Os 5 principais erros em due diligence que comprometem sua investigação
Atualizado em 6 de agosto de 25 | Geral por
Erros em due diligence, infelizmente, são bastante comuns – e tendem a custar caro para as organizações a médio e longo prazo. Da preparação inadequada à falta de clareza e confiabilidade nos dados, essas falhas proliferam nas investigações de terceiros e podem acarretar sérios danos financeiros, reputacionais e legais. Nesse sentido, é indispensável maximizar a eficiência e a precisão da diligência prévia com estratégia e tecnologia.
Guia rápido de leitura💡| Aqui, você vai encontrar:
- O (alto) custo dos erros em due diligence
- Os 5 principais erros que podem comprometer o processo
- Aprimore suas práticas de due diligence com tecnologia: solicite um teste gratuito do upMiner
Se os erros em due diligence podem custar caro para as organizações – levando a decisões mal-sucedidas e perdas financeiras – evitar essas falhas de maneira proativa é um caminho certeiro para tornar a empresa menos vulnerável a fraudes, multas relativas a compliance e danos à reputação.
Um estudo divulgado pelo Portal FGV, que analisa as principais razões do fracasso de fusões e aquisições (M&A) no Brasil, ressaltou a grande importância do processo de diligência para combater essa realidade. Segundo a pesquisa, é comum que “fatores obscuros” não sejam identificados a tempo, tais como a falha em antecipar mudanças no mercado (que podem afetar o retorno sobre o investimento) e problemas internos nas empresas adquiridas.
Nesse cenário, considerando que a diligência prévia é fundamental em procedimentos como M&A, novos investimentos, Know your Supplier (KYS) e Know your Partner (KYP), entre outros, é igualmente necessário fortalecer sua execução, prevenir quaisquer falhas e garantir sua efetividade. Acompanhe!
O (alto) custo dos erros em due diligence
Os custos de errar em due diligence é, muitas vezes, o custo de sofrer com grandes fraudes e escândalos empresariais. Na prática, a diligência visa garantir que os clientes, parceiros, fornecedores e demais stakeholders de fato são quem eles dizem que são, tornando-se dignos da confiança da organização.
Esse cuidado preventivo, vale acrescentar, é mais estratégico do que nunca na era digital em que vivemos. De acordo com uma pesquisa global da PwC, os principais fraudadores das empresas em 2020 foram clientes (26%), hackers (24%) e fornecedores (19%), ressaltando o fato de que, em se tratando de fraudes corporativas, o perigo realmente mora ao lado.
De acordo com um relatório da Association of Certified Fraud Examiners, uma empresa média perde cerca de 5% da sua receita anual com fraudes a cada ano, o que gera uma perda estimada de $117.000 antes da detecção dessas fraudes. O mesmo levantamento elencou a due diligence de fornecedores e colaboradores como fator-chave de prevenção, assim como avaliações de risco e a revisão periódica dos controles internos, entre outras ações.
Os 5 principais erros em due diligence que comprometem sua investigação
1. Não dispor de dados claros e confiáveis
Vale destacar que esse erro comum foi destacado pela Forrester Research como um dos principais desafios da due diligence. Os dados, como não poderia deixar de ser, são o “coração” do processo - e a falha, aqui, diz respeito a dados desatualizados, duplicados ou mesmo incorretos.
Além disso, informações sem contexto ou detalhes necessários não são realmente úteis para a investigação de terceiros, gerando falta de compreensão por parte da equipe e exposição a problemas legais. Tudo isso resulta em uma due diligence vagarosa e inefetiva.
Nesse sentido, contar com plataformas automatizadas com fontes confiáveis e higienização de dados, como o upMiner, faz toda a diferença para assegurar a precisão e a eficiência da diligência prévia.
👉 Saiba como o upMiner otimiza e aumenta a eficácia das práticas de due diligence
2. Negligenciar a conformidade regulatória
Embora atender aos requisitos de compliance pareça óbvio, a realidade não é tão simples: pode ser desafiador acompanhar as constantes mudanças legais e regulatórias dos diferentes mercados, especialmente quando falamos de um time de compliance sobrecarregado e com uma longa lista de pendências.
Ainda assim, manter a due diligence atualizada com esses requisitos é obrigatório, sob o risco de acarretar sérias sanções legais, penalidades financeiras e danos reputacionais.
3. Não aprofundar a análise de red flags financeiras
Em se tratando de erros em due diligence, um dos mais frequentes é superestimar os dados financeiros de destaque (confiando somente nesses “big numbers” para fundamentar a análise) e não aprofundar o estudo de métricas-chave, tendências do segmento e outros potenciais sinais de alerta. Essa falha, de fato, tende a gerar avaliações imprecisas e problemas associados a riscos financeiros ocultos.
4. Preparação inadequada (ou ausente) na fase preliminar
Avaliações prévias são essenciais, especialmente no caso de fusões e aquisições! Ignorar essa etapa acarreta em oportunidades perdidas e sinais de alerta ocultos, assim como o potencial desperdício de tempo e recursos da equipe. Nessa fase da preparação, certifique-se de traçar um panorama do histórico da empresa em questão, assim como do modelo de negócio e do cenário competitivo.
5. Não contar com o apoio de softwares especializados
Não há como negar o poder da tecnologia: hoje, plataformas especializadas como o upMiner são basicamente indispensáveis, em especial quando grandes volumes de dados precisam ser avaliados em prazos curtos.
Essas ferramentas reduzem reduzem drasticamente o tempo de pesquisa e análise, fornecendo fontes de dados atualizadas e garantindo mais precisão e segurança a todo o processo de due diligence. Vale destacar que, com a automação, a equipe se torna apta a focar seus esforços em tarefas mais complexas e estratégicas no escopo da diligência.
Solicite um teste grátis do upMiner e aprimore suas práticas de due diligence com tecnologia!
Consolidada no mercado e disponibilizando mais de 2000 fontes de dados confiáveis e atualizadas, a plataforma upMiner da upLexis é especializada na otimização de processos de compliance e gestão de riscos.
Abrangendo uma ampla gama de soluções - desde due diligence e background check à detecção de conflitos de interesses e recuperação de ativos -, o upMiner otimiza suas investigações de terceiros e eleva o nível das suas práticas de prevenção a fraudes.
Clique no banner abaixo e solicite um teste gratuito para conhecer as vantagens do upMiner na prática! 👇
Imagem de destaque: Freepik