search
BlogArtigos

Consulta de CNPJ: saiba como realizá-la e qual ...

Consulta de CNPJ: saiba como realizá-la e qual o seu papel na tomada de decisão

Atualizado em 29 de abril de 22 | Artigos  por

Rômullo Martins

A consulta de CNPJ é um procedimento que tem por objetivo checar informações de pessoas jurídicas e fazer análises em diferentes aspectos. É um trabalho bastante importante para se obter mais segurança e transparência nas relações comerciais.

Esse procedimento pode ser requisitado em diferentes ocasiões, como por exemplo na contratação de um novo fornecedor ou um relacionamento com investidores.

Tal prática se tornou ainda mais relevante com o crescimento do compliance dentro das organizações. Através desse tipo de consulta, é possível prevenir relações conflituosas e problemas como fraudes.

Continue a leitura a seguir para entender como realizar a consulta de CNPJ e utilizar as informações no processo de decisão da sua empresa.

Como a consulta de CNPJ é feita?

Com a digitalização das informações, atualmente é possível consultar dados sobre pessoas físicas e jurídicas sem ter que ir a campo. 

Isso significa que através da internet, as organizações têm disponíveis centenas de informações relevantes que podem ser utilizadas para análise e tomada de decisão.

Além dos Tribunais, principais meios para a consulta de processos judiciais, outras entidades, como órgãos reguladores, hoje dispõem de dados importantes para checagem.

Então, para realizar uma consulta de CNPJ, basta acessar as fontes de interesse e obter as informações desejadas.

Uma vez coletadas, pode-se fazer uma análise e averiguar se o terceiro oferece algum tipo de risco.

Quais informações consultar e dificuldades na busca manual 

Apesar da internet ter proporcionado mais facilidade na consulta de CNPJ, esse processo, quando feito de forma manual, não é tão simples quanto parece. 

A primeira questão é que normalmente em um processo de checagem, como due diligence ou background check, por exemplo, diversas informações precisam ser consultadas a validadas a respeito do terceiro. 

Tais informações variam de caso a caso e também de empresa, mas no geral alguns aspectos costumam ser mais avaliados, como: questões financeiras, jurídicas, tributárias, fiscais e também ambientais. Dependendo da ocasião, uma investigação mais minuciosa pode ser necessária. 

Como os dados estão disponíveis em diferentes portais, é necessário acessá-los manualmente, um a um, a fim de fazer a consulta de CNPJ.

Além disso, cada site possui um método de entrada e disponibiliza as informações de uma maneira diferente. Com isso, além da coleta ser um trabalho moroso, a estruturação e a análise daquilo que foi consultado também se torna difícil. 

Contudo, esse processo se faz muito necessário, pois com ele é possível ter uma visão mais ampla dos relacionamentos e evitar associações que possam trazer prejuízos para a empresa no futuro. 

Como otimizar a consulta de CNPJ?

Felizmente, hoje já existem maneiras mais eficientes de se fazer a consulta de CNPJ, um bom exemplo disso é o uso de plataformas de mineração de dados.

Essas soluções permitem consultar pessoas físicas e jurídicas em centenas de fontes simultaneamente. 

Ao definir quais informações deseja-se verificar, a plataforma faz todo o trabalho de acessar os portais e compilar os dados de interesse.

Além do mais, as informações são organizadas e estruturadas de maneira que facilitam também o processo de análise. 

O trabalho se torna muito mais rápido, eficiente e menos suscetível a erros, uma vez que tudo é feito de forma automatizada. 

upMiner: a plataforma para consulta de CNPJ

Sendo uma referência na consulta de informações sobre pessoas e empresas, a plataforma upMiner está presente em mais de 500 empresas a nível global. 

Com acesso a mais de 1.900 fontes de consulta nacionais e internacionais, com a solução é possível identificar dados como:

  • Pessoas politicamente expostas;
  • Relações entre sócios, representantes legais, parentes, vizinhos e correlacionados;
  • Mídias negativas;
  • Processos na justiça;
  • Embargos ambientais;
  • Pendências financeiras;
  • Entre outros.

As informações são organizadas e estruturadas em formatos de fácil leitura e interpretação, facilitando a prevenção de riscos.

Com a opção monitoria, ainda é possível gerar novos relatórios automaticamente em um período definido pelo usuário. 

Solicite um teste gratuito preenchendo o formulário abaixo e nosso time de especialistas entrará em contato. Facilite a consulta de CNPJ e CPF na sua empresa!

Fale com um especialista