Ética empresarial: o guia para promover valores e integridade nos negócios
Atualizado em 12 de outubro de 23 | Geral por
O crescente número de casos de corrupção envolvendo empresas públicas e privadas no país só demonstra o quanto a ética empresarial se tornou indispensável nos dias atuais, embora muitas organizações ainda não tenham esse tema como prioridade.
Assim, a ética empresarial é de fato imprescindível para o sucesso da organização, pois agir com ética influencia todas as relações que constroem um negócio próspero, sejam elas com colaboradores, fornecedores, investidores, dentre tantos outros.
Por esse motivo, implementar diretrizes éticas deve ser um esforço consciente e constante, além de ser percebida por todos como o principal pilar de sustentação do negócio a longo prazo.
Neste artigo, falaremos mais sobre a importância da ética empresarial e seus impactos para os negócios e também responderemos algumas perguntas frequentes sobre o tema.
Siga com a leitura e saiba mais!
O que significa ética?
A palavra ética, que vem do grego, pode ser definida como “aquilo que pertence ao caráter” e segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é definida como o ramo da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais do comportamento humano, bem como a análise crítica e fundamentada dos juízos de apreciação referentes à conduta humana.
Neste contexto, a ética busca estabelecer padrões de comportamento considerados corretos e justos, refletindo sobre o que é moralmente aceitável, responsável e virtuoso em diferentes contextos e situações.
Além disso, a ética é um conjunto de normas e valores que guiam o comportamento ético em áreas específicas, como a ética profissional ou a ética empresarial.
Em outras palavras, a ética pode ser compreendida como um conjunto de princípios que norteiam a conduta dos indivíduos no meio em que eles estão inseridos, ou seja, na sociedade.
E a ética empresarial?
A ética empresarial está diretamente ligada com o comportamento dos colaboradores dentro de uma organização, mas não se limita a isso, uma vez que deve ser aplicada a todas as relações, considerando que as empresas se relacionam com investidores e com outras organizações, além de estarem inseridas no mercado, o que demanda credibilidade.
Isso significa que ela está conectada com clientes, fornecedores, parceiros e demais entidades que a empresa esteja envolvida.
Por que a ética empresarial é importante para os negócios?
O primeiro ponto é entender que a ética empresarial impacta todo o funcionamento da empresa, uma vez que ela não é apenas uma consideração moral, mas uma estratégia de negócios voltada para a solidez e ganho de credibilidade.
Um comportamento inadequado de um colaborador, por exemplo, pode prejudicar o clima organizacional, causando diversos desdobramentos.
Neste cenário, os casos de assédio são exemplos recorrentes de como certas condutas podem não só gerar um impacto negativo internamente, mas também na imagem da empresa no mercado.
Levando em conta ainda o novo modelo de trabalho à distância, identificar e punir essas atitudes se tornou mais difícil, tanto que os casos de assédios cresceram no ambiente corporativo durante a pandemia, conforme relata um artigo publicado pelo portal Valor Econômico.
Vale ressaltar ainda que a ética empresarial está relacionada não apenas às práticas consideradas crime pela legislação em vigor, mas também à alguns comportamentos que caracterizam assédio moral, ou mesmo desrespeito à intimidade, à vida privada e a individualidade dos colaboradores, e que também podem gerar repercussões negativas dentro e fora do ambiente corporativo, podendo inclusive causar prejuízos financeiros e reputacionais.
Por fim, vale frisar que a ética empresarial serve como mecanismo para combater tais práticas e proporcionar um ambiente mais íntegro e acolhedor, além de prevenir passivos judiciais e preservar a imagem da empresa.
Quais são os benefícios da ética empresarial a longo prazo?
A ética empresarial oferece uma série de benefícios a longo prazo que contribuem para a perenidade do negócio.
Logo, as empresas que prezam pela ética constroem uma reputação sólida ao longo do tempo e conquistam a confiança dos clientes, parceiros e stakeholders e isso fortalece a sua posição no mercado. Além disso, é fato notório que os clientes tendem a ser leais a empresas éticas. A reputação de integridade gera novos negócios, recomendações positivas e construção de uma base de clientes consistente.
A atração de talentos é outro aspecto relevante, isso porque os profissionais mais talentosos buscam empresas com valores éticos. A cultura ética promove um ambiente de trabalho positivo, atraindo e retendo pessoas qualificadas.
Por outro lado, o acesso a capital e investimentos é facilitado, pois investidores estão mais inclinados a apoiar organizações alinhadas com práticas éticas e de responsabilidade social.
No que tange à integridade, a adoção de práticas éticas ajuda na conformidade com regulamentações e na redução de riscos jurídicos e previne escândalos, protegendo assim a empresa de possíveis danos.
Por fim, é importante ressaltar que as empresas éticas estão melhor preparadas para enfrentar crises, pois a confiança construída ao longo do tempo ajuda a mitigar o impacto negativo de eventos adversos.
Como estimular a conduta ética no ambiente corporativo?
Existem diversas ações que uma organização pode tomar para estimular a ética empresarial. Dentre elas, podemos citar:
Código de conduta
Além de ter definido de forma clara quais são seus valores e princípios, é importante a empresa transmitir essa visão para seus colaboradores e demais relacionamentos.
Para isso, é fundamental a criação de um código de conduta, permitindo o acesso a todos sobre quais são os comportamentos que a empresa espera de seus funcionários e também as práticas que devem ser respeitadas.
Em outras palavras, o código de conduta é uma forma de educar e orientar as pessoas a fim de evitar problemas.
Leia mais sobre este tema aqui: https://uplexis.com.br/blog/artigos/codigo-de-conduta
Cultura
Conforme observado anteriormente, muitas ações que envolvem a ética empresarial começam baseadas nos valores da empresa. Isso porque a liderança exerce um papel de destaque na promoção da ética, e os líderes devem ser modelos de comportamento em todos os níveis da organização.
Ademais, o programa é dinâmico, adaptando-se às mudanças no ambiente de negócios, promovendo a melhoria contínua e garantindo que as práticas éticas evoluam junto com as demandas emergentes.
Isso significa que mais do que impor regras, o exemplo deve começar pela alta administração. Por esse motivo, o apoio dos altos executivos é fundamental para que os conceitos sejam disseminados e compreendidos pelos demais níveis hierárquicos da organização.
Programa de compliance
A implementação de um programa de compliance é a chave para a criação de uma cultura de ética empresarial, pois ele serve como um conjunto estruturado de diretrizes e práticas para promover comportamentos éticos e zelar pela conformidade com a legislação, regulamentos, contratos e demais regras aplicáveis.
Desse modo, o programa atua como um veículo para a comunicação efetiva dos valores essenciais da empresa, estabelecendo expectativas claras quanto ao comportamento ético.
Além disso, ele atua também na educação dos funcionários, oferecendo treinamento sobre questões éticas, padrões de conduta e a relevância da integridade nos negócios.
Leia mais sobre este tema aqui: https://uplexis.com.br/blog/artigos/compliance
Treinamentos
Os treinamentos são elo humano entre as regras e as pessoas. Por isso, não basta ter um documento contendo informações ligadas à ética empresarial, esse material deve ser divulgado e ser de fácil acesso a todos os interessados.
Esse processo pode ser feito de muitas formas, como por meio da realização de reuniões periódicas, campanhas e até mesmo a aplicação de treinamentos direcionados para determinado público interno.
Conclusão
A ética empresarial é fundamental tanto para as relações sociais quanto para os negócios. O seu impacto vai desde o clima organizacional até a relação com outras organizações.
Práticas antiéticas podem trazer sérias consequências, incluindo tornar um ambiente mais propício para problemas como assédio, racismo e a própria corrupção.
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Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs.