Checagem de terceiros na indústria alimentícia: Como otimizar este processo?
Atualizado em 13 de abril de 20 | Geral por
A prática de checagem, presente em programas de compliance eficientes, tem como principal intuito a prevenção contra possíveis riscos, como por exemplo:
- A má contratação de colaboradores, fornecedores, transportadoras e serviços terceirizados;
- Fraudes;
- Roubos de cargas;
- Conflitos de interesse;
- Corrupção;
- Lavagem de dinheiro, entre diversos outros.
No setor da indústria alimentícia, os casos citados acima, são bastante comuns e buscam ser evitados, através da investigação completa de todo tipo de relacionamento que a empresa tenha ou busque ter. Visto que, nos dias de hoje, o mercado consumidor faz questão de comprar produtos de organizações que não estejam envolvidas em escândalos ou atos desonestos.
Portanto, é fundamental que as empresas do setor da indústria alimentícia invistam cada vez mais em práticas de checagem e soluções para otimizá-las, a fim de obter certa vantagem competitiva neste mercado tão vasto de concorrência.
Auditorias, Due Diligence, Background Check e Checagem de Terceiros são alguns exemplos de processos que buscam garantir o comprometimento e transparência das diversas relações dentro de uma empresa. Vale lembrar que cada uma destas práticas possui uma vertente específica.
Abaixo, iremos falar sobre dois dos processos mais eficazes para o setor da indústria alimentícia.
O Background Check
No caso deste processo, é realizado uma checagem simples ou aprofundada de antecedentes criminais, comerciais e financeiros de pessoa física ou jurídica, através de seu CPF ou CNPJ, geralmente.
A verificação é feita, através de fontes públicas e privadas que têm acesso à documentação cadastral, antecedentes criminais, processos trabalhistas, envolvimento em crimes e fraudes, entre outros.
Tal prática evita, por exemplo, que um indivíduo envolvido em roubos de carga seja contratado como transportador ou fornecedor de uma empresa da indústria alimentícia.
O processo de avaliação das informações coletadas pelo processo de Background Check pode garantir que as contratações ou parcerias estejam livres de possíveis riscos e o indivíduo esteja mais inclinado aos valores da organização.
A Auditoria
Permite que se avalie a conformidade e o desempenho de fornecedores, investidores ou terceirizados, através do critério e código de práticas escolhido pela própria empresa. Ou seja, por meio desta prática é possível verificar se a pessoa física ou jurídica investigada atende os requisitos de qualidade, segurança alimentar e responsabilidade ambiental, ocupacional e social da sua organização.
A auditoria é fundamental no desenvolvimento e maior crescimento das empresas, pois por meio dela é possível tomar decisões mais assertivas e garantir a confiabilidade dos seus relacionamentos. Além disso, diversos órgãos exigem que as organizações da indústria alimentícia adotem medidas de comprovação da veracidade de informações referentes principalmente a fornecedores.
Ferramenta essencial para realizar práticas de Background Check e Auditorias:
O upMiner é uma solução bastante utilizada por organizações que realizam as seguintes práticas: background check, checagem de terceiros, monitoria, auditorias, busca por conflitos de interesse, inteligência de mercado, entre outras.
A plataforma é capaz de consolidar um alto volume de dados em relatórios analíticos personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Dessa forma, gestores, analistas e diretores conseguem ter em mãos informações diversas relevantes para tomar decisões baseadas em dados.
Dentro da ferramenta são mais de 14 aplicativos que têm como base mais de 1900 fontes nacionais e internacionais. Receita Federal, JUCESP, Boa Vista, Serasa e Ocorrências nos Diários Oficiais, são alguns exemplos das principais fontes de dados presentes na plataforma.
Melhor aplicativo do upMiner para checagens:
Dossiês
É um aplicativo que traz relatórios analíticos completos e personalizados sobre pessoa física ou jurídica de acordo com o tipo de informação de interesse. Ou seja, esta ferramenta permite que o responsável selecione quais fontes ele quer que sejam utilizadas na elaboração do seu dossiê.
Em casos de análise de fornecedores, por exemplo, é fundamental o investimento em uma solução como esta, pois ela trará um documento abrangente e assertivo sobre o investigado, aumentando as possibilidades de encontrar algum tipo de risco nesta contratação.
upLink
Este aplicativo, também conhecido por árvore empresarial gráfica, é uma solução de visualização gráfica e reconhecimento de vínculos diretos e indiretos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos.
A solução permite que o responsável tenha em mãos informações relevantes como:
- Quadro societário de uma organização;
- Pessoas físicas e jurídicas relacionadas à uma empresa;
- Acesso total a dados cadastrais;
- Visualização via Google Maps;
- Atalho para a geração de um Dossiê completo.
Dados relevantes entregues de forma ágil permitem que os processos de identificação de possíveis riscos e tomadas de decisão sejam otimizados.
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