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Segmente seu público com coleta de dados e utilize a tecnologia a seu favor!

27 NOV 2019

27 NOV. 2019 / por Isadora Soliani

Qual meu objetivo ao segmentar o mercado? 

Estabelecer objetivos e definir o seu público alvo é essencial para qualquer empresa que deseja se diferenciar no mercado e construir uma marca de alto valor. 

A coleta de dados surge, neste caso, como uma prática que auxilia os empresários e empreendedores a estabelecer essas metas. Geralmente, ela é considerada o primeiro passo das empresas. 

Todo o projeto da empresa será direcionado pelo seu objetivo e a coleta de dados. Dessa forma, esses são considerados os pontos principais em tomadas de decisão. 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância da segmentação do público alvo e o papel da coleta de dados nesse processo. 

Por que devo segmentar o meu público alvo?

A segmentação do público alvo surge como um norte para qualquer tipo de ação que a empresa for tomar. Desde a sua abertura até a escolha por uma campanha institucional, por exemplo. 

O mercado empresarial é altamente competitivo, por isso é necessário que as empresas tenham estratégias diferenciadas para atrair os consumidores. Logo, os dados devem ser utilizados para que os gestores identifiquem novas possibilidades de negócio e riscos, organizando o seu planejamento estratégico de forma mais assertiva. 

Ao segmentar o seu público, a empresa consegue dividir o mercado em grupos de possíveis  consumidores que têm desejos, necessidades e percepções de valor ou comportamento de compra parecidos.   

A consequência em implementar essa prática é a melhoria na clareza do seu consumidor, ou seja, a empresa passa a conhecer a fundo suas características, o que permite que ela seja mais assertiva em ações de marketing e se torne referência no seu ramo. 

Principais vantagens da segmentação de público-alvo: 

  • Identificação das necessidades dos clientes;
  • Realização de ações mais assertivas; 
  • Redução de gastos;
  • Aumento do market share. 

Como posso utilizar a tecnologia para otimizar essa prática? 

Para segmentar o público alvo, a regra principal é coletar o máximo de informações possíveis para conseguir segmentar depois. 

A tecnologia Big Data e a mineração de dados, vieram para facilitar essa parte. Afinal, com a internet e o tsunami de dados disponíveis diariamente, podemos buscar por esses dados e aprofundar o nosso conhecimento. Entretanto, vale lembrar que um dado é apenas um dado enquanto ele não é analisado. 

Dessa forma, a coleta de dados é fundamental para selecionar os dados relevantes para a empresa e, sequencialmente, é necessário que eles sejam organizados para que seja realizada a análise. Felizmente, soluções tecnológicas foram criadas para realizar essa organização em minutos, permitindo que o gestor possa focar apenas em analisar essas informações. 

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