Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Principais benefícios da coleta e análise de dados

25 OUT 2019

25 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

O que o Big Data tem haver com a coleta e análise de dados?

A tecnologia Big Data tem sido o assunto do momento e possui relação direta com a coleta e análise de dados. 

Geralmente, a coleta e análise é realizada com o intuito de facilitar o processo de tomada de decisão. Mas, sabemos que os benefícios trazidos por essas práticas podem ser inúmeros e estão sendo cada vez mais utilizados pelas empresas nos mais diversos setores, não existe mais uma restrição. 

Neste artigo, iremos trazer em tópicos as principais vantagens em se adotar a coleta e análise de dados no seu negócio. 

 

Ajuda a tomar decisões mais assertivas 

Tomar uma decisão faz parte da rotina de qualquer profissional, principalmente gestores e diretores de grandes áreas. Uma escolha feita de forma irresponsável ou impulsiva, pode gerar grandes consequências para a empresa. Logo, é comprovado que as decisões devem estar sempre baseadas em informações reais. 

A cada dia que passa, a análise e interpretação de dados vêm desempenhando um papel maior na vida dos analistas, gestores e tomadores de decisões. Afinal, eles precisam tomar decisões sem correr riscos para a empresa. 

Antigamente, os gestores realizavam decisões intuitivas, através de seu conhecimento e experiências passadas. Nos dias de hoje, o novo comportamento de consumo social, se tornou muito mais complexo e tomar decisões baseadas em intuição, passou a ser algo arriscado. Logo, os dados passaram a exercer o papel principal no processo de tomada de decisão.

Dessa forma, os profissionais precisam adquirir certa técnica em interpretação de dados para obter informações relevantes que sirvam de base para as suas decisões.

Podemos concluir neste tópico, que saber utilizar e alocar os dados no lugar certo, é a chave do sucesso para tomar melhores decisões. 

 

Traz informações sobre os clientes 

A partir da realização de uma coleta e análise de dados eficiente, a empresa terá em mãos informações cruciais sobre o seu cliente que poderão ser utilizadas das mais diversas formas. 

Com a alta concorrência e o mercado cada vez mais digitalizado, é fundamental que as empresas desenvolvam esse tipo de estratégia para trazer um diferencial à marca.  

O Big Data e a gestão de dados permite que se trace um perfil do consumidor e aprimore a experiência com a marca, oferecendo desde um atendimento personalizado até o serviço adequado para suas necessidades. 

Um exemplo de negócio que tem utilizado cada vez mais o Big Data, coleta e análise de dados são os bancos, tradicionais e excepcionalmente os digitais. 

 

Detecta fraudes e crimes 

A coleta e análise de dados dos clientes consegue prever crimes como a corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes e conflitos de interesse. 

Esse fato é importante, pois garante que a empresa não perca dinheiro e sua imagem não seja afetada. 

Como as práticas são capazes de detectar esses crimes?

É simples, por meio do CPF ou CNPJ. Plataformas como o upMiner conseguem trazer informações de processos, antecedentes criminais e até mesmo bens e imóveis de uma pessoa física ou jurídica.

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.