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Participações societárias: como otimizar a chec...

Participações societárias: como otimizar a checagem delas?

Atualizado em 11 de novembro de 22 | Geral  por

Rômullo Martins

A consulta de participações societárias é uma prática bastante comum e até mesmo rotineira na maioria das organizações. 

Em diversas situações, como na contratação de fornecedores, no início de uma parceria de negócios e em processos como fusões e aquisições, a pesquisa ao Quadro de Sócios e de Administradores (QSA) de uma empresa é praticamente indispensável. 

Até mesmo em casos mais simples, como na prestação de um serviço pontual, consultar quem são os sócios por trás da organização em questão é um procedimento padrão, e o mesmo tende a se intensificar ainda mais, tendo em vista os avanços dos programas de integridade e práticas de compliance nas empresas.

O objetivo da pesquisa, assim como confirmar os dados fornecidos pelo terceiro, é verificar se não há alguma informação desabonadora, relacionada tanto à empresa quanto aos seus sócios, que possam trazer algum tipo de complicação no futuro. 

Tendo isso em mente, neste artigo falaremos mais sobre a consulta de participações societárias, como elas são feitas tradicionalmente e como é possível otimizar essas checagens.

Continue a leitura a seguir!

Como normalmente são feitas as consultas de participações societárias e as dificuldades encontradas nesse processo

Assim como muitos outros dados de pessoas físicas e jurídicas, a consulta de participações societárias pode ser realizada pela internet, gratuitamente, e por qualquer pessoa. 

Essas informações, que são disponibilizadas pela Receita Federal através do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), estão em um banco de dados de acesso público.

Então, quando uma empresa precisa fazer esse tipo de pesquisa, normalmente ela recorre a esse acesso manual. 

Existem algumas dificuldades nesse processo. A primeira delas é que empresas que fazem um grande volume de consultas, seja por motivo de contratações recorrentes ou por qualquer outro tipo de atividade, a consulta manual acaba se tornando demorada. 

Além disso, muitas vezes somente identificar quem são os sócios de uma empresa não é o suficiente para o processo de análise de risco da organização. Neste caso, diversas outras informações precisam ser consultadas, como por exemplo a participação dos sócios em outras companhias. 

Ou seja, acaba levando muito tempo para fazer uma checagem completa, pois os dados encontram-se disponíveis em diferentes sites. 

Como otimizar a checagem de participações societárias?

Com o avanço da tecnologia, felizmente hoje é possível automatizar diversos processos no ambiente de trabalho. 

No que diz respeito à checagem de participações societárias, também já existem maneiras mais eficientes de visualizar essas informações.

Como muitos dados encontram-se digitalizados, ou seja, disponíveis na internet, existem soluções específicas que se integram com Tribunais e Órgãos Reguladores e trazem as informações para o usuário. 

Logo, se antes era necessário acessar diversos locais para obter dados sobre um determinado fornecedor, por exemplo, hoje é possível concentrar tudo em um único lugar.

Também é interessante mencionar que estas soluções conseguem fazer consultas em grande escala. Isso significa que é possível investigar mais de uma pessoa e/ou empresa ao mesmo tempo, trazendo ainda mais eficiência ao processo.

O uso de mineração de dados em práticas investigativas

As plataformas de mineração de dados são um grande exemplo disso. Elas estão cada vez mais presentes entre as empresas, e como o próprio nome sugere, essas soluções mineram dados da internet. 

Contudo, elas não se limitam a informações de participações societárias, muito pelo contrário, ferramentas que contam com essa tecnologia geralmente estão conectadas a centenas de fontes e podem trazer uma gama enorme de dados para análise e tomada de decisão.

Em poucos minutos, profissionais que atuam com práticas investigativas como due diligence e background check, por exemplo, podem obter informações detalhadas sobre fornecedores, parceiros, colaboradores ou qualquer outro stakeholder.

Benefícios do uso de tecnologia na consulta de participações societárias

Como mencionado anteriormente, geralmente apenas consultar quem são os sócios de uma empresa não é o suficiente para uma análise de risco. 

O uso de tecnologia possibilita que essa investigação seja mais aprofundada, mas sem que isso leve muito tempo do profissional. 

Ao contar com tecnologia, o tempo gasto em coleta e estruturação de informações é reduzido consideravelmente. Então, um processo de checagem que levaria horas, pode ser reduzido para alguns minutos.

Além disso, há diversas outras vantagens em tornar as consultas automatizadas, entre elas:

  • Menores possibilidades de erros

Manipular uma grande quantidade de informações manualmente é bastante complexo e está suscetível a erros. Quando esse processo está automatizado, as chances de inconsistências são menores.

  • Mais qualidade nas informações

Não adianta ter informações se elas não são confiáveis. Com tecnologia é possível consultar dados de centenas de portais e tribunais oficiais, garantindo mais precisão nos relatórios.

  • Possibilidade de consultas mais abrangentes

Quanto mais informações a empresa obtiver, melhor para ela tomar uma decisão. Com plataformas inteligentes os agentes podem fazer consultas em centenas de fontes ao mesmo tempo, gerando relatórios ricos em detalhes.

upMiner: a plataforma de mineração de dados da upLexis

Se você quer otimizar a checagem de informações sobre pessoas físicas e jurídicas, a plataforma upMiner é uma referência.

Presente em mais de 500 empresas, a solução está conectada a mais de 1.900 fontes de consulta, nacionais e internacionais, e possui mais de 16 aplicações voltadas para investigação. 

Em poucos minutos você poderá identificar dados como:

  • Processos judiciais; 
  • Mídias negativas;
  • O quadro de sócios e administradores, assim como a participação de pessoas politicamente expostas no negócio;
  • Dados cadastrais;
  • Protestos;
  • Embargos;
  • Bens patrimoniais como veículos e imóveis;
  • Entre outros.

Também é possível visualizar a relações entre sócios, representantes legais, parentes, vizinhos e correlacionados de forma visual e identifique beneficiários finais.

O upMiner é bastante indicado para otimizar processos de KYC, KYE, KYS e PLD-FT.

Você pode conhecer todos os detalhes clicando aqui.

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