search
BlogGeral

RH: 2 tecnologias para potencializar o processo...

RH: 2 tecnologias para potencializar o processo de contratação

Atualizado em 22 de dezembro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

A área de recursos humanos, ou simplesmente RH, é peça fundamental no bom desenvolvimento de uma organização, afinal, ela é responsável por fazer a gestão do bem mais precioso para a empresa: seus colaboradores.

Neste contexto, este artigo abordará como o setor pode potencializar suas contratações, tornando-as mais rápidas e seguras. 

Os impactos da pandemia e a necessidade de novas ferramentas no RH

É inegável dizer que a pandemia causada pelo COVID-19 mudou a forma de nos relacionarmos. Até pouco tempo atrás, as empresas estavam cheias de colaboradores e muitas delas com processos de recrutamento e seleção a todo vapor. 

De repente, encontraram-se em uma situação em que a união presencial passou a ser extremamente limitada.

Apesar das circunstâncias, centenas de empresas se adaptaram rapidamente e passaram a contar com ferramentas para dar suporte às operações antes realizadas presencialmente.

A adoção da videoconferência

Um bom exemplo disso é a utilização de plataformas para videoconferência. Somente a empresa Zoom teve um aumento em sua receita de 169% no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com matéria publicada pela StartSe.

Entretanto, a contratação não limita-se apenas a entrevistas. Existem uma série de etapas, que podem ser maiores ou menores, dependendo do RH, que devem ser seguidas. 

Neste conteúdo, focaremos em duas delas.

Contratos e assinaturas

O primeiro ponto a ser abordado no RH, em relação às contratações, diz respeito a contratos e assinaturas. 

Mesmo com o distanciamento entre as pessoas, ainda é necessário que as relações comerciais sejam registradas formalmente através de contratos. 

As leis trabalhistas, por exemplo, continuam atuando da mesma forma. Todavia, nos dias de hoje é possível contar com a assinatura digital de documentos. 

Mais facilidade e mesmo valor jurídico

Embora ainda exista uma certa desconfiança sobre esse tipo de procedimento, as assinaturas digitais são seguras e já fazem parte do cotidiano de muitas organizações. 

Entre os benefícios desse investimento estão:

  • Redução de custos: elimina a necessidade de ir ao cartório;
  • Contribuição para o meio ambiente: não é preciso imprimir nenhum documento;
  • Praticidade: pode ser assinado de qualquer lugar, em qualquer momento;
  • Entre outros.

Otimizando, assim, o processo de contratação à distância. 

Background check: como otimizar a coleta de dados sobre os futuros colaboradores no RH?

Outra questão a ser abordada é a prática de background check. Com o tema compliance cada vez mais em alta, as empresas estão mais preocupadas em saber com quem de fato estão se relacionando. 

Para evitar crimes como fraudes e conflito de interesses, por exemplo, antes de fazer qualquer contratação é importante fazer uma checagem completa. 

Porém, fazer esse levantamento de dados de forma manual pode ser muito trabalhoso, ainda mais se o volume de verificações for alto. 

O investimento em mineração de dados

Por essa razão, muitas empresas atualmente estão investindo em plataformas que utilizam mineração de dados. 

Essas soluções são capazes de buscar informações de pessoas e empresas a partir de critérios como CPF e CNPJ, trazendo como resultado dados de acordo com o interesse do gestor.

Além de serem muito mais rápidas, por utilizarem robôs para fazer estas operações, as chances de erros são bem menores. 

Os benefícios também incluem maior abrangência de coleta e a organização dos dados em formatos estruturados, que facilitam na hora de uma análise de risco.

Sendo assim, tornam o processo de contratação mais rápido e seguro.

upMiner: a plataforma de mineração de dados para a sua área de RH

O upMiner é um exemplo de solução bastante utilizada para otimizar contratações. Totalmente online e conectada a quase 2.000 fontes de consultas, a plataforma está presente em empresas dos mais diversos segmentos.

Ao utilizar a ferramenta, em poucos minutos é possível gerar relatórios sobre pessoas físicas e jurídicas com informações precisas para análise e tomada de decisão. 

Os dados são capturados em tempo real, o que permite aos gestores terem as informações mais atualizadas disponíveis no mercado. 

Processos judiciais, mídias negativas, pendências financeiras, pessoas politicamente expostas, relações societárias e parentescos, por exemplo, podem ser identificados rapidamente. 

Com os usuários ilimitados, a plataforma faz com que os processos sejam executados com muito mais rapidez e precisão, trazendo ganho de produtividade e economia para a empresa.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas e teste o upMiner gratuitamente!

Conclusão

Mesmo em um período em que é necessário o distanciamento social, os processos de contratações precisam continuar. 

As ferramentas tecnológicas podem não só contribuir para a sua continuação, mas também potencializar muitas etapas, como por exemplo o background check e a assinatura dos documentos.