Logo upLexis
search
BlogGeral

Due diligence financeira: o que é e como realiz...

Due diligence financeira: o que é e como realizá-la?

Atualizado em 6 de maio de 22 | Geral  por

Bianca Nascimento Lara Campos

A due diligence financeira tem como objetivo analisar a circulação de capital em uma empresa, para verificar a saúde financeira de um negócio. Esse estudo pode ser solicitado tanto pela empresa que será analisada quanto por um terceiro interessado em fazer negócios com ela.

Para que seja possível criar cenários de projeção realistas, é importante reunir uma boa quantidade de dados financeiros da empresa, obtidos em fontes confiáveis. A due diligence financeira resultará em um relatório final, que apresenta o estudo das finanças da empresa, perspectivas e oportunidades de negócio.

Entenda melhor como funciona uma due diligence financeira, quando ela ocorre e as informações avaliadas lendo este artigo. Separamos as principais informações sobre o tema!

O que é a due diligence financeira?

Due diligence financeira é a avaliação detalhada dos ativos e potenciais de geração de renda de uma empresa, visando identificar sua saúde financeira, riscos e oportunidades de negócios. O processo compreende o levantamento de informações financeiras, análise da atuação no mercado, identificação de pontos fracos e riscos negociais.

A realização do processo de due diligence, especialmente quando pedida pela própria empresa, servirá para elaborar um plano de implementação de melhorias nas finanças da empresa. Assim, o que se espera é que sejam corrigidos os erros identificados, com a otimização de processos e atuação preventiva, para aumentar o grau de compliance da empresa avaliada.

Quando é feita a due diligence financeira de uma empresa?

A due diligence financeira pode acontecer em diversos momentos da vida de uma empresa, sendo a mais comum a um momento de negociação para fusões e aquisições (M&A) ou investimentos (abertura de capital, alianças estratégicas, reestruturação societária). Quando o estudo é encomendado por quem busca por investimentos, é conhecido por due diligence sell side, ou seja, sob o ponto de vista do vendedor. Quando quem encomenda a diligência prévia é um terceiro, a ótica adotada é do buy side.

Além de negociações envolvendo a participação na sociedade, a due diligence financeira também é interessante para fazer a reestruturação das finanças empresariais. Com a análise detalhada da situação real da empresa, é possível criar um planejamento estratégico mais eficaz.

Por fim, a due diligence financeira também pode ser uma demanda inerente aos contratos de fornecimento para empresas com grande preocupação com compliance. Se uma empresa deseja expandir sua atuação e atender clientes maiores, provavelmente vai se deparar com o pedido de documentos e informações para a realização de uma diligência prévia para avaliação de riscos.

Quais são as etapas do processo de due diligence financeira?

O procedimento da due diligence financeira geralmente é organizado em quatro etapas. Os prazos e a complexidade de cada fase do trabalho dependem dos objetivos do estudo, quantidade de fontes consultadas e do tamanho da empresa.

A primeira fase é a realização de um mapeamento das operações e processos financeiros da empresa. A ideia é identificar por onde o capital circula, quais são os prazos e fluxos que normalmente ocorrem no negócio.

Em seguida, o estudo fará uma análise completa de documentos e informações que causam impacto nas finanças empresariais. A ideia é criar um panorama realista do futuro das finanças da empresa.

Após coletar os dados financeiros da empresa, os consultores realizarão um comparativo do desempenho da empresa com outras que atuem dentro do mesmo mercado. Por fim, é feito o relatório de conclusão da due diligence, partindo das informações coletadas para direcionar as decisões sobre os próximos passos nos negócios.

Quais são as informações indispensáveis para a análise financeira empresarial?

Para a formulação de uma análise completa do fluxo de capital em uma empresa, é importante reunir informações financeiras completas. Os principais dados e documentos que farão parte da due diligence financeira são os seguintes:

  • Notas fiscais emitidas e de fornecedores;
  • Recibos de pagamento emitidos e de fornecedores;
  • Extratos bancários;
  • Faturas de cartões corporativos;
  • Contas de consumo da empresa;
  • Comprovantes de recolhimentos de impostos e encargos trabalhistas;
  • Balanço patrimonial e outras demonstrações contábeis;
  • Demonstrações financeiras dos últimos 5 exercícios;
  • Plano de Negócios e projeções de faturamento;
  • Dados completos sobre o ativo e passivo atualizados da empresa;
  • Declarações de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica;
  • Certidões Negativas de Débitos (CNDs) nas esferas municipal, estadual e federal;
  • Relatórios de processos jurídicos em andamento com estimativa do passivo com alta probabilidade de perda;
  • Contratos de financiamentos, empréstimos e outras dívidas vigentes;
  • Projeção de receitas para o exercício atual;
  • Consultas em sistemas de avaliação de risco de crédito (Boa Vista SPC e Serasa).

Como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar na due diligence financeira?

A utilização de uma grande quantidade de fontes de pesquisa aumenta a confiabilidade dos dados obtidos. No entanto, só é possível obter os benefícios de uma pesquisa abrangente se os dados forem devidamente compilados e normalizados. A melhor forma de fazer esse tipo de trabalho é contar com a automação.

A upLexis oferece soluções tecnológicas para que a formulação de dossiês completos sobre pessoas e empresas fique mais rápida e eficaz. Com a adoção das ferramentas de mineração de dados é possível verificar uma grande quantidade de fontes com agilidade, gerando relatórios ricos em informação para a due diligence financeira.

O upMiner conta com diversos recursos:

  • Elaboração de dossiês sobre pessoas e empresas, com relatórios personalizados;
  • Visualização de vínculos de pessoas e empresas de forma gráfica, facilitando a compreensão das informações;
  • Atualização de dados com base em diferentes fontes;
  • Consulta a informações patrimoniais como automóveis, imóveis e informações de crédito;
  • Consulta a balanços patrimoniais publicados nos diários oficiais;
  • Pesquisa sobre histórico e fatos relevantes das empresas.

A reunião de uma grande quantidade de dados em uma única plataforma, com a geração de relatórios e filtros personalizados agiliza a análise de um grande volume de informações. Com os relatórios estruturados do upMiner, o processo de due diligence fica mais completo e o fluxo de trabalho é otimizado.

A realização de due diligence financeira é um trabalho relevante em diversas situações da vida empresarial, visando aprimorar processos, corrigir erros e gerar oportunidades de negócios. A utilização de fontes variadas para obtenção de informações atualizadas aprimora o procedimento. Os profissionais que fazem a diligência prévia devem adotar tecnologias como a do upMiner para tornar seus estudos ainda mais abrangentes.

Quer conhecer as funcionalidades do upMiner? Clique no banner abaixo, preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita.

Banner de solicite um teste.



Bianca Nascimento Lara Campos é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Filosofia e Teoria do Direito na PUC-Minas. Advogada atuante em São Paulo, com foco em Direito Civil, Empresarial e Compliance, bem como atuação nos tribunais estaduais e superiores.