Solicite um teste

O papel de ferramentas tecnológicas na eficiência da gestão de processos

07 ABR 2020

07 ABR. 2020 / por Isadora Soliani

Quais são os principais problemas de gestão do setor?  

Todas empresas dos mais diversos setor de atuação têm problemas de gestão específicos do seu setor. Assim sendo, as indústrias químicas e farmacêuticas, tendem a ter mais desafios do que o normal em outros segmentos. Afinal, seus produtos influenciam a saúde dos consumidores e podem até mesmo levar à morte, caso aconteça algum erro durante o processo. 

Pensando nisso, o governo e o setor instituíram inúmeras normas regulamentadoras, principalmente, pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a fim de garantir a eficácia e segurança dos medicamentos. 

Lidar e cumprir com as leis e normas impostas

Definitivamente, este é um dos principais problemas de gestão no setor químico, pois é necessário que haja total comprometimento da empresa com o acompanhamento destas normas, visto que as mesmas tendem a surgir e sofrer alterações frequentemente. 

Além dessa necessidade de cumprimento das normas, é fundamental que todos processos de controle e gestão das atividades estejam alinhados,  a fim de garantir a qualidade e segurança dos produtos.

Vale lembrar também que as multas e sanções para as empresas que não estão em dia com as normas impostas são altíssimas. E, podem prejudicar grandemente a imagem desta organização no mercado e na mídia.

Garantir a idoneidade e transparência dos colaboradores 

Atos ilícitos como a corrupção, roubos, furtos internos, uso de propina e conflitos de interesse são bastante comuns neste setor e, geralmente envolvem funcionários. Portanto, podemos considerar que temos um problema de gestão aqui.

Ele pode ser resolvido, através de práticas de compliance como:

  • Checagem de terceiros para garantir a idoneidade dos relacionamentos (funcionários, fornecedores, parceiros e investidores);
  • Implementação de um Canal de Denúncias com o intuito de descobrir atitudes inapropriadas e crimes como a corrupção;
  • Treinamentos de equipes a fim de diminuir a incidência de furtos e roubos internos;
  • Adoção de um Código de Conduta Ética que estipula normas dentro da empresa.

Adotar melhores processos de controle

A descoberta por novas práticas de controle e ferramentas tecnológicas para otimizar processos é outro desafio do setor, pois diariamente as empresas estão inovando e, consequentemente, aumentam a competitividade presente no mercado.

Quando falamos de processos de controle, também é importante lembrar que essas atividades costumam envolver a análise de muitas informações e deve ser realizada de forma ágil. Sendo assim, se torna essencial a contratação de soluções que auxiliem na melhora destas práticas.

Como as soluções tecnológicas podem ajudar os problemas de gestão? 

Desde o controle do estoque de medicamentos e produtos até a gestão completa do relacionamento com o cliente, todas as ações realizadas por uma empresa estão operando de alguma forma com a tecnologia. Para que os processos sejam cada vez mais eficientes, é preciso investir em soluções tecnológicas que auxiliem na gestão corporativa e gerem benefícios para o negócio.

Abaixo, listamos alguns motivos para se investir cada vez mais em ferramentas tecnológicas no setor:

  • Agilidade na execução das tarefas;
  • Automatização de processos;
  • Assertividade em processos de tomada de decisão;
  • Otimização do tempo;
  • Redução de custos operacionais;
  • Mais segurança nas informações empresariais;
  • Alto retorno sobre o investimento.

upMiner: Ferramenta tecnológica otimizadora de processos

O upMiner é uma plataforma capaz de otimizar diversos processos, como os citamos acima, checagem de terceiros, controle e gestão de processos, práticas de compliance, prevenção à lavagem de dinheiro, auditorias, entre outros. Através da mineração de dados, a solução fornece relatórios completos personalizados para gestores, diretores e analistas tomarem decisões baseadas em informações relevantes.

Dentro da solução, existem mais de 14 aplicativos que podem ser utilizados para diferentes necessidades. No caso do setor químico e farmacêutico, iremos destacar um deles:

Dossiês

Aplicativo ideal para checagens e investigações de pessoas físicas ou jurídicas, pois ele fornece relatórios analíticos personalizados de acordo com o tipo de informação que se busca. Ou seja, esta ferramenta permite que o responsável selecione quais fontes ele quer que sejam utilizadas na elaboração deste documento.

Em casos de checagem de terceiros, busca por conflitos de interesse ou análises de fornecedores é fundamental o investimento em uma solução completa como esta, pois ela garantirá uma pesquisa mais abrangente e assertiva sobre o investigado, aumentando as possibilidades de se prevenir contra riscos dentro da empresa.

Para conhecer mais aplicativos e entender como eles podem ser úteis em diversos processos de gestão corporativa, entre em contato com o nosso time comercial.

Não deixe de acessar também nosso e-book sobre o impacto da análise de dados.

Impacto da análise de dados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.