Como o enriquecimento de dados cadastrais auxilia na gestão de riscos corporativos?
Atualizado em 9 de julho de 25 | Geral por
O enriquecimento de dados cadastrais é uma prática fundamental para obter uma visão 360° de clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. Com informações completas, atualizadas e precisas, é possível aprimorar a gestão dos riscos corporativos, prevenir fraudes e fomentar o diferencial competitivo.
Guia rápido de leitura💡| Aqui, você vai encontrar:
- O que é enriquecimento de dados cadastrais?
- Atenção: sua base cadastral pode ocultar graves riscos!
- Aliado estratégico: como o enriquecimento ajuda a prevenir riscos?
- upMiner: aliado estratégico para seu enriquecimento de dados cadastrais
Se os dados são os grandes ativos dos nossos tempos, a verdade é que bases desatualizadas ou incompletas comprometem a eficiência do compliance, das estratégias de marketing e da gestão de riscos. É aí que o enriquecimento de dados cadastrais atua como uma ferramenta essencial para obter uma visão mais precisa de fornecedores, clientes e parceiros comerciais.
Para se ter uma ideia, um estudo da ClearRisk aponta que medidas preventivas elaboradas a partir de dados confiáveis reduzem em 48% ou mais os custos anuais com sinistros e danos corporativos.
Mas afinal, como o enriquecimento de dados pode, na prática, evoluir sua base de um simples cadastro para um recurso estratégico de análise, prevenção e melhores tomadas de decisão? É o que veremos a seguir!
O que é enriquecimento de dados cadastrais?
O enriquecimento de dados cadastrais transforma dados brutos em fontes valiosas de informações. No contexto da gestão de dados, o enriquecimento aumenta a utilidade e a acurácia dos mesmos, adicionando informações complementares e atualizadas a um banco cadastral já existente.
Na prática, o processo ajuda a refinar ou aumentar a consistência de um banco de dados original a partir de novas fontes externas, sendo de importância-chave para manter a integridade e o poder estratégico das informações.
🔎A relevância do tema fica expressa também no impacto financeiro: segundo o Gartner, dados de baixa qualidade custam em média US$ 12,9 milhões anuais às organizações.
Para citar exemplos de enriquecimento, podemos falar na atualização de dados como endereço e telefone, adição de informações demográficas, verificações de mídia negativa, status nos órgãos reguladores e redes de vínculos com pessoas e empresas, entre outros.
O papel-chave dos dados cadastrais
Vale lembrar que os dados cadastrais, por sua vez, são as informações básicas de identificação e registro de pessoas físicas ou jurídicas, a exemplo de CPF/CNPJ, nome completo, razão social, endereço, telefone, e-mail e quadro de sócios e administradores (no caso de empresas).
Muito mais do que um simples registro, essas informações são a base do relacionamento entre uma organização e seus diversos stakeholders, atuando como uma importante estrutura para comunicações, checagens, análises e tomadas de decisão informadas.
Atenção: sua base cadastral pode ocultar grandes riscos!
É preciso ter em mente que negligenciar o enriquecimento de dados cadastrais pode acarretar uma série de graves falhas na sua base de dados – e o preço a se pagar é alto.
Múltiplos cadastros, CPF ou CNPJ inválidos, informações antigas e ausência de vínculo com sócios ou beneficiários finais são só alguns exemplos de erros (muito) comuns. Com essa defasagem, tentativas frustradas de contato com clientes, contatos com a pessoa errada, estratégias de e-mail marketing mal-sucedidas e cobranças ineficazes de clientes inadimplentes também são consequências da falta de enriquecimento de dados.
Vale mencionar, ainda, os impactos negativos para compliance (incluindo dificuldades ou mesmo impedimentos em práticas como due diligence, Know your Customer e Know your Supplier), além de exposição a parceiros de alto risco e danos graves à reputação corporativa.
Não há como negar: uma base de dados sem o devido enriquecimento é uma verdadeira bomba-relógio.
Leia também 👉Compliance e gestão de riscos: entenda a relação entre os conceitos
Aliado estratégico: como o enriquecimento de dados cadastrais ajuda a prevenir riscos?
