search
BlogArtigos

Gestão de terceiros: veja como facilitar o proc...

Gestão de terceiros: veja como facilitar o processo de monitoria

Atualizado em 26 de janeiro de 22 | Artigos  por

Rômullo Martins

Uma dificuldade bastante comum encontrada na gestão de terceiros é o processo de monitoria. 

Com uma pressão cada vez maior por práticas de compliance, as empresas estão tendo que avaliar com ainda mais precisão todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente com o negócio.

Mas, além da avaliação na etapa inicial do relacionamento, há também a necessidade de monitorar os terceiros de forma contínua, afinal, irregularidades podem surgir com o tempo.

Pensando nisso, neste artigo, falaremos como facilitar esse processo e torná-lo mais eficiente. 

Continue a leitura a seguir!

Terceiros são a grande preocupação das empresas quando se pensa em riscos de compliance 

Embora a área de compliance seja bastante ampla e trate diferentes assuntos dentro de uma organização, como por exemplo questões sociais, ambientais e de governança, relacionamentos ou associações corporativas ainda são os temas que mais recebem atenção.

A pesquisa Panorama dos Programas de Compliance em Empresas de Capital Fechado, publicada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), evidencia bem esse fato.

Das principais ameaças de compliance identificadas pelas empresas, a que revelou maior preocupação ainda é a gestão de terceiros, categoria esta que inclui fornecedores, clientes e também parceiros de negócios.

Só para se ter uma ideia, esse risco ficou a frente de temas como assédio moral e sexual, riscos trabalhistas, corrupção e conflitos de interesses. 

Nesse sentido, já dá para perceber o quão importante é a gestão de terceiros e porque ela deve ser feita de forma eficiente.

Due diligence e background check: práticas que antecedem o processo de monitoria 

Não tem como falar sobre monitoria sem citar as práticas investigativas de due diligence e background check. 

Como mencionado no início deste artigo, antes mesmo de fazer qualquer contratação, é comum que as empresas façam uma investigação prévia para saber se aquele terceiro possui alguma informação desabonadora ou não.

A grande questão é: como fazer isso de maneira contínua? 

Já é sabido que coletar informações de pessoas e empresas é um processo demorado e que pode levar dias, ainda mais se o volume de contratações for alto. Ainda assim, é um processo que se tornou indispensável para as organizações que querem fazer uma gestão de terceiros eficiente e evitar riscos.

A resposta para facilitar todas essas atividades está na mineração de dados! 

O que é mineração de dados e como ela atua na gestão de terceiros?

Em resumo, a mineração de dados se trata de um processo para encontrar padrões, anomalias e correlações em grandes conjuntos de dados. 

Esse processo normalmente é feito por alguma plataforma tecnológica. 

Ou seja, ao invés de investigar pessoas físicas e jurídicas manualmente, hoje com uma plataforma de mineração de dados, é possível fazer essas buscas de forma automatizada.

Ao selecionar os critérios (normalmente CPF ou CNPJ) e as informações que deseja-se verificar sobre os terceiros, a ferramenta faz essas consultas rapidamente, gerando relatórios para análise e tomada de decisão.

O processo de monitoria também é facilitado

Assim como as consultas pontuais são otimizadas, com uma plataforma de mineração de dados também é possível monitorar pessoas e empresas periodicamente. 

Para isso, basta programar a solução para gerar um novo relatório em um período pré-determinado.  Dessa forma, pode-se fazer um acompanhamento com muito mais facilidade.

upMiner: a plataforma de mineração de dados para a sua gestão de terceiros

Atualmente, mais de 500 empresas já utilizam a plataforma upMiner para otimizar suas práticas de due diligence, background check e monitoria de terceiros. 

Online e conectada a mais de 2.000 fontes de consultas, o upMiner permite que se identifique rapidamente informações precisas para análise e tomada de decisão, como: processos judiciais, mídias negativas, presença em listas restritivas, pessoas politicamente expostas, embargos, entre outros dados. 

As consultas feitas em tempo real entregam as informações mais atuais disponíveis no mercado. 

Com a opção de monitoria ativada, a plataforma indica sempre que houver alguma alteração no relatório de determinada pessoa ou empresa.

Conheça na prática.

Solicite um teste gratuito
e nosso time de especialistas entrará em contato com você.

Conclusão

Uma gestão de terceiros eficiente é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. 

Investir em tecnologia, como uma plataforma de mineração de dados, torna os processos ainda mais rápidos e precisos.