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Gestão de terceiros: veja como facilitar o processo de monitoramento

Atualizado em 31 de outubro de 23 | Geral  por

Rômullo Martins

Atualmente, um dos grandes desafios encontrados na gestão de terceiros é o processo de monitoramento.

À medida que a pressão por conformidade cresce no mercado, as empresas se veem obrigadas a realizar avaliações cada vez mais precisas sobre todas as partes envolvidas com o negócio.

Contudo, não se trata mais apenas da avaliação inicial dos relacionamentos, hoje há uma grande necessidade da realização do monitoramento, uma vez que irregularidades podem surgir ao longo do tempo.

Neste artigo, falaremos melhor sobre gestão de terceiros enfatizando como é possível facilitar o processo de monitoramento e quais são os benefícios em se fazer isso.

Continue a leitura a seguir!

Gestão de terceiros e compliance

Ainda que o compliance compreenda uma ampla variedade de temas dentro de uma organização, como questões sociais, ambientais e de governança corporativa, por exemplo, a gestão de terceiros ainda é um dos assuntos que mais chamam a atenção.

A pesquisa “Panorama dos Programas de Compliance em Empresas de Capital Fechado”, publicada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em 2021, destaca bem essa realidade.

Entre as principais ameaças de compliance identificadas pelas empresas, a gestão de terceiros, que engloba fornecedores, clientes e parceiros de negócios, continua sendo a maior preocupação.

Essa questão é tão relevante que ficou à frente de problemas como assédio moral e sexual, riscos trabalhistas, corrupção e conflito de interesses.

Logo, fica evidente a importância da gestão de terceiros e a necessidade de fazê-la de maneira eficiente.

Due diligence na gestão de terceiros

Antes de falarmos propriamente sobre o monitoramento na gestão de terceiros, é importante mencionar o processo de due diligence. Hoje é muito comum que antes de estabelecer qualquer tipo de vínculo, as empresas façam o que é conhecido como diligência prévia. 

Esse estudo aprofundado tem como objetivo averiguar quais são os riscos oferecidos pelo relacionamento com pessoas ou empresas-alvo.

Ele permite avaliar uma série de questões importantes como situação financeira, jurídica e socioambiental do terceiro, oferecendo informações relevantes para uma tomada de decisão mais segura. 

A grande questão é que esse procedimento reflete apenas o momento atual do pesquisado. Ou seja, não há garantia de que após um período a pessoa física ou jurídica no qual a empresa se associou ainda estará regular.

Nesse sentido, precisamos falar sobre o monitoramento na gestão de terceiros.

Do que se trata o monitoramento?

Como o próprio nome sugere, é a ação de acompanhar todas as partes envolvidas com o negócio e verificar se elas estão em conformidade com as exigências estabelecidas no início do relacionamento.

Esse processo é muito importante para a integridade da empresa, pois muitas organizações acabam sofrendo penalidades por estarem associadas com terceiros que inicialmente estavam regulares.

Ter a sua marca relacionada a um fornecedor que se envolveu com trabalho análogo a de escravidão, por exemplo, pode ser extremamente prejudicial.

E, infelizmente, esse tipo de crime ainda acontece com bastante frequência, até mesmo aumentou nos últimos anos, conforme matéria publicada pelo portal Folha de São Paulo.

Sendo assim, o monitoramento é essencial para uma boa gestão de terceiros.

Como facilitar o processo de monitoramento de terceiros?

Se realizar diligências de forma manual já é bastante complexo e demorado, pensar em fazer o monitoramento de todos os terceiros pode parecer uma ideia muito distante.

Entretanto, atualmente existem soluções tecnológicas que podem contribuir para otimizar e automatizar esses processos. 

Ao contar com uma plataforma de mineração de dados, por exemplo, as empresas podem fazer não só a due diligence inicial de forma muito mais rápida e eficiente, como também programar o monitoramento em um período de sua escolha. 

Essas soluções são capazes de buscar um grande número de informações em poucos minutos, processo que seria humanamente impossível.

Assim, a empresa pode ser notificada sempre que houver uma mudança significativa no status do terceiro.

Quais são os benefícios de uma plataforma de mineração de dados para a gestão de terceiros?

São diversas vantagens, dentre as principais podemos destacar:

  • Economia de tempo: pode-se realizar a coleta de informações para diversas diligências simultaneamente e em poucos minutos;
  • Redução de custos: é possível fazer mais consultas sem a necessidade de aumentar a equipe;
  • Centralização: todas as informações podem ficar concentradas em um único local, evitando perdas e inconsistências;
  • Qualidade dos dados: as pesquisas são feitas a partir de fontes confiáveis, que dão mais segurança e embasamento para tomada de decisão. 

Plataforma de mineração de dados referência no mercado

O upMiner é uma solução de mineração de dados que faz parte do dia a dia de centenas de organizações. Disponível totalmente online e também via API, a plataforma permite investigar pessoas e empresas apenas com o número de CPF ou CNPJ. 

Integrada com mais de 2.000 fontes, sendo elas nacionais e internacionais, o upMiner permite que as empresas obtenham dados relevantes sobre seus terceiros e previnam riscos, tais como:

Ilustração da Plataforma upMiner.

A solução também possui a opção de monitoramento. Com ela, é possível gerar novos relatórios de forma automatizada em um período pré-definido pelo usuário.

Dessa maneira, a empresa pode se certificar de que está tudo em conformidade com seus relacionamentos. 

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