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Como conhecer a fundo o mercado e consumidor para obter melhores resultados?

Atualizado em 21 de julho de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

Novas características dos consumidores exigem um maior conhecimento sobre o seu perfil 

Cada vez mais os indivíduos possuem maior autonomia na escolha dos seus produtos e serviços, realizando uma ampla pesquisa na internet antes de tomar qualquer tipo de decisão. Com isso, o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e exige melhores estratégias das equipes de marketing para impactar de forma correta este consumidor exigente e instruído. 

Só o poder do Big Data e da mineração de dados é capaz de fornecer informações relevantes à equipes de marketing e vendas para que elas tenham um amplo conhecimento sobre o seu público alvo e criem melhores experiências para o consumidor, garantindo dessa forma uma vantagem competitiva sobre as empresas do mesmo segmento que ainda não investem em tecnologias transformadoras. 

Principais vantagens de se conhecer a fundo o cliente da sua empresa: 

  1. Identificação das reais necessidades dos consumidores;
  2. Maior assertividade nas campanhas e planos de marketing;
  3. Planejamentos mais adequados;
  4. Redução de custos e prejuízos;
  5. Escolha do canal e linguagem da mensagem de forma mais correta;
  6. Melhores experiências ao cliente; 
  7. Fidelização da marca;
  8. Fortalecimento da imagem da marca no mercado;
  9. Aumento das vendas.

Algumas empresas são bastante conhecidas pelo alto investimento que fazem em tecnologias com o intuito de conhecer o seu mercado, acertar no seu modelo de comunicação, nos produtos/serviços fornecidos e na ampla quantidade de vendas, alguns exemplos são: 

Amazon, Ambev, Apple, Magazine Luiza, Netflix, Nubank, Itaú e Redbull.

Além dessas marcas serem um sucesso em vendas, elas conseguiram se tornar referência (cada uma em seu nicho de mercado), não abrindo um amplo espaço para a concorrência. 

Soluções Big Data para amplo conhecimento de mercado e consumidor: como funciona?

Através de plataformas especializadas em mineração de dados, gestores e analistas de marketing conseguem ter acesso a relatórios analíticos completos com informações relevantes diversas sobre o mercado ou cliente. Dessa forma, eles podem utilizá-los em suas tomadas de decisão referentes à novas campanhas, produtos/serviços, modelo de comunicação, contratações, busca por leads, entre outras.

Um ponto a se destacar na busca por uma solução de Big Data/mineração de dados é a importância da relevância nas fontes de busca da plataforma, pois elas que irão garantir a assertividade das tomadas de decisão. Portanto, é necessário observar se existem fontes de qualidade na opção escolhida.

Uma outra característica das plataformas de mineração de dados é que elas também são capazes de otimizar diversos outros processos que envolvem a coleta e análise de muitos dados, tais como:

  • Checagem de terceiros;
  • Background Check;
  • Due Diligence;
  • Onboarding Digital;
  • Análise Societária;
  • Auditorias;
  • Busca por conflitos de interesse;
  • Prevenção à lavagem de dinheiro (PLD);
  • Processos de Recrutamento e Seleção;
  • Inteligência de Mercado;
  • Segmentação de Mercado;
  • Entre outros.

Os exemplos de práticas citadas acima comprovam que a escolha por uma plataforma de mineração de dados vai muito além do amplo conhecimento sobre o consumidor. Afinal, ela é capaz de automatizar inúmeros outros processos, permitindo a redução custos e o aumento da produtividade das organizações como um todo.

Solução upMiner

Essa ferramenta existe há alguns anos no mercado e possui grandes clientes de diversos setores, pois ela consegue atender inúmeras necessidades através de relatórios analíticos personalizados de acordo com a busca do cliente.

O upMiner conta com mais de 16 aplicativos e cada um deles possui particularidades que atendem à necessidades específicas.

O upMap, por exemplo, é uma ferramenta bastante completa de prospecção e inteligência de mercado que tem como característica principal a visualização gráfica, a qual permite um fácil entendimento das informações apresentadas de forma rápida.

Muito utilizado por equipes de marketing e vendas, esse aplicativo é bastante completo e permite que o usuário consiga informações de:

  • Prospecção;
  • Segmentação de Mercado;
  • Busca geral sobre empresas de interesse – capital social, número de filiais, faturamento estimado, situação na receita, entre outros;
  • Dados sobre sócios e funcionários de interesse de uma empresa de maneira ágil;
  • Informações sobre leads;
  • Entre outras.

Quer saber mais sobre a solução e como ela pode ser bastante útil em diversos processos da sua empresa?

Entre em contato com o nosso time do comercial e solicite um teste gratuito, acreditamos que a melhor forma de escolher por uma ferramenta é compreendendo onde ela pode ser útil através de uma experimentação.

Separamos também um novo e-book que fala bastante sobre o papel da tecnologia e dos dados na prevenção de fraudes, não deixe de acessá-lo abaixo.

e-book: o papel da tecnologia no combate à fraude