Pré-onboarding digital e automatização de processos
Atualizado em 14 de dezembro de 22 | Geral por
Pensando em melhorar a experiência na integração de novos colaboradores e também do próprio time, a área de Recursos Humanos vem passando por grandes mudanças ao longo dos anos.
Dentre as principais transformações, não podemos deixar de citar a melhoria no processo de onboarding.
Com o crescimento da modalidade de trabalho remoto, intensificado principalmente por conta da pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar e pensar em maneiras de continuar contratando e integrando novos funcionários sem perder a qualidade. Com isso, o chamado onboarding digital passou a ser frequentemente discutido.
E não é para menos, de acordo com uma pesquisa publicada na InfoMoney pela consultoria global Korn Ferry, 85% das companhias adotaram totalmente o home office na pandemia. O percentual foi obtido a partir de um estudo realizado junto a 170 empresas em novembro de 2021.
Além do onboarding digital em si, o pré-onboarding também é uma etapa essencial para que a empresa faça bons relacionamentos e evite problemas no futuro, como alta taxa de rotatividade e a contratação de pessoas que não estão alinhadas com os valores da organização.
Sendo assim, neste artigo falaremos mais sobre esta etapa que antecede as contratações, apontando a sua importância e como automatizar esse processo.
Continue a leitura a seguir!
Etapas do pré-onboarding
Antes do primeiro dia de um colaborador, as empresas precisam realizar diversas atividades. De acordo com um artigo publicado pela Gupy, empresa especializada em Recrutamento e Seleção, o pré-onboarding pode envolver muitas etapas, dentre elas:
- Recebimento de toda documentação necessária para uma admissão digital;
- Assinatura online do contrato com todas as especificações;
- Envio dos equipamentos necessários para a casa do colaborador ou subsídio para que ele mesmo realize a compra;
- Entre outros.
Contudo, antes mesmo desse dia, as organizações fazem o que é conhecido como background check de colaboradores.
Em resumo, se trata de uma consulta que tem por objetivo avaliar se aquela pessoa física ou jurídica possui alguma informação desabonadora que possa causar problemas à empresa.
Essa consulta é feita antes da contratação ou estabelecimento do vínculo, pois dessa maneira é possível obter mais transparência e segurança na relação comercial.
Com o crescimento das práticas de compliance no mundo corporativo, os processos de checagem se tornaram praticamente indispensáveis. Afinal, uma má contratação pode por em risco a reputação da empresa que levou anos para ser conquistada.
Por essa razão, essa é uma das etapas mais importantes no pré-onboarding.
Como é feito o background check de colaboradores no pré-onboarding?
Para confirmar os dados informados pelo candidato e buscar outras informações complementares para o background check, as empresas precisam pesquisar em diversas fontes diferentes.
Receita Federal, tribunais de justiça, órgãos reguladores, são muitos os locais que podem ser acessados para complementar a checagem, o grau de detalhamento dessa pesquisa vai variar de empresa para empresa.
Entretanto, em todos os casos, essa consulta manual é bastante complexa e acaba exigindo muito tempo dos profissionais, o que consequentemente gera custos à organização.
Além de coletar essas informações, ainda é necessário organizá-las para então fazer a análise e tomada de decisão. Esse processo é essencial para prevenir situações como conflitos de interesse e fraudes, por exemplo.
Apesar de muitas informações estarem disponíveis através da internet, o manuseio de um grande volume de dados de forma manual é bastante suscetível a erros, ainda mais quando os mesmos são de origens distintas.
Como automatizar o processo de background check pré-onboarding?
Felizmente, hoje é possível agilizar muitos processos que antecedem o onboarding, principalmente no que diz respeito à coleta de dados de pessoas e empresas. Ferramentas de mineração de dados, por exemplo, podem fazer essas consultas de forma rápida e eficiente.
Ao implementar uma solução como essa, os profissionais passam a ter ao seu alcance centenas de fontes para pesquisar os terceiros.
Além do tempo de consulta ser muito menor, os dados são organizados e estruturados em formatos diversos, que facilitam na hora de uma análise.
Ou seja, em poucos minutos, é possível gerar relatórios com informações precisas sobre o pesquisado.
Muito mais do que apenas rapidez, as soluções de mineração de dados entregam diversas vantagens para as empresas que querem automatizar o seu processo de checagem, dentre elas:
- Maior abrangência nas consultas, com acesso a fontes nacionais e internacionais;
- Menores chances de inconsistências;
- Dados organizados;
- Concentração das informações (relatórios) em um único lugar;
- Dados confiáveis;
- Entre outros.
upMiner: a plataforma mineração de dados da upLexis
Bastante reconhecida no mercado e presente em mais de 500 empresas, a plataforma upMiner é referência na automatização de processos como background check de colaboradores e due diligence de terceiros.
Disponível totalmente online e integrado com mais de 1.900 fontes de informação, com o upMiner é possível investigar pessoas e empresas apenas com o número de documento, CPF ou CNPJ.
Em poucos minutos é possível avaliar terceiros em diversas áreas, como jurídica, financeira, ambiental e social.
O upMiner torna os processos de onboarding e pré-onboarding mais transparentes e seguros, além de oferecer a funcionalidade de monitoria, que permite acompanhar os colaboradores e demais stakeholders durante todo o período de relacionamento.
Você pode conhecer mais detalhes dessa solução clicando aqui.
Saiba mais sobre background check de colaboradores
Desenvolvemos um checklist para você identificar cada uma das etapas da investigação de candidatos que podem ser realizadas antes das contratações.
Neste material, disponível gratuitamente, você encontrará:
- Benefícios de realizar checagens de colaboradores;
- Quais são os tipos de checagem mais utilizadas;
- Que informações são verificadas;
- Como automatizar esse processo.
Clique no banner abaixo, preencha o formulário e receba o conteúdo no seu e-mail!