Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Como ferramentas tecnológicas podem otimizar a recuperação de crédito?

01 ABR 2020

01 ABR. 2020 / por Isadora Soliani

Este conteúdo está disponível na versão de áudio, clique abaixo!

O papel e as vantagens das soluções tecnológicas no setor: 

As ferramentas tecnológicas têm um papel importante para empresas de recuperação de crédito. Elas são capaz de otimizar o tempo, reduzir custos e também aumentar a produtividade e controle de inúmeros processos. 

Desde empresas do setor que possuem apenas uma PA (Posição de Atendimento) até as empresas com mais de mil posições devem considerar o investimento em tecnologia como parte do seu planejamento estratégico. Afinal, existem pesquisas hoje que mostram que diversas recuperadoras de crédito aumentaram a sua produtividade em mais de 300%, com o uso de ferramentas apropriadas. 

Portanto, a união de soluções tradicionais com recursos tecnológicos e de inteligência artificial, está permitindo que muitas empresas consigam aumentar o índice de recuperação de crédito em um tempo menor, sem que isso implique na perda de clientes. 

Além disso, a tecnologia, principalmente presente no universo Big Data, consegue reunir informações relevantes capazes de criar novas oportunidades de negócios, melhorar as operações existentes e trazer inteligência de mercado para os mais diversos setores. 

Neste artigo, iremos focar em como é possível otimizar inúmeros processos, através do upMiner, solução tecnológica de mineração de dados. 

As ferramentas mais utilizadas hoje em dia no ramo de recuperação de crédito: 

  • Plataformas especializadas em mineração de dados; 
  • Aplicativos facilitadores de processos de checagem e investigação de bens e imóveis; 
  • Robôs capazes de negociar, emitir boletos e enviar avisos de vencimento;
  • Discadores preditivos; 
  • Computação cognitiva, machine learning, entre outras. 

Solução especialista em aperfeiçoar processos de cobrança + recuperação de crédito: 

O upMiner é uma plataforma que possui cerca de 16 aplicativos, especializados em trazer dados relevantes de maneira fácil e ágil para indivíduos tomarem melhores decisões, através de seus relatórios analíticos personalizados de acordo com as necessidades do cliente. 

No caso de empresas de recuperação de crédito ou escritórios de advocacia especializados neste serviço, o upMiner tem o papel de fornecer dados atualizados, relevantes e precisos de uma maneira que traga assertividade e agilidade para os processos de cobrança. 

Diferentes fontes como: Serasa, Receita Federal, INPI (Marcas), INPI (Patentes), IPTU, SNCR (Serpro), entre outras, permitem que a equipe de cobrança ou recuperação de crédito consiga decidir quem tem mais possibilidade de quitar a dívida e qual o melhor método para realizar a negociação dos valores ou leilão dos bens. 

Principais vantagens do upMiner neste processo: 

  • Agilidade nas análises
  • Aumento na quantidade de variáveis pesquisadas;
  • Redução de custos com equipes enormes; 
  • Amplo conhecimento sobre o perfil do inadimplente;
  • Maior assertividade nos processos de tomada de decisão;
  • Poder de agrupamento de informações em uma única plataforma; 
  • Acesso à fontes nacionais e internacionais confiáveis; 
  • Visualização dinâmica em tempo real por meio de relatórios analíticos personalizados;
  • Facilidade na investigação de ativos tangíveis ou intangíveis no nome da pessoa física ou jurídica;
    E
    xemplo: bens e imóveis, marcas e patentes, veículos, aeronaves, entre outros.
  • Expansão na quantidade de casos de recuperação de crédito e no resultado bruto de cobrança.

Aplicativos mais utilizados: 

Dados cadastrais

Permite a consulta de informações como: nome completo, data de nascimento, endereço, e-mail, telefones e nome da mãe. Esses dados são importantes para que empresas consigam localizar ou entrar em contato com o inadimplente.

Bens e Imóveis

Este aplicativo facilita a investigação de patrimônios no nome do devedor. Afinal, muitos deles costumam ocultar ou transferir os bens e imóveis para parentes mais próximos.

A ocultação de patrimônio ou uso de um “laranja” para transferência dos bens pode ser facilmente descoberta, através dessa modalidade.

Ao utilizar o Bens e Imóveis, o responsável pela análise tem em mãos esses dados de forma ágil, facilitando todo o processo de tomada de decisão e, consequentemente, a quitação das dívidas.

Veículos  

Mesma finalidade do Bens e Imóveis. O aplicativo traz dados sobre a existência de algum tipo de automóvel no nome da pessoa física ou jurídica para possibilitar êxito na execução de uma dívida.

Marcas e Patentes 

É capaz de informar se existem ativos intangíveis no nome do indivíduo ou empresa. Dessa forma, as equipes de cobrança ou recuperação podem considerar uma outra possibilidade de quitar a dívida.

Utilizar um grande volume de dados confiáveis e atualizados para definir a estratégia de cobrança, o perfil do devedor ou até mesmo otimizar tarefas simples, como o agrupamento de informações, são algumas das características da plataforma upMiner.

Para conhecer mais a fundo as outras funcionalidades da plataforma, entre em contato com nosso time comercial.

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.