Logo upLexis
search
BlogGeral

Due diligence: o uso de fontes globais para con...

Due diligence: o uso de fontes globais para consultas mais completas

Atualizado em 23 de janeiro de 24 | Geral  por

Rômullo Martins

O uso de fontes globais de informação para a condução de diligências já se tornou recorrente em muitos setores empresariais. Em um mundo cada vez mais conectado e com expansão contínua da internacionalização - caracterizada pela ampliação das operações comerciais para além das fronteiras nacionais - esse processo não se tornou apenas relevante, mas também um requisito em diversas ocasiões.

À medida que as regulamentações avançam e a preocupação com estar em conformidade cresce, as empresas são impulsionadas a reverem seus processos e a adotarem comportamentos mais éticos, transparentes e responsáveis. 

Neste contexto, a implementação de programas de compliance e a adoção de práticas como due diligence surgem como elementos indispensáveis, figurando um papel fundamental no desenvolvimento e na sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Neste artigo, falaremos mais sobre a prática de due diligence e a importância da consulta à fontes globais de informação para pesquisas mais abrangentes. Continue a leitura a seguir!

Introdução à due diligence

Introdução à due diligence.

Assim como outros termos da língua inglesa, due diligence já se integrou e faz parte do cotidiano de muitas empresas. Analistas de compliance, profissionais da área jurídica e demais tomadores de decisão de risco estão familiarizados com a expressão e sabem bem da sua importância para a condução dos negócios. 

Impulsionado anteriormente pela Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13) e mais recentemente pelas questões presentes no conceito de ESG (Environmental, Social, Governance), realizar diligências faz com que as organizações previnam riscos e evitem a responsabilização por crimes como fraudes e corrupção, bastante presentes no mundo corporativo.

Saiba mais sobre esse tema em nosso artigo: O que é a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13)?

Seu objetivo é avaliar as condições de risco que determinado relacionamento, seja com pessoa física ou jurídica, pode oferecer à empresa em questão e a abrangência desse estudo vai depender de cada situação.

Falando em abrangência, veremos que contar com fontes globais de informação pode trazer uma visão ainda mais ampla sobre os impactos que determinado vínculo pode oferecer.

Importância das fontes globais

Como comentado no início deste artigo, hoje o mundo está muito mais conectado e internacionalizado, um bom exemplo disso são as empresas multinacionais e a troca de mercadorias e serviços entre continentes. 

Partindo desse ponto, é importante compreender que ao se relacionar com uma entidade estrangeira, muitas vezes é necessário identificar se esse fornecedor, parceiro ou até mesmo cliente, possui alguma restrição ou informação que possa trazer prejuízos ao negócio. 

Sendo assim, as fontes globais contribuem diretamente para que as diligências possam ser realizadas em uma escala maior, consultando além de órgãos nacionais, entidades internacionais. Fontes globais podem ser definidas como fontes de informação que compreendem múltiplos países e territórios.

Exemplos de fontes globais

Assim como no Brasil existem órgãos e entidades respeitadas que concentram informações importantes sobre pessoas e empresas, como BACEN (Banco Central do Brasil), CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o mesmo acontece com outras jurisdições. 

Confira algumas fontes globais de informação que você pode utilizar em sua due diligence:

  • ONU

Também conhecida como listas de sanções da ONU, nesta fonte é possível identificar pessoas, empresas ou governos que sofreram alguma sanção punitiva por parte da Organização das Nações Unidas (ONU) ou por seus Estados membros.

  • Sanções da União Europeia (UE)

Agrupa sanções econômicas e financeiras impostas pela União Europeia a pessoas e entidades envolvidas em atividades ilícitas, tais como violações de direitos humanos e ameaças à paz e segurança internacional.

  • International Criminal Police Organization (INTERPOL)

Esse organização mantém diversas listas, como a Lista Vermelha, que contém informações sobre pessoas procuradas por crimes graves, como terrorismo, tráfico de drogas, corrupção, entre outros. 

  • Office of Foreign Assets Control (OFAC)

Lista do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, essa lista contém informações sobre indivíduos, empresas e países sancionados pelos Estados Unidos devido a atividades ilícitas.

Todos esses provedores de informações são de domínio público, ou seja, a consulta pode ser realizada gratuitamente por meio da internet. Além de fontes públicas, há também entidades privadas que atuam como fornecedores de dados para inteligência de mercado e análise de risco. 

Também separamos algumas fontes globais pagas neste conteúdo. Confira:

  • Dun & Bradstreet

Com quase 200 anos no mercado, a D&B é uma organização referência na gestão de informações e no fornecimento de dados para análise, tais como dados de Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e notícias de envolvimento em corrupção e lavagem de dinheiro.

  • Info4c - Watchlists & Blacklists

Concentra pessoas e empresas que constam em listas oficiais provenientes de mais de 90 países.

  • Info4c - Sanction Lists

Listas de sanções publicadas por órgãos oficiais em diversas partes do mundo.

  • Info4c - PEP Desk®

Identifica Pessoas Expostas Politicamente em mais de 240 países e territórios.

Saiba mais sobre este tema em nosso artigo: O que é uma Pessoa Politicamente Exposta (PEP)?

Recomendações para uma due diligence bem-sucedida

Como apresentado no conteúdo, a utilização de fontes globais de informação é bastante recomendada para tornar o processo de due diligence mais completo e eficiente, principalmente em transações internacionais.

Mas, além disso, é importante contar com as ferramentas apropriadas para a realização dessa prática. Como é de conhecimento, as diligências costumam envolver uma grande coleta de dados e diversas etapas, que podem levar dias para serem concluídas dependendo do grau de risco da operação. 

Para tornar esse processo mais rápido e diminuir as chances de erros, atualmente muitas empresas já contam com o uso de tecnologia. A adoção de plataformas com Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo, podem acelerar algumas etapas e tornar o trabalho menos burocrático e custoso.

Como a upLexis contribui para uma due diligence mais eficiente?

A upLexis é uma empresa de tecnologia especializada na coleta e estruturação de dados sobre pessoas e empresas. Por meio da plataforma upMiner, automatizamos essa busca por informações que está presente em práticas como due diligence, background check e recuperação de ativos.

Com a nossa solução, é possível investigar pessoas físicas e jurídicas em mais de 2.000 fontes nacionais e internacionais e gerar relatórios para análise e tomada de decisão de risco. As buscam podem ser realizadas apenas com o Nome Completo, CPF, Razão Social ou CNPJ de interesse. 

O upMiner está disponível totalmente on-line e também possui APIs para que as consultas sejam realizadas ainda mais rápidas, em questão de minutos. Com planos diversificados, empresas de qualquer porte e segmento podem se beneficiar da solução. 

Todas as fontes de informação citadas no conteúdo já estão conectadas à plataforma, assim como muitas outras, separadas por categoria. Identifique em poucos minutos dados essenciais para a sua due diligence, como:

  • Mídias negativas;
  • Processos judiciais;
  • Restrições financeiras;
  • Embargos ambientais;
  • Relações societárias;
  • Dados cadastrais;
  • Bens patrimoniais;
  • Pessoas Politicamente Expostas e correlacionadas;
  • E muito mais.

Solicite uma demonstração gratuita da nossa plataforma

Conheça na prática todos os recursos e benefícios de contar com a plataforma upMiner para a realização das suas diligências. Clique no banner abaixo, preencha o formulário e nós entraremos em contato o mais breve possível. 

Após a demonstração, você e sua equipe poderão utilizar a plataforma por um período de testes e realizar as próprias consultas. 

Banner de solicite um teste.