Logo upLexis
search
BlogGeral

Consulta de CNPJ: saiba como realizá-la e qual ...

Consulta de CNPJ: saiba como realizá-la e qual o seu papel na tomada de decisão

Atualizado em 27 de dezembro de 23 | Geral  por

Gabriela de Britto Maluf

A consulta de CNPJ é um procedimento que tem por objetivo checar informações de pessoas jurídicas e fazer análises em diferentes aspectos. É um trabalho bastante importante para se obter mais segurança e transparência nas relações comerciais.

Esse procedimento pode ser requisitado em diferentes ocasiões, como por exemplo na contratação de um novo fornecedor ou um relacionamento com investidores.

Tal prática se tornou ainda mais relevante com o crescimento do compliance dentro das organizações. Através desse tipo de consulta, é possível prevenir relações conflituosas e problemas como fraudes.

Continue a leitura a seguir para entender como realizar a consulta de CNPJ e utilizar as informações no processo de decisão da sua empresa.

Como a consulta de CNPJ é feita?

Com a digitalização das informações, atualmente é possível consultar dados sobre pessoas físicas e jurídicas de forma remota. Isso significa que através da Internet, as organizações têm disponíveis centenas de dados relevantes que podem ser utilizados para análise e tomada de decisão.

Além dos Tribunais, principais meios para a consulta de processos judiciais, outras entidades, como órgãos reguladores, hoje dispõem de informações importantes para checagem.

Em resumo, para realizar uma consulta de CNPJ, basta acessar as fontes de interesse e obter as informações desejadas. Uma vez coletadas, pode-se fazer uma análise e averiguar se o terceiro oferece algum tipo de risco.

Quais informações consultar do CNPJ

Apesar da Internet ter proporcionado mais facilidade na consulta de CNPJ, esse processo, quando feito de forma manual, não é tão simples quanto parece.

A primeira questão é que normalmente em um processo de checagem, como due diligence ou background check, por exemplo, diversas informações precisam ser consultadas a confrontadas a respeito do terceiro.

Tais informações variam de caso a caso e também de empresa, mas no geral alguns aspectos costumam ser mais avaliados, tais como: questões financeiras, jurídicas, tributárias, fiscais e também ambientais, principalmente com importância das questões relacionadas ao ESG. Dependendo da ocasião, uma investigação minuciosa pode ser necessária.

Saiba mais sobre este tema em: O uso da Tecnologia a favor do ESG.

Dificuldades na busca manual de informações sobre um CNPJ

Como os dados estão disponíveis em diferentes portais, é necessário acessá-los manualmente, um a um, a fim de fazer a consulta desejada.

Além disso, cada site possui um método de entrada e disponibiliza as informações de uma maneira diferente. Com isso, além da coleta ser um trabalho moroso, a estruturação e a análise daquilo que foi consultado também se torna difícil. Quando pensamos em um grande volume de consultas, como a checagem de vários fornecedores, por exemplo, o processo acaba se tornando inviável.

Contudo, se faz muito necessário, pois com ele é possível ter uma visão mais ampla dos relacionamentos e evitar associações que possam trazer prejuízos para a empresa no futuro, como risco de imagem e envolvimento com corrupção.

Como otimizar a consulta de CNPJ?

Quando pensamos em otimização de processos, não há como negar que a tecnologia é a nossa principal aliada. Em relação à consulta de CNPJ, isso não é diferente. Atualmente existem soluções voltadas especificamente para esse tipo de atividade.

Um bom exemplo disso são as plataformas de mineração de dados, que hoje já fazem parte de muitas organizações. Como o próprio nome sugere, essas ferramentas mineram dados, ou seja, buscam centenas de informações nos mais variados locais da internet e as compilam de maneira organizada para que os analistas possam analisar e tomar as melhores decisões, tudo isso em curto espaço de tempo.

Ao definir quais informações consultar sobre uma pessoa ou empresa, essas plataformas fazem todo o trabalho de acessar os portais, buscas e entregar os dados de maneira estruturada.

Além de reduzir o tempo de uma tarefa que pode levar dias para apenas alguns minutos, contar com essa tecnologia traz diversos outros benefícios, como segurança, padronização, centralização e transparência nos processos.

Como as soluções da upLexis podem ajudar na consulta de CNPJ?

A upLexis é uma referência nesse tipo de processo. Por meio da plataforma upMiner, atualmente fazemos parte de mais de 500 empresas auxiliando em práticas que envolvem a coleta de informações sobre pessoas e empresas, como due diligence, background check e recuperação de ativos.

Com a nossa solução, você tem a disposição mais de 2.000 fontes de consultas nacionais e internacionais. Apenas com o número de CPF ou CNPJ, é possível gerar relatórios personalizados com indicadores e score de risco. Pesquise e identifique em poucos minutos:

  • Processos na justiça;
  • Mídias negativas;
  • Presença em listas restritivas;
  • Embargos ambientais;
  • Pendências financeiras;
  • Envolvimento com Pessoas Politicamente Expostas (PEPs);
  • Bens patrimoniais;
  • E muito mais.

A plataforma está disponível on-line através de uma interface intuitiva e também conta com APIs de integração, para que você possa usar no sistema de sua preferência. São três planos disponíveis para atender diferentes necessidades, segmentos e portes de empresa.

Conheça na prática! Clique aqui, preencha o formulário e solicite um teste gratuito do upMiner. Você poderá fazer suas próprias consultas e verificar na prática todos os benefícios da solução.



Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs.