Logo upLexis
search
BlogGeral

Sobre inteligência jurídica: o futuro do direito

Sobre inteligência jurídica: o futuro do direito

Atualizado em 4 de agosto de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

É um termo bastante utilizado no ramo da advocacia que tem como principal característica a coleta e análise de dados em tempo real para tomar decisões. Ou seja, a inteligência jurídica age como uma ferramenta ou meio para que escritórios e advogados em geral elaborem ações mais estratégicas baseadas em informações valiosas. 

Porque essa ferramenta é considerada o futuro do direito?

A inteligência jurídica é extremamente eficaz em desenvolver uma frente de atuação preventiva, minando advogados e escritórios de advocacia com dados relevantes que podem evitar possíveis riscos, como por exemplo, processos que uma organização pode vir a receber por parte de um funcionário envolvido em fraudes. 

Além desta parte de prevenção, a coleta e análise de uma quantidade massiva de dados em tempo real é capaz de otimizar o tempo das equipes em pesquisas, checagens e investigações diversas, garantindo dessa forma uma melhoria na qualidade e eficácia dos processos em geral. 

Não menos importante, a redução de custos jurídicos também é um ponto importante quando falamos no investimento em inteligência, pois a prevenção contra riscos somada a otimização de tempo e melhora na qualidade de processos é responsável por uma grande economia financeira. 

Inúmeros estudos de ROI (Retorno Sobre Investimentos) comprovam a redução de custos após a implementação de inteligência jurídica para se prevenir de riscos (processos judiciais, por exemplo). Afinal, o investimento em ferramentas de inteligência artificial e mineração de dados é significativamente menor do que alterar todo o aparato jurídico para impedir a lide.

Qual a melhor forma de implementar a inteligência jurídica? 

Primeiramente, é fundamental escolher os softwares e ferramentas que farão todo o trabalho de inteligência artificial, coleta e mineração dos dados. Para isso, é aconselhado que seja realizada uma pesquisa de mercado a fim de analisar qual solução faz mais sentido com a necessidade do escritório em questão. 

Após a implementação da solução ou das ferramentas, é necessário capacitar a equipe através de treinamentos para utilizar e operar da melhor forma o novo software, garantindo a eficácia dos processos jurídicos. 

Mineração de dados 

Solução upMiner 

É uma ferramenta bastante conhecida no universo jurídico que serve como base para processos de compliance, due diligence, background check, busca por conflitos de interesse, prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), gestão de riscos, entre outros. 

Através de mais de 1900 fontes nacionais e internacionais atualizadas, o upMiner fornece informações relevantes em formato de relatórios analíticos personalizados de acordo com a necessidade de busca do cliente.

Em inteligência jurídica, o upMiner atua como a ferramenta de coleta e estruturação dos dados para futura análise dos advogados, otimizando o seu tempo e garantindo mais assertividade aos processos de tomada de decisão. Além disso, as informações fornecidas pela solução são capazes de detectar possíveis riscos e trazer conhecimento de mercado para diversos setores e áreas.

Áreas que costumam utilizar o upMiner:

  • Gestão de riscos;
  • Compliance;
  • Marketing;
  • Onboarding Digital;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Segurança da Informação;
  • Vendas;
  • Entre outras.

Aplicativos dentro da solução para Inteligência Jurídica:

Dossiês – 

É capaz de fornecer um relatório amplo com todas as fontes disponíveis, caso seja de interesse do cliente. Ou seja, a solução permite que a empresa escolha quais serão suas fontes de pesquisa para pessoa física ou jurídica.

Em inteligência jurídica, o aplicativo é bastante útil tanto na parte de coleta de dados, quanto na etapa de análise, pois ele traz informações valiosas sobre o investigado que poderão ser utilizadas em ações estratégicas e tomadas de decisão.

upLink – 

Permite a visualização gráfica de vínculos diretos e indiretos entre pessoas físicas ou jurídicas.

Através da ferramenta, é possível observar relações entre sócios, representantes legais, parentes, vizinhos e correlacionados, bem como identificar o beneficiário final, pessoas politicamente expostas (PEP) e pendências financeiras.

A solução permite que o responsável tenha em mãos informações relevantes como: o quadro societário de uma empresa, pessoas físicas e jurídicas relacionadas à uma organização, acesso total à dados cadastrais, visualização via Google Maps e até mesmo um atalho para a geração de um dossiê completo.

Para inteligência jurídica, ele é bastante eficaz pois traz inúmeros dados em tempo real e o formato do aplicativo é bastante simples, podendo otimizar o tempo de análise através de uma visualização rápida de um possível conflito de interesse, por exemplo.

Histórico Empresarial –

Esse aplicativo permite o acesso e acompanhamento de todo o histórico de vida de empresas nacionais. Com uma apresentação mais dinâmica, podem ser visualizadas informações de diversas fontes de dados, de forma simples e em ordem cronológica.

Saber o máximo possível sobre uma organização pode auxiliar em diversos processos jurídicos, fornecendo conhecimento para ações mais estratégicas e até mesmo preventivas.

Quer saber quais outros aplicativos fazem sentido no setor de advocacia?

Não deixe de entrar em contato com o nosso time do comercial e solicitar um 

teste gratuito da plataforma.

Separamos também um e-book sobre o papel da tecnologia no combate à fraudes como complemento deste conteúdo, pois lá você vai encontrar outros exemplos de aplicativos do upMiner e mais vantagens em implementar a mineração de dados em processos.