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Background de colaboradores: veja como otimizar esse processo e reduzir custos

Atualizado em 19 de julho de 23 | Geral  por

Gabriela de Britto Maluf

O background check de colaboradores é o processo de verificação dos antecedentes do pretenso candidato a uma vaga na empresa, em busca de validar informações sobre o seu histórico profissional, reputacional, sua formação acadêmica, dentre outros aspectos.

O objetivo desta prática é evitar os riscos decorrentes de más contratações, ou seja, evitar danos à reputação, prejuízos de ordem financeira ou ainda uma elevação dos índices de turnover da organização.

Neste artigo, vamos abordar a importância da adoção do background check de colaboradores pelo departamento de recursos humanos e como a tecnologia pode otimizar e reduzir custos nesse processo.

Continue a leitura a seguir!  

O que é background check de colaboradores?

O background check de colaboradores, também conhecido como background para contratação, é uma medida preventiva adotada por empregadores para obter informações sobre um futuro colaborador antes de contratá-lo ou promovê-lo para um cargo de maior responsabilidade. O objetivo é verificar a veracidade das informações fornecidas pelo candidato e identificar quaisquer problemas potenciais que possam afetar sua aderência ao cargo ou representar riscos para a empresa.

Durante o processo de background check, o empregador pode realizar várias verificações, dependendo dos objetivos da organização, regulamentações envolvidas e outros fatores relevantes.

A primeira verificação se dá em relação ao histórico profissional do candidato. É realizada a confirmação das experiências de trabalho anteriores, datas de emprego, cargos ocupados e responsabilidades. O histórico educacional também é verificado. Nessa etapa, é realizada a confirmação das qualificações acadêmicas do candidato, como diplomas, certificados ou graus obtidos, bem como as instituições de ensino frequentadas.

As referências pessoais e profissionais, também são um ponto relevante. Nesta fase, é realizado o contato com pessoas indicadas pelo candidato, como antigos colegas de trabalho, supervisores ou professores, para obter informações sobre seu desempenho e caráter. A verificação de crédito e situação financeira do candidato também pode ser realizada, ela é especialmente relevante para cargos que envolvam acesso a informações financeiras ou gerenciamento de recursos.

Algumas empresas realizam também uma pesquisa em perfis públicos nas mídias sociais do candidato para avaliar seu comportamento online e verificar se há informações ou postagens que possam ser inadequadas ou prejudiciais à reputação da empresa. É possível também realizar uma pesquisa junto às mídias de notícias, para saber se há informações desabonadoras a respeito do candidato.

Por fim, pode ser realizada uma pesquisa em registros criminais para identificar qualquer histórico criminal do candidato, seja em relação a processos em andamento ou alguma condenação transitada em julgado na esfera criminal. Este processo geralmente é realizado pelo departamento de recursos humanos, e pode ser feito com o uso de ferramentas de tecnologia que conferem mais agilidade e precisão nas checagens.

Como funciona o background check de colaboradores?

No Brasil, diferentemente de outros países como os Estados Unidos, não há uma lei específica regulamentando a matéria.

Desta forma, a verificação realizada pelas empresas antes da contratação ou promoção do colaborador, envolve a consulta a fontes de informação de caráter público ou privado, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados.

Vale frisar que no caso específico de checagem de antecedentes criminais, há um posicionamento consolidado da jurisprudência trabalhista do Tribunal Superior do Trabalho, o qual entende que esta verificação se justifica apenas quando a contratação envolve cargos relacionados com o cuidado de crianças e idosos, transporte de carga, porte de arma e acesso à informações sigilosas.

Quais os benefícios do background check de colaboradores?

O principal benefício deste processo é sua eficácia na mitigação de riscos, sobretudo no que se refere a conformidade com a Lei Anticorrupção e LGPD, redução de fraudes e danos à reputação, bem como de prejuízos financeiros decorrentes tanto de práticas ilícitas e antiéticas quanto pela aplicação de multas por descumprimento da legislação.

Há ainda outros benefícios associados ao background check de colaboradores, entre eles:

  • Verificação da autenticidade das informações: confirmação da veracidade das informações fornecidas pelos candidatos em seus currículos e durante as entrevistas. Isso ajuda a evitar contratações baseadas em informações falsas;

  • Redução de riscos: identificação de potenciais problemas de integridade, histórico criminal, histórico de emprego e histórico educacional do candidato. Esse processo ajuda a reduzir os riscos associados à contratação de pessoas com histórico problemático ou desonesto;

  • Proteção da reputação da empresa: a contratação de pessoas cujo histórico é comprometedor pode afetar a reputação da empresa. O background check ajuda a proteger a organização contra possíveis problemas legais, perdas financeiras e danos à imagem da marca;

  • Cumprimento das obrigações legais: em alguns setores e para determinados cargos, as empresas são obrigadas por lei a realizar verificações de antecedentes. Como citado anteriormente, em funções que envolvem trabalhar com crianças, idosos ou informações confidenciais, é necessário realizar esse tipo de verificação;
  • Segurança no local de trabalho: reforço na segurança do ambiente de trabalho com a identificação prévia de possíveis ameaças à segurança dos demais colaboradores, clientes e ativos da empresa, sobretudo em setores como segurança privada e saúde.

Como reduzir custos e otimizar o background check de colaboradores usando a tecnologia?

Com o uso das ferramentas corretas o background check de colaboradores pode ser realizado online e de maneira muito mais simples e ágil. As soluções de mineração de dados, por exemplo, realizam a compilação de informações e a geração de relatórios inteligentes que confrontam e integram uma grande quantidade de fontes de consulta. 

Desta forma, é possível ter acesso ao resultado da pesquisa do histórico do candidato mais rapidamente. Além disso, a tecnologia acelera e torna mais precisa a verificação da identidade de um candidato por meio do reconhecimento facial, comparação de assinaturas e verificação de documentos. Isso ajuda a garantir que as informações fornecidas correspondam à sua verdadeira identidade, reduzindo o risco de fraude.

A tecnologia é uma forte aliada do RH nos processos de background check de colaboradores antes das contratações. As soluções tecnológicas facilitam as verificações de antecedentes e fornecem relatórios confiáveis com mais agilidade, além de aumentar a segurança e previsibilidade nas relações empresariais.

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Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs.