search
BlogGeral

Efeito cascata em programas de compliance

Efeito cascata em programas de compliance

Atualizado em 3 de junho de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

No dia 7 de abril, foi aprovada a lei (PL 320/2019). Ela estabelece que as empresas privadas que mantêm ou pretendem firmar contratos com a administração pública, deverão se comprometer a adotar medidas éticas e de transparência, a fim de evitar atos de corrupção e fraudes dentro e fora da organização. Ou seja, será necessário investir em programas de compliance eficientes daqui pra frente.

O objetivo por trás desta nova lei não é só de evitar a ocorrência de casos ilícitos, mas também incentivar e disseminar a cultura de integridade no mercado brasileiro.

Afinal, a adoção de um programa de compliance vai muito além da prevenção contra riscos, ele é capaz de garantir uma boa conduta em diversos aspectos, desde a responsabilidade ambiental até a própria sustentabilidade da empresa. 

Portanto, as empresas que não tem um programa de compliance, devem investir na sua implementação. As organizações que possuem um, devem buscar o aprimoramento de forma contínua.

Por que é tão necessário um programa de compliance no mundo corporativo? 

O compliance no mundo corporativo garante que a empresa esteja de acordo com as leis, normas e políticas presentes no mercado e no setor que ela está presente.

No Setor da Saúde, por exemplo, existem alguns tipos de procedimentos que a instituição deverá seguir que nos meios financeiros não são necessários. Ou seja, em cada ambiente/setor o programa de compliance terá suas particularidades. 

Prevenir as organizações contra riscos como multas e fraudes, detectar erros e punir atos que vão contra o código de conduta ética são algumas ações que fazem parte de um programa de compliance efetivo e são capazes de garantir a preservação da reputação e imagem da marca.

Outro ponto importante a ser mencionado é o combate à corrupção no Brasil, um problema antigo que gera um prejuízo de cerca de R$ 200 bilhões por ano, segundo o procurador federal Paulo Roberto Galvão.

Portanto, mudanças como a instituição de programas de compliance por parte do governo e das empresas são mais do que necessárias para melhorar também a qualidade do ambiente de negócios no país, garantindo dessa forma relações mais transparentes e diminuindo a incidência de atos ilícitos (corrupção, lavagem de dinheiro, uso de propina, entre outros).

Características de um efetivo programa de compliance: 

  • Modelo de governança estruturado;
  • Envolvimento da alta gestão;
  • Presença e cumprimento de um código de conduta ética;
  • Políticas claras;
  • Padronização de processos;
  • Processos de gestão, controle e prevenção de riscos;
  • Canal de denúncias;
  • Treinamentos e boa comunicação entre todos da empresa;
  • Bom funcionamento de práticas como: auditorias, due diligence, checagem de terceiros e monitoria.

O papel da tecnologia nos programas de compliance 

Outro aspecto importante a ser levado em conta, tanto pelas empresas quanto pelo governo, é a necessidade de se investir em tecnologia a fim de automatizar práticas de compliance e otimizar o tempo das equipes envolvidas nestes processos.

Um bom exemplo disso é a checagem de terceiros, um procedimento essencial mas que geralmente envolve a coleta e análise de muitos dados, podendo levar até dias para ser concluído quando feito de forma manual.

Ao contratar uma plataforma de mineração de dados é possível realizar este trabalho em minutos e de forma muito mais precisa.

Solução de compliance para a sua empresa

A plataforma upMiner é um exemplo de uma solução bastante conhecida no meio de compliance, pois ela é capaz de consolidar um grande volume de dados em relatórios estruturados e personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

Dessa forma, gestores, analistas e diretores conseguem ter em mãos informações diversas para tomar decisões baseadas em dados, prevenir riscos e mitigá-los.

Dentro da ferramenta são diversos aplicativos que têm como base mais de 2.000 fontes nacionais e internacionais. Identifique, apenas com o número de CPF ou CNPJ, informações como:

  • Mídias negativas;
  • Pendências financeiras;
  • Pessoas Politicamente Expostas;
  • Relações entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos;
  • Presença em listas restritivas;
  • Embargos ambientais;
  • Entre outros.

Para conhecer com mais detalhes e testar a plataforma gratuitamente, clique no banner abaixo e preencha o formulário.
Você poderá fazer suas próprias consultas e constatar na prática como a nossa solução pode ajudar no seu dia a dia.

Banner: solicite um teste.