Logo upLexis
search
BlogGeral

Beneficiários finais: o que são e como identifi...

Beneficiários finais: o que são e como identificá-los?

Atualizado em 20 de setembro de 23 | Geral  por

Rômullo Martins

Em muitos processos, como fusões e aquisições, concessão de empréstimos e até mesmo abertura de contas, identificar os beneficiários finais por trás da operação é indispensável.

Como muitas organizações contam com uma estrutura societária bastante complexa, analisar cada um dos vínculos de relacionamento pode exigir uma análise minuciosa e demorada.

Ou seja, fazer esse reconhecimento nem sempre é uma tarefa fácil, mas ele pode trazer uma visão mais abrangente do cenário e ajudar a empresa a prevenir riscos no futuro.

Neste artigo, falaremos mais sobre como fazer a identificação de beneficiários finais, quais são os benefícios dessa prática e como a tecnologia pode ajudar!

Continue a leitura a seguir!

O que são beneficiários finais?

De acordo com a Receita Federal, beneficiários finais podem ser descritos como pessoas físicas que possuem, controlam ou influenciam em última instância, mesmo que indiretamente, uma organização.

Esses, ou esse indivíduo, pode se beneficiar dos lucros da empresa e tomar decisões negociais importantes, mesmo que não estejam registrados como proprietários.

Embora não seja uma prática inidônea, infelizmente ainda é comum ver relatos de empresas que utilizam desse meio para fins ilegais, como por exemplo a ocultação de propriedades, evasão fiscal e transferência de recursos financeiros para o exterior.

E-book: 10 passos para melhorar a gestão de riscos na sua empresa.

Por que identificar os beneficiários finais por trás de uma empresa?

Há muitos benefícios em fazer essa identificação. O primeiro deles, é evitar que a organização se relacione com pessoas físicas ou jurídicas envolvidas em práticas ilícitas, como por exemplo corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Por meio de práticas investigativas, como uma due diligence, pode-se verificar a situação da entidade pesquisada e identificar qual é a sua situação em diversos aspectos relevantes, como:

  • Jurídico;
  • Financeiro;
  • Fiscal;
  • Socioambiental;
  • Entre outros.

Ao identificar os beneficiários finais em uma negociação, também é possível saber de antemão se há algum vínculo com pessoas politicamente expostas, que podem indicar um grau de risco maior.

Além de promover mais transparência e segurança para quem está fazendo a investigação, essa prática pode prevenir problemas como conflito de interesses.

Como identificar beneficiários finais?

Existem diversas maneiras de fazer essa busca, algumas são mais simples e outras envolvem uma complexidade maior. Separamos algumas delas neste conteúdo, confira:

Verifique o contrato social da empresa

O contrato social pode indicar quem são os sócios e qual é a participação de cada um. Isso pode ajudar a identificar os indivíduos que têm controle sobre a empresa.

Analise a sua estrutura acionária

Se a empresa tiver ações negociadas em bolsa, é possível verificar quem são os acionistas majoritários e assim identificar quem detém o controle da organização.

Verifique a documentação de empréstimos e financiamentos

Muitas vezes, os credores exigem que os beneficiários finais sejam identificados antes de concederem empréstimos ou financiamentos. Essa documentação pode ajudar nessa identificação.

Pesquise a empresa em bases de dados públicas

Existem várias bases de dados públicas que podem fornecer informações sobre empresas e seus proprietários, como registros de empresas, registros de propriedade, registros fiscais e regulatórios.

Como a tecnologia pode ajudar na identificação de beneficiários finais?

Como comentado anteriormente, realizar esse tipo de investigação pode ser bastante demorado, ainda mais quando feito de forma manual e em grande volume. 

Entretanto, atualmente existem soluções no mercado que facilitam a busca de informações sobre pessoas e empresas. 

Ao contar com uma plataforma de big data, por exemplo, é possível identificar vínculos com mais precisão e rapidez, além de diversos outros dados complementares para análise e tomada de decisão. 

Contar com Inteligência Artificial (IA) também pode contribuir bastante nesse processo, pois essa tecnologia é capaz de localizar padrões ou anomalias que possam indicar a presença de beneficiários finais ocultos.

Como podemos te ajudar a identificar beneficiários finais com mais rapidez?

A upLexis é especializada na busca e estruturação de grandes volumes de dados. Por meio da plataforma upMiner, otimizamos a coleta de informações sobre pessoas ou empresas.

Com a nossa solução, apenas com o número de CPF ou CNPJ, você pode consultar mais de 2.000 fontes de informação e gerar relatórios estruturados para análise e tomada de decisão.

A plataforma upMiner conta com uma aplicação exclusiva para identificação de beneficiários finais, onde é possível expandir relacionamentos em formato de teia:

Ilustração da Plataforma upMiner.

Dessa forma, a sua organização pode desfrutar de diversos benefícios como rapidez, precisão, segurança e redução de custos em práticas investigativas.

Disponível totalmente online e via API, contamos com planos para atender diferentes necessidades.

Conheça na prática!

Clique no banner abaixo, preencha o formulário e teste gratuitamente a plataforma upMiner. Faça suas próprias pesquisas e veja como a plataforma pode ajudar no seu dia a dia.

Banner: solicite um teste.