search
BlogArtigos

A importância da ética empresarial e seus impac...

A importância da ética empresarial e seus impactos para os negócios

Atualizado em 14 de abril de 22 | Artigos  por

Rômullo Martins

O crescente número de casos de corrupção envolvendo empresas públicas e privadas no país só demonstra o quanto a ética empresarial se tornou indispensável nos dias atuais, embora muitas organizações ainda não tenham esse tema como prioridade.

Muito além das relações pessoais, o agir com ética tem se tornado cada vez mais relevante no mundo corporativo. 

Neste artigo, falaremos mais sobre a importância da ética empresarial e seus impactos para os negócios.

O que significa ética empresarial?

A palavra ética, que vem do grego, pode ser definida como “aquilo que pertence ao caráter”. 

Trazendo para o nosso contexto atual, a ética pode ser compreendida como um conjunto de princípios que norteiam a conduta dos indivíduos no meio em que eles estão inseridos, ou seja, na sociedade.

A ética empresarial está diretamente ligada com o comportamento dos colaboradores dentro de uma organização, mas não se limita apenas a isso. 

De acordo com um artigo publicado pela LEC, a ética empresarial deve ser compreendida em todas as relações, uma vez que as empresas se relacionam com outras organizações. 

Isso significa que ela está conectada com clientes, fornecedores, parceiros e demais entidades que a empresa esteja envolvida.

Por que a ética empresarial é importante para os negócios?

O primeiro ponto é entender que a ética empresarial impacta todo o funcionamento da empresa. 

Um mau comportamento de um colaborador, por exemplo, pode prejudicar todo um clima organizacional. 

Os casos de assédio são exemplos reais de como certas condutas podem não só gerar um impacto negativo internamente, mas também na imagem da empresa no exterior. 

Levando em conta ainda o novo modelo de trabalho à distância, identificar e punir essas atitudes se tornou mais difícil, tanto que os casos de assédios cresceram no ambiente corporativo durante a pandemia, conforme relata um artigo publicado este ano pelo portal RH Pra Você.

É interessante citar também que a ética empresarial abrange além das práticas puníveis em lei. Alguns comportamentos como intrigas, intolerância religiosa e até mesmo falta de respeito aos gostos pessoais de um colaborador também podem acontecer dentro do ambiente corporativo e causar prejuízos. 

A ética empresarial vem justamente para combater tais tipos de práticas e proporcionar um ambiente mais íntegro e acolhedor.

Como tornar uma empresa mais ética?

Existem diversas ações que uma organização pode tomar para estimular a ética empresarial. Dentre elas, podemos citar:

  • A criação de um código de conduta 

Além de ter definido de forma clara quais são seus valores e princípios, é importante a empresa passar essa visão para seus colaboradores e demais relacionamentos.

Com a criação de um código de conduta, todos podem conferir quais são os comportamentos que a empresa espera de seus funcionários e também as práticas que devem ser respeitadas.

É uma forma de educar e orientar as pessoas a fim de evitar problemas.

  • Ter uma cultura de treinamentos

Não basta ter um documento onde apresente todas as informações ligadas a ética empresarial, esse material deve ser divulgado e ser fácil acesso a todos os interessados.

Esse processo pode ser feito de muitas formas, como reuniões periódicas, campanhas e até mesmo a aplicação de treinamentos específicos.

  • Apoio da alta administração

Como observado, muitas ações que envolvem a ética empresarial começam baseadas nos valores da empresa.

Isso significa que mais do que impor regras, o exemplo deve começar de cima. Logo, o apoio da alta administração é fundamental para que os conceitos sejam disseminados e compreendidos pelos demais.

Conclusão

A ética empresarial é fundamental para as relações sociais e também de trabalho. O seu impacto vai desde o clima organizacional até a relação com outras organizações. 

Práticas antiéticas podem trazer sérias consequências, incluindo tornar um ambiente mais propício para problemas como assédio, racismo e a própria corrupção.

Fale com nossos especialistas