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Os 5 principais erros em due diligence que comprometem sua investigação

Atualizado em 6 de agosto de 25 | Geral  por

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Redação upLexis

Executivo em ambiente corporativo demonstrando preocupação e frustração. A imagem representa os erros em due diligence e suas potenciais consequências, como perdas financeiras, danos reputacionais e sanções legais.

Erros em due diligence, infelizmente, são bastante comuns – e tendem a custar caro para as organizações a médio e longo prazo. Da preparação inadequada à falta de clareza e confiabilidade nos dados, essas falhas proliferam nas investigações de terceiros e podem acarretar sérios danos financeiros, reputacionais e legais. Nesse sentido, é indispensável maximizar a eficiência e a precisão da diligência prévia com estratégia e tecnologia. 

Guia rápido de leitura💡| Aqui, você vai encontrar: 

  • O (alto) custo dos erros em due diligence 
  • Os 5 principais erros que podem comprometer o processo 
  • Aprimore suas práticas de due diligence com tecnologia: solicite um teste gratuito do upMiner 

Se os erros em due diligence podem custar caro para as organizações – levando a decisões mal-sucedidas e perdas financeiras – evitar essas falhas de maneira proativa é um caminho certeiro para tornar a empresa menos vulnerável a fraudes, multas relativas a compliance e danos à reputação. 

Um estudo divulgado pelo Portal FGV, que analisa as principais razões do fracasso de fusões e aquisições (M&A) no Brasil, ressaltou a grande importância do processo de diligência para combater essa realidade. Segundo a pesquisa, é comum que “fatores obscuros” não sejam identificados a tempo, tais como a falha em antecipar mudanças no mercado (que podem afetar o retorno sobre o investimento) e problemas internos nas empresas adquiridas. 

Nesse cenário, considerando que a diligência prévia é fundamental em procedimentos como M&A, novos investimentos, Know your Supplier (KYS) e Know your Partner (KYP), entre outros, é igualmente necessário fortalecer sua execução, prevenir quaisquer falhas e garantir sua efetividade. Acompanhe!

O (alto) custo dos erros em due diligence 

Os custos de errar em due diligence é, muitas vezes, o custo de sofrer com grandes fraudes e escândalos empresariais. Na prática, a diligência visa garantir que os clientes, parceiros, fornecedores e demais stakeholders de fato são quem eles dizem que são, tornando-se dignos da confiança da organização. 

Esse cuidado preventivo, vale acrescentar, é mais estratégico do que nunca na era digital em que vivemos. De acordo com uma pesquisa global da PwC, os principais fraudadores das empresas em 2020 foram clientes (26%), hackers (24%) e fornecedores (19%), ressaltando o fato de que, em se tratando de fraudes corporativas, o perigo realmente mora ao lado

De acordo com um relatório da Association of Certified Fraud Examiners, uma empresa média perde cerca de 5% da sua receita anual com fraudes a cada ano, o que gera uma perda estimada de $117.000 antes da detecção dessas fraudes. O mesmo levantamento elencou a due diligence de fornecedores e colaboradores como fator-chave de prevenção, assim como avaliações de risco e a revisão periódica dos controles internos, entre outras ações. 

Os 5 principais erros em due diligence que comprometem sua investigação 

1. Não dispor de dados claros e confiáveis 

Vale destacar que esse erro comum foi destacado pela Forrester Research como um dos principais desafios da due diligence. Os dados, como não poderia deixar de ser, são o “coração” do processo - e a falha, aqui, diz respeito a dados desatualizados, duplicados ou mesmo incorretos

Além disso, informações sem contexto ou detalhes necessários não são realmente úteis para a investigação de terceiros, gerando falta de compreensão por parte da equipe e exposição a problemas legais. Tudo isso resulta em uma due diligence vagarosa e inefetiva. 

Nesse sentido, contar com plataformas automatizadas com fontes confiáveis e higienização de dados, como o upMiner, faz toda a diferença para assegurar a precisão e a eficiência da diligência prévia. 

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2. Negligenciar a conformidade regulatória 

Embora atender aos requisitos de compliance pareça óbvio, a realidade não é tão simples: pode ser desafiador acompanhar as constantes mudanças legais e regulatórias dos diferentes mercados, especialmente quando falamos de um time de compliance sobrecarregado e com uma longa lista de pendências. 

Ainda assim, manter a due diligence atualizada com esses requisitos é obrigatório, sob o risco de acarretar sérias sanções legais, penalidades financeiras e danos reputacionais

3. Não aprofundar a análise de red flags financeiras 

Em se tratando de erros em due diligence, um dos mais frequentes é superestimar os dados financeiros de destaque (confiando somente nesses “big numbers” para fundamentar a análise) e não aprofundar o estudo de métricas-chave, tendências do segmento e outros potenciais sinais de alerta. Essa falha, de fato, tende a gerar avaliações imprecisas e problemas associados a riscos financeiros ocultos. 

4. Preparação inadequada (ou ausente) na fase preliminar 

Avaliações prévias são essenciais, especialmente no caso de fusões e aquisições! Ignorar essa etapa acarreta em oportunidades perdidas e sinais de alerta ocultos, assim como o potencial desperdício de tempo e recursos da equipe. Nessa fase da preparação, certifique-se de traçar um panorama do histórico da empresa em questão, assim como do modelo de negócio e do cenário competitivo. 

5. Não contar com o apoio de softwares especializados 

Não há como negar o poder da tecnologia: hoje, plataformas especializadas como o upMiner são basicamente indispensáveis, em especial quando grandes volumes de dados precisam ser avaliados em prazos curtos

Essas ferramentas reduzem reduzem drasticamente o tempo de pesquisa e análise, fornecendo fontes de dados atualizadas e garantindo mais precisão e segurança a todo o processo de due diligence. Vale destacar que, com a automação, a equipe se torna apta a focar seus esforços em tarefas mais complexas e estratégicas no escopo da diligência. 

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Imagem de destaque: Freepik