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O que é uma cultura de speak up?

O que é uma cultura de speak up?

Atualizado em 4 de outubro de 23 | Geral  por

Rômullo Martins

Você sabia que a cultura de speak up pode contribuir bastante para a segurança, melhora no clima o organizacional e inovação da sua empresa?

Apesar de hoje muito se falar sobre compliance e ações garantir um ambiente mais ético e transparente nas organizações, existe uma mudança cultural que pode fazer total diferença e ser aplicada a qualquer negócio: o speak up.

Neste conteúdo, falarmos melhor sobre este tema apontando qual é a sua importância e também a relação dessa ação com a prática de background check.

Continue a leitura a seguir!

A importância da cultura de speak up

Definimos como cultura de speak up aquela em que as pessoas sentem-se seguras para manifestar livremente as suas preocupações e ideias. No contexto corporativo, significa transformar o local de trabalho tradicional em um ambiente que incentive os colaboradores a falar sem medo de desafiar o “status quo”. 

A maioria dos funcionários não se manifesta quando observa um comportamento antiético, e as hierarquias de cima para baixo tendem a promover uma cultura que leva-os a permanecerem em silêncio. 

A principal razão pela qual muitos deles não falam sobre violações de ética é devido à falha de uma organização em estabelecer um programa robusto de conformidade e um ambiente em que sintam-se seguros e apoiados ao relatarem um comportamento questionável ou ilegal.

Ao tentar motivar os colaboradores a se manifestarem, a maioria das organizações contam com ferramentas tradicionais de compliance. Por isso o termo “cultura de speak up” é tão poderoso: em oposição a um processo tradicional de denúncia, ele traz uma conotação mais positiva e construtiva, tornando mais fácil para os funcionários entenderem que não se trata apenas de levantar preocupações éticas, mas também para desafiar muitas outras questões que possam surgir no curso normal dos negócios.

Desafios na aplicação da cultura de speak up

Os funcionários geralmente são os primeiros a verem os problemas na linha de frente, de modo que sua contribuição pode realmente ajudar na tomada de decisões gerenciais.

No entanto, os gestores nem sempre promovem as ideias dos colaboradores. Na verdade, eles podem até mesmo desconsiderar ativamente as preocupações dos funcionários e agir de maneira a desencorajá-los a se manifestar.

Infelizmente, embora os benefícios da cultura de speak up sejam claros, muitos gerentes continuam hesitantes em buscar a opinião de seu pessoal e são ainda menos propensos a realmente ouvir quando essa fala é fornecida, o que pode causar frustração e desengajamento de alguns de seus melhores funcionários.

O primeiro passo é reconhecer que seu propósito é instituir uma cultura, não apenas um processo. Uma cultura de comunicação bem-sucedida não pode ser vista como um processo isolado implementado pelo departamento de compliance ou de RH.

Deve ser consistente, alinhado com o propósito e os valores corporativos da empresa e ser parte integrante da cultura corporativa geral.

Benefícios da cultura de speak up para as empresas

Criar uma cultura de desafio saudável no trabalho não é apenas encorajar as pessoas a se manifestarem, é também criar o espaço certo para que as pessoas sejam ouvidas.

A maioria de nós aspira trabalhar para líderes que realmente valorizam nossa contribuição. Estamos procurando um local de trabalho no qual nos sentimos bem-vindos e incluídos, livres para expressar nossos pontos de vista e opiniões, confiantes de que nossas ideias serão ouvidas e reconhecidas. Mas não são apenas os funcionários que se beneficiam desse tipo de cultura no local de trabalho.

Ter uma cultura aberta, onde as pessoas não tenham medo de denunciar comportamentos que vão contra os valores da corporação, permite que novas ideias e inovações venham à tona. É por isso que falar e levantar preocupações é uma parte importante para as empresas.

Mais do que apenas o aspecto de segurança, uma cultura robusta de speak up é aquela que incentiva seu pessoal a se sentir à vontade para compartilhar seus próprios pontos de vista e ideias. Essa liberdade pode estimular a criatividade e levar a uma variedade de resultados positivos, com uma cultura empresarial inovadora abrindo oportunidades potencialmente lucrativas.

Identificação de riscos e background check

Dentre as diversas vantagens de uma cultura de speak up, um ambiente de trabalho que incentiva os funcionários a falar ajuda a empresa a identificar e reduzir potenciais riscos. 

Quanto antes eles se manifestarem, mais cedo a organização poderá tomar medidas para evitar que possíveis desvios internos levem à materialização de riscos reputacionais e jurídicos.

Mais do que o incentivo à fala, é preciso que ocorra a devida apuração e a criação de um espaço seguro. Para isso, é importante contar com os processos de background check.

Confira mais detalhes sobre a cultura de speak up

Dada importância desse assunto, nós desenvolvemos um e-book chamado "Background check como mecanismo de promoção à cultura de speak up”.

Neste material, produzido junto à duas especialistas, você entenderá com mais detalhes sobre este tema e também sua relação com a prática de background check.

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