Como conhecer a fundo o mercado e consumidor para obter melhores resultados?
Atualizado em 21 de julho de 20 | Geral por
Novas características dos consumidores exigem um maior conhecimento sobre o seu perfil
Cada vez mais os indivíduos possuem maior autonomia na escolha dos seus produtos e serviços, realizando uma ampla pesquisa na internet antes de tomar qualquer tipo de decisão. Com isso, o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e exige melhores estratégias das equipes de marketing para impactar de forma correta este consumidor exigente e instruído.
Só o poder do Big Data e da mineração de dados é capaz de fornecer informações relevantes à equipes de marketing e vendas para que elas tenham um amplo conhecimento sobre o seu público alvo e criem melhores experiências para o consumidor, garantindo dessa forma uma vantagem competitiva sobre as empresas do mesmo segmento que ainda não investem em tecnologias transformadoras.
Principais vantagens de se conhecer a fundo o cliente da sua empresa:
- Identificação das reais necessidades dos consumidores;
- Maior assertividade nas campanhas e planos de marketing;
- Planejamentos mais adequados;
- Redução de custos e prejuízos;
- Escolha do canal e linguagem da mensagem de forma mais correta;
- Melhores experiências ao cliente;
- Fidelização da marca;
- Fortalecimento da imagem da marca no mercado;
- Aumento das vendas.
Algumas empresas são bastante conhecidas pelo alto investimento que fazem em tecnologias com o intuito de conhecer o seu mercado, acertar no seu modelo de comunicação, nos produtos/serviços fornecidos e na ampla quantidade de vendas, alguns exemplos são:
Amazon, Ambev, Apple, Magazine Luiza, Netflix, Nubank, Itaú e Redbull.
Além dessas marcas serem um sucesso em vendas, elas conseguiram se tornar referência (cada uma em seu nicho de mercado), não abrindo um amplo espaço para a concorrência.
Soluções Big Data para amplo conhecimento de mercado e consumidor: como funciona?
Através de plataformas especializadas em mineração de dados, gestores e analistas de marketing conseguem ter acesso a relatórios analíticos completos com informações relevantes diversas sobre o mercado ou cliente. Dessa forma, eles podem utilizá-los em suas tomadas de decisão referentes à novas campanhas, produtos/serviços, modelo de comunicação, contratações, busca por leads, entre outras.
Um ponto a se destacar na busca por uma solução de Big Data/mineração de dados é a importância da relevância nas fontes de busca da plataforma, pois elas que irão garantir a assertividade das tomadas de decisão. Portanto, é necessário observar se existem fontes de qualidade na opção escolhida.
Uma outra característica das plataformas de mineração de dados é que elas também são capazes de otimizar diversos outros processos que envolvem a coleta e análise de muitos dados, tais como:
- Checagem de terceiros;
- Background Check;
- Due Diligence;
- Onboarding Digital;
- Análise Societária;
- Auditorias;
- Busca por conflitos de interesse;
- Prevenção à lavagem de dinheiro (PLD);
- Processos de Recrutamento e Seleção;
- Inteligência de Mercado;
- Segmentação de Mercado;
- Entre outros.
Os exemplos de práticas citadas acima comprovam que a escolha por uma plataforma de mineração de dados vai muito além do amplo conhecimento sobre o consumidor. Afinal, ela é capaz de automatizar inúmeros outros processos, permitindo a redução custos e o aumento da produtividade das organizações como um todo.
Solução upMiner
Essa ferramenta existe há alguns anos no mercado e possui grandes clientes de diversos setores, pois ela consegue atender inúmeras necessidades através de relatórios analíticos personalizados de acordo com a busca do cliente.
O upMiner conta com mais de 16 aplicativos e cada um deles possui particularidades que atendem à necessidades específicas.
O upMap, por exemplo, é uma ferramenta bastante completa de prospecção e inteligência de mercado que tem como característica principal a visualização gráfica, a qual permite um fácil entendimento das informações apresentadas de forma rápida.
Muito utilizado por equipes de marketing e vendas, esse aplicativo é bastante completo e permite que o usuário consiga informações de:
- Prospecção;
- Segmentação de Mercado;
- Busca geral sobre empresas de interesse – capital social, número de filiais, faturamento estimado, situação na receita, entre outros;
- Dados sobre sócios e funcionários de interesse de uma empresa de maneira ágil;
- Informações sobre leads;
- Entre outras.
Quer saber mais sobre a solução e como ela pode ser bastante útil em diversos processos da sua empresa?
Entre em contato com o nosso time do comercial e solicite um teste gratuito, acreditamos que a melhor forma de escolher por uma ferramenta é compreendendo onde ela pode ser útil através de uma experimentação.
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