Logo upLexis
search
BlogGeral

Em tempos de pandemia, é fundamental investir e...

Em tempos de pandemia, é fundamental investir em tecnologia!

Atualizado em 11 de maio de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

Arvind Krishna, presidente da IBM, participou da abertura da conferência anual da empresa no dia cinco de maio. Neste evento, que aconteceu virtualmente, o executivo falou sobre a necessidade que surgirá no mundo pós-pandemia em investir em inteligência artificial e tecnologia. 

Segundo ele, a rápida migração dos negócios para o ambiente digital, devido à nova realidade, na qual os escritórios não poderão receber mais todos seus funcionários e o home-office será adotado pela maior parte das empresas, é um dos principais motivos para que o investimento em soluções tecnológicas aconteça, a fim de garantir a qualidade dos serviços com velocidade, flexibilidade, discernimento e inovação. 

Outro ponto importante, citado pelo presidente, é a vantagem competitiva gerada pelas plataformas tecnológicas. Afinal, a partir delas é possível se readaptar, integrar sistemas, descobrir novas oportunidades de mercado, otimizar o tempo levado em diversas atividades e oferecer um serviço alinhado com as expectativas dos clientes. 

Em um momento, onde ainda não sabemos ao certo o que esperar, mas já temos um forte impacto na economia global, as empresas, governos e profissionais devem buscar soluções, conselhos de especialistas e esforços para minimizar os prejuízos causados como:

  • Receitas que diminuíram drasticamente;
  • Colaboradores demitidos, portanto menores equipes; 
  • Aumento no desemprego;
  • Endividamento da população;
  • Maior incidência de fraudes, visto que os funcionários estarão passando por um momento de instabilidade, medo e incertezas;
  • Redução no consumo;
  • Negócios fechados; 
  • Novos modelos de trabalho surgindo para competir com empresas que deverão se modernizar.

Tecnologia como um caminho para enfrentar a crise e superá-la!

Para o coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da FGV, André Miceli, a tecnologia pode ser considerada uma grande aliada em momentos de recessão e crise, porque segundo ele:

“Ela permite criar produtos e implementar novas maneiras de vendê-los, além de melhorar a oferta. Assim como possibilita diminuir os custos, automatizando processos.”

Além da capacidade de permitir a readaptação das empresas ao novo momento e otimização dos processos em praticamente todos os setores da economia. Através da tecnologia, é possível também prever riscos como a corrupção, conflitos de interesse, lavagem de dinheiro e fraudes. Um problema bastante recorrente em momentos de crise, incertezas e aumento do desemprego.

Na Áustria, atividades fraudulentas criminosas relacionadas à pandemia do coronavírus aumentaram consideravelmente, conforme uma autoridade do mercado financeiro do país divulgou para a revista Exame. Comprovando, dessa forma, a necessidade das empresas e do governo se preocuparem com a adoção de sistemas e controles tecnológicos eficazes para mitigar tais riscos.

Qual a utilidade do upMiner em um momento de crise?

A plataforma é uma solução de mineração de dados criada especificamente para otimizar processos de compliance, coleta de informações, background check, busca por conflitos de interesse, prevenção à lavagem de dinheiro e tomada de decisões em geral.

São mais de 1900 fontes nacionais e internacionais e 16 aplicativos diversos que trazem dados assertivos atualizados para que os gestores, analistas e diretores os utilizem para:

  • Checar terceiros – colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e investidores;
  • Obter dados cadastrais de pessoas físicas;
  • Saber informações sobre pessoas jurídicas como: sócios, receita recorrente, números de filiais, etc;
  • Investigar possíveis ligações entre relacionamentos do seu interesse;
  • Mapear possíveis oportunidades de negócio;
  • Ter relatórios completos que servem como documentos sobre empresas e pessoas;
  • Ter conhecimento sobre bens, imóveis, marcas e patentes no nome de pessoa física ou jurídica;
  • Entre outros.

São inúmeras as possibilidades de como utilizar a ferramenta de forma favorável em negócios dos mais variados setores. Portanto, em um momento de crise, o upMiner é essencial para garantir o crescimento viável e a busca pelo aumento da eficiência. Por meio da prevenção de riscos e o ganho da produtividade através da automatização de processos, a empresa consegue se tornar mais competitiva no mercado.

Quer saber tudo sobre a plataforma e como ela pode te ajudar a enfrentar este momento?

Não deixe de entrar em contato com o nosso 

time comercial!

Acesse também nosso novo e-book.

E-book: o papel da tecnologia no combate à fraude