Logo upLexis
search
BlogGeral

Levantamento de dados: qual a sua importância p...

Levantamento de dados: qual a sua importância para prevenção de riscos?

Atualizado em 7 de abril de 22 | Geral  por

Rômullo Martins

Muitas práticas de compliance, como a due diligence e o background check, requerem um grande levantamento de dados sobre pessoas e empresas. Apesar desse tema estar sendo amplamente discutido nos dias de hoje, muitas organizações ainda não sabem qual a importância desse processo para a prevenção de riscos. 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na expressão “dados são o novo petróleo”. Em partes, essa afirmação é verdadeira, mas é interessante atentar-se aos detalhes e entender que neste caso não se trata de qualquer dado ou de informações fora de contexto.

Pelo contrário, atualmente muitas empresas já perceberam que ter dados estruturados e utilizá-los de forma analítica pode ser muito vantajoso e proporcionar insights valiosos, permitindo muitas vezes que decisões mais inteligentes sejam tomadas e situações de riscos prevenidas com antecedência.

Evidentemente que para isso, mais do que apenas coletar dados, é preciso saber onde buscá-los, como organizá-los para uma análise e principalmente como eles serão utilizados pela empresa. Pensando nisso, neste texto vamos abordar a importância do levantamento de dados para o seu negócio, como esse processo é feito e qual o papel da tecnologia em sua otimização.

Checklist Background Check de Colaboradores para RH.

Pandemia, aumento da corrupção e setores cada vez mais regulamentados

Toda empresa, independente do ramo de atuação, está sujeita a diversos riscos. Falando mais especificamente em compliance, pode-se observar que são muitas as áreas em que é necessário ter atenção. 

Risco financeiro, trabalhista, regulatório, de imagem e tributário são apenas alguns pontos que fazem parte de uma extensa lista que preocupa todo empreendedor. Infelizmente, a atual situação do mundo reforça que mais do que nunca estas questões devem ser observadas com ainda mais atenção. 

Para se ter uma ideia, em 2021 a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), registrou o maior número de empresas punidas com base na Lei Anticorrupção, desde a entrada em vigor da legislação. De acordo com publicação feita pelo Jornal ESHoje, no total foram 27 empresas condenadas.

Muitas dessas situações acontecem por conta de más associações, ou seja, vínculos comerciais com pessoas físicas e jurídicas que oferecem um alto grau de risco. Nesse sentido, veremos como o processo de levantamento de dados pode servir como uma ferramenta preventiva e evitar que a empresa se associe de forma errada.

Levantamento de dados e Conheça Seu Fornecedor (Know Your Supplier)

Os relacionamentos são praticamente imprescindíveis no mundo corporativo. Para oferecer um produto ou serviço é necessário contar com fornecedores de confiança, afinal, eles são parte importante de todo o processo. 

No setor de varejo, por exemplo, os terceiros são essenciais para o fornecimento dos mais variados suprimentos. Porém, como evitar contratar empresas que possam trazer problemas no futuro?

O levantamento de dados consiste justamente em coletar informações relevantes sobre as empresas antes mesmo de fazer a sua contratação. Ao consultar dados como processos judiciais, mídias negativas e a situação financeira de uma organização, é possível identificar se o negócio está em conformidade ou oferece algum tipo de risco.

Quanto mais aspectos forem avaliados, menores são as chances de ter divergências nessa relação. Saiba tudo sobre o tema em nosso artigo: KYS: o que é Know Your Supplier?

Conheça Seu Colaborador (Know Your Employee)

Assim como os terceiros, os colaboradores são essenciais para o sucesso de uma organização. Fazer um levantamento de dados antes de contratar um funcionário é importante para identificar se ele está realmente alinhado com os valores da empresa. 

Além disso, esse background check ajuda a prevenir práticas ilícitas, protege a empresa de riscos de responsabilidade social, violações à legislação, entre outros fatores. Contratar uma Pessoa Politicamente Exposta (PEP), por exemplo, requer uma atenção especial e uma monitoria contínua. 

Com um bom levantamento de dados, essa e outras informações podem ser obtidas com antecedência, fazendo com que a empresa tenha uma visão mais ampla do candidato. 

E-book: 10 passos para melhor a gestão de riscos.

Como o levantamento de dados é feito?

Por meio da internet, hoje é possível consultar informações sobre pessoas e empresas. Muitas organizações fazem essa checagem de forma manual, ou seja, acessam diferentes sites em busca dos dados de interesse.

Receita Federal, IBAMA e Transparência Brasil são algumas fontes bastante utilizadas que trazem indicadores importantes para uma avaliação de risco. Os critérios a serem verificados vai depender de cada organização e situação potencial, mas quanto mais informações tiver no levantamento de dados, mais detalhada será a análise.

Qual é o papel da tecnologia na otimização do levantamento de dados?

Investigar pessoas e empresas manualmente é um processo demorado e que muitas vezes requer uma grande equipe. Para uma organização que precisa fazer checagens com frequência, esse processo acaba se tornando muito burocrático, uma vez que os dados estão disponíveis em lugares diferentes. 

No entanto, hoje é possível concentrar todas as informações em um único lugar utilizando uma plataforma de mineração de dados. As ferramentas com essa tecnologia permitem que consultas a CPFs e CNPJs sejam feitas de forma rápida e precisa, coletando os dados de interesse e organizando-os em relatórios estruturados.

Além de tornarem o levantamento de dados mais eficiente, essas soluções também permitem maior abrangência nas consultas, uma vez que estão conectadas a centenas de fontes.

upMiner: a plataforma de levantamento de dados para o seu negócio

Atendendo empresas de diversos portes e segmentos, o upMiner é uma referência na coleta de informações sobre pessoas físicas e jurídicas. Com mais de 2.000 fontes nacionais e internacionais, a plataforma permite identificar rapidamente antecedentes criminais, pessoas politicamente expostas, mídias negativas, processos judiciais, pendências financeiras, embargos, entre outros dados importantes para a prevenção de riscos. 

A solução ainda possui a funcionalidade de monitoria, facilitando ainda mais a geração de relatórios sobre colaboradores e terceiros. Conheça na prática! Você pode testar o upMiner gratuitamente clicando aqui.

Conclusão

O levantamento de dados é um processo muito importante para a prevenção de riscos. Com ele é possível identificar, de antemão, fatores que podem comprometer a integridade da empresa. Com o auxílio de tecnologia, esse trabalho pode ser realizado de forma ainda mais rápida e precisa.

Banner: Solicite um teste.