Solicite um teste

Mineração de dados: qual o seu papel na análise de investidores e parceiros?

23 JUN 2020

23 JUN. 2020 / por Isadora Soliani

Você sabe qual a importância de analisar seus parceiros de negócio ou futuros investidores?

No mundo corporativo, sabemos que é fundamental investigar todas as informações referentes a investidores e parceiros, pois eles podem apresentar um grande perigo ao negócio que está propondo uma parceria ou recebendo algum tipo de investimento. 

Pegamos uma situação típica como exemplo, imagina que uma startup decidi aceitar um valor alto de capital de um investidor sem saber que o mesmo está se beneficiando desse relacionamento para realizar lavagem de dinheiro

A consequência deste envolvimento pode ocasionar um escândalo na mídia, perda de valor da marca e até mesmo o encerramento das atividades. Ou seja, um prejuízo imensurável para a startup que estava em ascensão. Portanto, é necessário que todas as empresas conheçam e invistam em práticas e ferramentas modernas que facilitam a busca por dados relevantes sobre pessoas jurídicas de forma ágil e confiável. 

Quais informações não podem faltar em uma investigação de parceiros e investidores?

Alguns dados são fundamentais para garantir a idoneidade deles e trazer menos riscos a empresa que está pensando em firmar uma parceria de negócios. Alguns exemplos:

  • Dados cadastrais como endereço principal e telefone;
  • Dados dos sócios majoritários e administradores principais;
  • Histórico da empresa – data de abertura e eventos importantes que já aconteceram;
  • Informações financeiras – valor de capital inicial, faturamento estimado e balanço patrimonial;
  • Descoberta de possíveis relacionamentos conflitantes;
  • Informações encontradas em Diários Oficiais e Tribunais de Justiça.

Como encontrar todos esses dados de maneira fácil?

Com o intuito de facilitar a vida das empresas, a tecnologia vem se superando cada vez mais no assunto busca de dados. Portanto, hoje existem plataformas especializadas em trazê-los em formatos de fácil compreensão e com inúmeras possibilidades de personalização. Ou seja, o cliente pode escolher quais informações ele quer encontrar e onde elas devem ser buscadas através da escolha da solução correta. 

A solução correta deve ser sempre a mais completa, pois qualquer tipo de checagem de terceiros (clientes, parceiros, investidores, fornecedores, entre outros) necessita de muitos dados específicos e que não são tão facilmente encontrados.

Plataforma upMiner

Essa solução é bastante conhecida no mercado jurídico, meios financeiros e indústrias em geral, pois cada vez mais a checagem de terceiros está sendo implementada como prática fundamental em programas de compliance ou gestão de riscos. Portanto, a plataforma de mineração de dados está em evidência no momento e em um futuro promissor.

Como características principais o upMiner conta com:

  • Mais de 16 aplicativos diversos e especializados em necessidades específicas dos clientes (citaremos alguns exemplos abaixo);
  • Fácil usabilidade – interface intuitiva, ícones auto explicativos, mascote integrada ao suporte e eficiência nas ações;
  • Fontes de dados externas nacionais e internacionais relevantes – Boa Vista SCPC, SPC BR, LexisNexis, dun&bradstreet, info4c e Dow Jones são alguns exemplos de fontes que trazem dados assertivos para o usuário;
  • Entrega relatórios analíticos e personalizados que podem ser utilizados para diversas práticas: due diligence, background check, checagem de terceiros, auditorias, busca por conflitos de interesse, enriquecimento de dados, onboarding digital, entre outras;
  • Diversas opções de planos com valores acessíveis. 

Aplicativos que fazem mais sentido na análise de investidores e parceiros:

Histórico Empresarial 

Como o nome já entrega, este aplicativo permite que o usuário tenha acesso a uma imensa gama de informações sobre a pessoa jurídica em questão desde o momento de sua abertura.

Em formato de linha do tempo, o histórico é bastante simples de ser analisado e fornece dados bastante relevantes para processos de tomada de decisão.

upLink 

Permite a visualização gráfica de vínculos diretos e indiretos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos.

Através da ferramenta, é possível observar relações entre sócios, representantes legais, parentes, vizinhos e correlacionados, bem como identificar o beneficiário final, pessoas politicamente expostas (PEP) e pendências financeiras.

A solução permite que o responsável tenha em mãos informações relevantes como: o quadro societário de uma empresa, pessoas físicas e jurídicas relacionadas à uma organização, acesso total à dados cadastrais, visualização via Google Maps e até mesmo um atalho para a geração de um dossiê completo.

Dossiês 

Este aplicativo é capaz de trazer um relatório amplo com todas as fontes disponíveis, caso seja de interesse do cliente. Ou seja, a ferramenta permite que a empresa escolha quais serão suas fontes de pesquisa para pessoa física ou jurídica.

No caso da checagem de terceiros, ele é bastante útil tanto na parte de coleta de dados, quanto na etapa de análise. O aplicativo permite também que o processo seja 100% automatizado. Dessa forma, ele é capaz de otimizar o tempo da equipe que poderá investi-lo em atividades mais estratégicas.

Quer conhecer mais a fundo o upMiner e todos os aplicativos contidos na plataforma?

Entre em contato com o nosso time comercial!

Elaboramos recentemente outro e-book bastante interessante sobre compliance no agronegócio, para baixar só clicar abaixo.

Compliance e tecnologia no agronegócio


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.