Logo upLexis
search
BlogGeral

Quais cuidados devo ter ao firmar relações come...

Quais cuidados devo ter ao firmar relações comerciais com pessoas politicamente expostas?

Atualizado em 21 de janeiro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Antes de tudo é preciso entender quem são essas pessoas e por que elas são classificadas dessa maneira. Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, são pessoas politicamente expostas aquelas que exercem ou já exerceram cargos públicos de confiança nos últimos cinco anos. Pessoas próximas, representantes legais e familiares também recebem essa nomenclatura.

Na atualização feita no ano de 2017, também pelo COAF, deputados estaduais, distritais, vereadores, presidentes e tesoureiros nacionais de partidos políticos passaram a ser pessoas politicamente expostas.

Relações com Pessoas Politicamente Expostas

Quando se fala em política geralmente é um assunto complicado e que gera bastante debate. Não é para menos, em uma matéria publicada no final do ano passado (2020) na Istoé, o atual presidente do nosso país foi considerado “Personalidade do Ano” por seu papel na promoção do crime organizado e da corrupção pela Organized Crime And Corruption Reporting Project (OCCRP), um consórcio internacional que reúne jornalistas investigativos e centros de mídia independente.

Certamente uma notícia com essa contribui ainda mais para que as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, fiquem com um “pé atrás” quando o assunto é pessoas politicamente expostas.

Integridade

No relatório anual de 2019 do Índice de Percepção de Corrupção (IPC), divulgado pela Transparência Internacional, o Brasil caiu pelo quinto ano consecutivo na lista dos países mais íntegros do mundo. 

Em um estudo mais antigo, datado de 2010, já era possível ver a percepção dos brasileiros em relação ao governo.  “A Cara da Democracia” realizado pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, após ouvir mais de duas mil pessoas em 151 municípios, constatou que mais de 70% dos pesquisados não confiavam em partidos políticos.

Ou seja, com essa imagem sobre a PEP, as relações comerciais acabam se tornando mais difíceis e partem do princípio da desconfiança. 

Cuidados a serem tomados

Quando se deseja contratar um novo fornecedor ou uma pessoa para um cargo de confiança, por exemplo, é imprescindível que seja feita uma investigação prévia a fim de verificar se tudo está em conformidade. 

Processos como due diligence e background check são essenciais e indispensáveis para obter informações relevantes e, dessa maneira, evitar problemas futuros.

Não diferente disso, o mesmo deve acontecer com as pessoas politicamente expostas. A grande diferença é que estes requerem um pouco mais de atenção por parte da empresa, exigindo uma investigação mais profunda e detalhada, assim como um acompanhamento periódico enquanto houver algum tipo de relação entre as partes.

Pelo próprio poder de influência e notoriedade que esses cargos possuem, os problemas, se houverem, podem ganhar proporções maiores e causarem mais danos.

Alguns exemplos de informações importantes a serem checadas:

  • Situação na Receita Federal;
  • Pessoas relacionadas, sociedades e parentescos;
  • Mídias negativas;
  • Envolvimento com lavagem de dinheiro;
  • Bens como imóveis e veículos;
  • Processos judiciais;
  • Antecedentes criminais.

Esses e outros dados são importantes para ter uma visão completa sobre a PEP e prevenir situações de riscos. 

Portanto, neste tipo de relação é preciso ter um sinal de alerta a mais em comparação com as outras.

Como identificar pessoas politicamente expostas?

Como descrito anteriormente, basta verificar se a pessoa se enquadra em alguma das profissões públicas declaradas como relevantes. Também veja se essa pessoa é cônjuge, parente de 1° grau ou próxima de pessoas politicamente expostas.

Para facilitar e otimizar este processo, hoje existem algumas ferramentas disponíveis no mercado, como o exemplo da plataforma upMiner.

Como funciona

Se você precisa fazer verificações constantes de pessoas e empresas, então a plataforma upMiner pode ser a solução. Através de mineração de dados, é possível investigar detalhadamente CPF's ou CNPJ’s em poucos minutos. 

Parametrizadas as fontes de buscas, a plataforma vai em tempo real nos sites de interesse e coleta as informações, organizando-as em relatórios estruturados de fácil leitura e análise, identificando também as pessoas que são politicamente expostas. 

Teste gratuitamente a plataforma upMiner e veja como seus processos podem ser otimizados!