Logo upLexis
search
BlogGeral

Enriquecimento de dados: saiba como atualizar a...

Enriquecimento de dados: saiba como atualizar a base de contatos da sua empresa

Atualizado em 3 de maio de 22 | Geral  por

Rômullo Martins

O enriquecimento de dados pode ser compreendido como um processo de captação de informações. Essa coleta, praticada por empresas, pode ser feita sobre colaboradores, fornecedores, parceiros e demais stakeholders envolvidos com o negócio.

Esse processo é realizado em diversas ocasiões. Um bom exemplo disso é quando uma organização deseja obter dados cadastrais complementares dos contatos que possui em sua base.

Normalmente, as buscas são feitas somente pelo nome ou o número de CPF/CNPJ e têm por objetivo tornar a base de dados mais completa e rica de informações. Com o enriquecimento de dados é possível fazer essa consulta em lote, buscando tudo simultaneamente. 

Entretanto, veremos que é preciso ter cautela ao realizar esse processo. Todas as operações que envolvem o tratamento de dados pessoais devem estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Dito isso, neste conteúdo falaremos como fazer um enriquecimento de dados e quais são seus benefícios para as empresas.

Como atualizar a base de contatos da sua empresa com o enriquecimento de dados?

O primeiro passo, sem dúvidas, é estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. Com base no portal LGPD Brasil, demonstrar boa-fé, ter gestão de dados e dar ciência ao titular, informando a finalidade do tratamento, são alguns pontos imprescindíveis para que esse processo possa ser feito sem nenhum tipo de problema.

O passo seguinte é investir em uma plataforma que utiliza mineração de dados. Essas soluções permitem que as empresas atualizem um grande volume de dados de forma rápida e precisa, algo que seria humanamente impossível. 

Além disso, pode-se consultar diversos contatos (nome, CPF, razão social ou CNPJ) em mais de uma fonte ao mesmo tempo. Em um exemplo simples, com o enriquecimento de dados é possível completar dados cadastrais e identificar a situação na Receita Federal de uma base de contatos inteira de forma simultânea.

Quais são os benefícios do enriquecimento de dados?

Como visto no exemplo acima, com o enriquecimento de dados as organizações podem atualizar e higienizar uma grande volume de informações. Esse trabalho permite que dados como número de telefone, e-mail e endereço, por exemplo, sejam encontrados e acrescentados aos contatos existentes.

Além de tornar a base mais rica, estes dados são importantes para gerar insights e manter uma boa comunicação com os clientes e demais relacionamentos corporativos.

É importante mencionar que com o enriquecimento de dados também é possível consultar pessoas físicas e jurídicas em outros aspectos. Um bom exemplo disso são as fontes Transparência Brasil e Notícias de Corrupção.

Ao consultá-las, as empresas podem verificar se algum contato de sua base possui pendências ou informações desabonadoras, como envolvimento com crimes ambientais, fraudes e conflitos de interesse.

Ou seja, esse processo é bastante interessante quando o assunto é prevenção de riscos.

upMiner: a plataforma de enriquecimento de dados para a sua empresa

Referência na coleta de dados e presente em mais de 500 empresas, o upMiner é uma solução para quem deseja obter informações relevantes sobre pessoas físicas e jurídicas. Com o aplicativo enriquecimento de dados, um dos mais de 16 disponíveis, a plataforma entrega agilidade e precisão na consulta em lotes.

Ganhe tempo na higienização da sua base de contatos a partir de fontes como Quadro de Sócios e Administradores (QSA), Transparência Brasil, Notícias de Corrupção, Sintegra, dentre outras. Obtenha também:

  • Otimização de tempo: selecione até 5 fontes de uma única vez;
  • Processamento de grande volume de contatos ao mesmo tempo: atualize até 10 mil critérios em um único lote;
  • Agilidade nos resultados: dados atualizados e enriquecidos em poucos minutos;
  • Base saudável: diversas fontes disponíveis oferecem dados com mais qualidade e precisão.

Clique no banner abaixo, preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita da plataforma upMiner.

Banner de solicite um teste.