search
BlogArtigos

Participações societárias: por que é importante...

Participações societárias: por que é importante analisar?

Atualizado em 12 de abril de 22 | Artigos  por

Rômullo Martins

Antes de firmar uma parceria, contratar um fornecedor ou até mesmo receber um investimento, uma das primeiras etapas antes de iniciar o relacionamento com outra empresa é fazer uma análise das participações societárias.

Com o crescimento das práticas de compliance entre as organizações, a relevância desse processo tem se tornado cada vez maior ao longo dos anos. 

Além de proporcionar mais transparência nas negociações, veremos que esse tipo de checagem é essencial para adquirir mais segurança e prevenir situações de riscos que podem impactar significativamente a empresa.

Continue a leitura para entender melhor porque é importante analisar as participações societárias de uma empresa, os riscos envolvidos de não realizar esse processo e como otimizá-lo.

Um mercado cada vez mais instável e um consumidor cada vez mais exigente

Os últimos anos não têm sido fáceis para os empreendedores no Brasil. Além de terem que lidar com fatores externos aos negócios, como a pandemia causada pelo Coronavírus, o distanciamento social e a própria crise econômica, ainda há uma grande preocupação com as questões internas relacionadas à empresa.

O aumento no número de fraudes e corrupção no país também gera um alerta de que é importante estar atento não só ao próprio negócio, mas também aos seus relacionamentos comerciais.

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais atentos às marcas e como elas se comportam no mercado. Ou seja, muito além de ações anticorrupção, hoje em dia é imprescindível pensar em outras questões como responsabilidade social, ambiental e de governança corporativa.

Nesse sentido, a análise das participações societárias assume um papel importante, pois nessa checagem é possível obter diversas informações sobre potenciais negócios e prevenir riscos.

Veremos a seguir alguns dados que é possível consultar, ao analisar o Quadro de Sócios e Administradores (QSA) de uma empresa, a sua importância e posteriormente como otimizar essas consultas.

Existência de processos judiciais

A parte de processos é sempre um indicador na hora de estabelecer uma relação comercial com outra empresa.

Uma organização que possui muitos processos pode oferecer riscos, principalmente se for por conta de problemas graves como lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e a própria corrupção.

É indicado verificar essas movimentações em mais detalhes para entender de fato do que se tratam os processos e como eles podem impactar esse relacionamento a longo prazo.

Ao fazer a análise das participações societárias, é possível identificar essas informações com antecedência, analisá-las e tomar decisões precisas.

O envolvimento de Pessoas Politicamente Expostas (PEPs)

A presença de Pessoas Politicamente Expostas em participações societárias é sempre um sinal de alerta. 

Apesar de não haver uma restrição específica, é necessário que se tenha mais atenção nesse tipo de relacionamento, uma vez que normalmente se tratam de pessoas públicas e influentes. Alguns setores precisam não só identificar a PEP, mas também fazer a sua monitoria contínua. 

Ao fazer essa identificação, a empresa pode analisar com mais cautela a negociação e evitar problemas no futuro. 

Recentemente, publicamos um artigo explicando em detalhes quem são consideradas Pessoas Politicamente Expostas, quais riscos elas podem oferecer aos negócios e como fazer a sua identificação. Você pode conferir clicando aqui.

Participação em outras empresas

O sócio de uma organização pode estar vinculado a outras empresas, esse cenário é bastante comum nos dias de hoje.

A grande questão aqui é identificar quais são essas outras empresas, a situação em que elas se encontram, se são regularizadas, entre diversos outros pontos.

Além disso, vale consultar se não são concorrentes, afinal essa situação pode configurar um conflito de interesses. 

Ao mapear todas as participações societárias é possível chegar aos beneficiários finais e obter mais segurança na relação.

Risco socioambiental e de imagem

Uma pesquisa publicada pela Union + Webster mostrou que em 2019, 87% da população brasileira já preferia comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, 70% dos entrevistados relataram que não se importavam em pagar um pouco a mais por isso.

Esta é apenas uma das pesquisas que mostram o quanto as questões socioambientais estão se tornando cada vez mais indispensáveis para o crescimento dos negócios. 

Contudo, por mais que a empresa possua boas práticas, ela precisa levar isso para os seus relacionamentos. 

Isso significa que antes de contratar um fornecedor, por exemplo, deve-se consultar qual a situação dessa empresa em relação às questões socioambientais. 

A análise das participações societárias permite checar dados como embargos, mídias negativas, consulta a listas restritivas, entre outras informações que evitam associar-se a empresas com problemas nesta área.

Essas são apenas algumas informações que podem ser consultadas de antemão ao analisar o quadro societário de uma empresa, entretanto outros critérios podem ser relevantes para uma análise de risco mais completa.

Como otimizar a consulta de participações societárias?

Através da internet é possível consultar o quadro societário das empresas, assim como diversas outras informações sobre pessoas físicas e jurídicas. 

Mas, fazer esse processo manualmente é bastante moroso. Além disso, conseguir identificar os vínculos entre uma empresa e outra sem o auxílio de uma ferramenta pode ser muito complicado.

Entretanto, já existem soluções específicas para coleta de dados que auxiliam quem precisa fazer esse tipo de análise.

Com a plataforma upMiner, é possível visualizar em formato de grafo relações entre sócios, representantes legais, parentes, vizinhos e correlacionados. 

Conectada a mais de 2 mil fontes nacionais e internacionais, o upMiner permite realizar consultas a partir de CPFs e CNPJs e identificar processos judiciais, embargos, mídias negativas, pessoas politicamente expostas, bens patrimoniais, dentre outras informações para tomada de decisão.

Quer saber mais sobre nossa solução? Solicite um teste gratuito preenchendo o formulário abaixo e nosso time de especialistas entrará em contato.

Fale com um especialista