Ao fornecer mais contexto e consistência aos dados existentes, o enriquecimento de dados cadastrais promove, inevitavelmente, uma gestão de riscos mais precisa e eficaz.
Afinal, a lógica é simples: se a sua base de dados contém maior volume de informações (além de dados mais confiáveis e atualizados), seus processos de prevenção à fraude e detecção de alertas terão melhores taxas de sucesso e confiabilidade, com drástica redução de erros.
A seguir, confira as principais frentes nas quais o enriquecimento de dados cadastrais potencializa a gestão de riscos corporativos:
Ganho de visibilidade para riscos ocultos
Os dados complementares e atualizados fornecidos pelo enriquecimento – tais como presença em listas restritivas, antecedentes criminais ou vínculos empresariais – habilitam as empresas a detectar potenciais problemas em tempo hábil, permitindo sua rápida mitigação.
É o caso, por exemplo, de fornecedores ligados a pessoas politicamente expostas (PEPs), sócios envolvidos em trabalho escravo, CNPJs irregulares ou terceiros associados a sanções internacionais.
Detecção de riscos operacionais e ameaças à cadeia de suprimentos
Com o enriquecimento de dados sobre fornecedores e parceiros, é possível verificar dados-chave como situação fiscal, licenças, saúde financeira e regularidade trabalhista, evitando problemas de compliance e quaisquer interrupções na cadeia de suprimentos.
Maior eficácia nas práticas de compliance e due diligence
Por falar em conformidade, vale a pena destacar também o poder do enriquecimento de dados cadastrais quando o assunto é garantir a correta avaliação de integridade de clientes, parceiros e fornecedores. De fato, dados atualizados e consistentes são essenciais para processos sólidos de due diligence, auditorias e atendimento às leis vigentes.
Vale acrescentar que estar em dia com o compliance tem importância especial para setores altamente regulamentados, como os segmentos financeiro e da saúde.
Alinhamento com a LGPD e a governança de dados
Prevenindo penalidades e multas, o enriquecimento promove a validação contínua das informações e elimina riscos relativos à LGPD. O processo assegura o armazenamento de dados precisos e consistentes, atendendo ao princípio da exatidão e atualização dos dados pessoais.
Melhoria nas avaliações de risco de crédito
Dados enriquecidos permitem o levantamento e a análise de histórico financeiro, score de crédito, capacidade de pagamento e risco de inadimplência, habilitando decisões mais seguras sobre concessão/limites de crédito e reduzindo perdas financeiras.
Prevenção de fraudes e lavagem de dinheiro
Como já conferimos, os insights e o contexto fornecidos pelo enriquecimento habilitam os negócios a tomarem medidas proativas para protegerem seus ativos e sua reputação, identificando stakeholders de alto risco, fraudes de identidade, contratos irregulares, comportamentos suspeitos e crimes financeiros como lavagem de dinheiro, entre outros.
Monitoramento contínuo
Ao enriquecer dados, é possível definir alertas automatizados que sinalizam mudanças no perfil de risco de terceiros – como transformações societárias e questões regulatórias – , o que permite tomar ações proativas para mitigar riscos.
Decisões mais rápidas e assertivas
A padronização e atualização dos dados otimizam a análise de risco, promovendo tomadas de decisão mais ágeis e, a um só tempo, mais assertivas. Com uma base de informações enriquecida, de fato, é possível conquistar uma gestão de riscos mais confiável e proativa.
upMiner: automação inteligente para seu enriquecimento de dados cadastrais
Com a plataforma upMiner, você automatiza seu enriquecimento de dados com apenas um CPF ou CNPJ, coletando informações relevantes sobre pessoas físicas e jurídicas e agregando dados públicos em poucos segundos:
- Integre uma vasta gama de dados de diversas fontes, qualificando seus registros;
- Atualize dados cadastrais, verificações de mídias negativas, status em órgãos reguladores, redes de relacionamentos, associações empresariais e muito mais;
- Otimize o tempo da equipe, reduza erros manuais e promova decisões mais rápidas e estratégicas com o poder da automação.
Que tal conhecer as vantagens do upMiner na prática e potencializar a gestão de riscos no seu negócio? Clique no banner abaixo para solicitar um teste grátis e conversar com a nossa equipe. Até a próxima! 🚀
Imagem de capa: Freepik