviços. Adotar boas práticas de KYS é crucial para quem deseja manter a empresa em um alto nível de compliance.

O objetivo da empresa ao adotar políticas de Know Your Supplier é ter noções precisas da estrutura, funcionamento e capacidade dos fornecedores de cumprir os contratos. Conheça Seu Fornecedor é um processo que ajuda a garantir que um prestador de serviço ou produto cumprirá com suas obrigações no tempo e modo contratados. 

Relacionamentos com empresas inidôneas podem gerar problemas em diversas áreas, como ambiental, criminal e trabalhista, por exemplo. A análise prévia do histórico de potenciais fornecedores é fundamental para mitigar os riscos do negócio, como financeiros e de associação de imagem.

Quando falta qualquer tipo de mecanismo de controle, essas ameaças podem resultar em prejuízos graves para a organização. Nesse contexto, a due diligence aparece como importante ferramenta de compliance para auxiliar no processo de coleta e análise de informações sobre determinado parceiro.

A diligência de fornecedores exige uma boa estrutura de avaliação de riscos, capaz de identificar fatores que vão impactar diretamente na negociação com a empresa cuja contratação está sendo analisada.

Como consultar os dados cadastrais de pessoas jurídicas?

Atualmente é possível consultar uma ampla gama de informações sobre pessoas físicas e jurídicas na internet e em bancos de dados especializados. Separamos algumas fontes que podem ser utilizadas para análise. Confira a seguir!

Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (Receita Federal)

Esse documento fornece informações sobre a situação cadastral da organização junto à Receita Federal, como sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), sua classificação tributária, se há pendências fiscais e se há alguma irregularidade ou restrição em sua atuação.

Além disso, consultar o comprovante também pode ajudar a identificar possíveis fraudes ou empresas que não são legalmente constituídas. Empresas que não estão devidamente registradas podem apresentar problemas na entrega de produtos ou serviços, o que pode prejudicar o andamento dos negócios da empresa contratante.

Para fazer a pesquisa, basta acessar o site e digitar o CNPJ de interesse e em seguida clicar em “Consultar”.

Certidão Negativa de Débitos (Receita Federal)

A Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União é emitida para comprovar que a empresa está em condição regular em relação à Secretaria da Receita Federal e à dívida ativa da União, administrada pela Procuradoria Geral da Fazenda.

Esse documento atesta a inexistência de débitos pendentes em relação aos tributos federais, como imposto de renda, contribuição social e contribuições previdenciárias, por exemplo. Ele é de suma importância para processos licitatórios e contratos com empresas estatais.

Essa consulta também é feita por meio do site da Receita Federal. Ao acessar, é necessário apenas informar o CNPJ de interesse.

Protestos

O protesto é um ato formal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de um outro documento de dívida sujeito ao protesto. 

Possui duas finalidades: a primeira é de provar publicamente o atraso do devedor e a segunda função do protesto é resguardar o direito de crédito.

É importante fazer essa consulta antes de fechar um negócio, pois ela pode evitar possíveis problemas financeiros no futuro. Se um fornecedor tiver muitos protestos em seu nome, pode ser um sinal de que ele está passando por dificuldades financeiras, o que pode levar à inadimplência ou até mesmo à falência.

Uma das formas de consulta é pelos Cartórios de Protesto de São Paulo. Acesse a página clicando aqui, escolha o estado que deseja consultar, em “Tipo de documento” escolha “CNPJ” e em “Documento do pesquisado” insira o número. Clique em “Consultar”.

MTE - Trabalho Escravo

O Ministério do Trabalho e Emprego atualiza, semestralmente, o Cadastro de Empregadores, que contém infratores flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas às de escravo.

Infelizmente, esse crime ainda acontece com bastante frequência e costuma envolver grandes fornecedores de produtos e serviços. 

Ao fazer essa consulta, é possível garantir que a empresa não colabore, mesmo que indiretamente, com essa prática ilegal. Além disso, a consulta ao MTE pode ajudar a contratante a evitar sanções legais e prejuízos financeiros decorrentes de más associações.

Você pode fazer o download da lista no site oficial clicando aqui.

Ibama - Autuações e Área Embargada

O Ibama é responsável por fiscalizar e combater as atividades que agridem o meio ambiente e pode autuar empresas que realizam práticas irregulares, como a exploração ilegal de recursos naturais, a poluição do ar e das águas, entre outras.

Ao fazer essa consulta, a empresa contratante pode verificar se a empresa está cumprindo as leis ambientais e se não está envolvida em atividades que possam prejudicar o meio ambiente. 

Se o fornecedor estiver envolvido em práticas irregulares e tiver sido autuado pelo Ibama ou tiver uma área embargada, é fundamental reavaliar a relação comercial com essa empresa, pois ela pode oferecer grandes riscos.

Para obter essas informações, basta clicar aqui e preencher o formulário de acordo com o seu interesse.

Como automatizar a consulta de dados cadastrais de CNPJ?

Com o avanço da tecnologia, hoje as empresas podem fazer consultas de pessoas físicas e jurídicas de forma rápida e eficiente.  Ao contar com soluções de mineração de dados, por exemplo, é possível verificar e analisar grandes quantidades de dados para identificar padrões e tendências.

Dessa forma, pode-se localizar informações relevantes como mídias negativas, protestos, pendências financeiras, presença de pessoas politicamente expostas no negócio, entre diversos outros dados para análise e tomada de decisão. 

O uso de APIs (Application Programming Interfaces), pode automatizar ainda mais a consulta de dados sobre CNPJ, pois elas permitem que essas verificações sejam feitas diretamente do sistema utilizado pela empresa.

A tecnologia propicia não só mais rapidez, como também mais precisão na coleta e organização dos dados. Com uma plataforma é possível fazer consultas em lotes e também o monitoramento contínuo dos stakeholders de interesse, garantindo assim mais segurança ao negócio.

upMiner: plataforma referência na coleta de dados cadastrais

Com mais de 500 clientes e acesso a mais de 2.000 fontes de consulta, o upMiner é uma solução bastante indicada para práticas que envolvem a coleta de dados, como due diligence, background check e recuperação de ativos.

Disponível totalmente online via web ou por meio de APIs, com a solução é possível investigar pessoas e empresas em poucos minutos apenas com o nome completo, razão social, CNPJ ou CPF de interesse. 

O upMiner permite que você gere relatórios personalizados de acordo com o seu critério de avaliação de riscos. Ou seja, é possível escolher quais fontes são mais relevantes para cada ocasião. Observe informações financeiras, jurídicas, socioambientais, cadastrais e muito mais em um só lugar.

Clique aqui e conheça mais detalhes da nossa plataforma, ou se preferir, baixe o nosso e-book gratuitamente para ver na prática como a mineração de dados pode ajudar em práticas investigativas.