Logo upLexis
search
BlogGeral

Data mining: por que usar na sua gestão de comp...

Data mining: por que usar na sua gestão de compliance?

Atualizado em 20 de maio de 22 | Geral  por

Carolina Erreira

Estamos cada vez mais conectados e a forma como nos relacionamos, nos comunicamos, nos entretemos e consumimos mudou com a transformação digital. Cada uma dessas ações que realizamos diariamente utilizando a internet gera uma quantidade enorme de informações que são armazenadas com o big data.

Para construir um programa de compliance eficaz, devemos começar por dados nos quais podemos confiar. Contudo, na era do big data estamos sobrecarregados com fluxos de dados de várias fontes, e muitas vezes não temos a capacidade de extrair insights deles.

Por isso a importância do data mining em um programa de compliance. Com o uso da mineração de dados é possível analisar e estruturar um grande volume de informações a fim de receber insights que auxiliam a empresa na gestão de risco, contribuindo para a tomada de decisões e otimizando resultados. Quer saber como a área de compliance da sua empresa pode fazer uso do data mining para construir políticas internas e identificar possíveis riscos?

Continue lendo este texto até o final.

O que é data mining?

Data mining (em português, mineração de dados) é uma tecnologia utilizada para identificar padrões, conexões, correlações e anomalias em uma grande quantidade de dados, e dessa forma encontrar ameaças e oportunidades com mais facilidade.

A mineração de dados extrai e filtra do big data dados brutos para transformá-los em informações valiosas que geram insights e, se associadas à inteligência estratégica, resultam em vantagem competitiva para as empresas.

A partir da extração e análise dos dados relevantes obtidos do data mining, é possível aprimorar processos conforme o propósito almejado, encontrar oportunidades de melhorias, prevenir riscos, localizar padrões em relacionamentos e problemas ainda não identificados para assim ajudar na tomada de decisões estratégicas do negócio.

Claramente que, com a quantidade infinita de dados a serem avaliados, a mineração não pode ser feita apenas com a ação humana de forma eficiente. Para isso, existem softwares especializados em data mining. Falaremos mais sobre ferramentas ao final do texto.

Compliance movido a dados

Os processos de compliance envolvem um grande volume de documentos e informações a serem analisadas. A busca por grandes quantidades de dados pode ser demorada e difícil de manejar, já que estes dados normalmente precisam ser obtidos de fontes distintas e em vários formatos.

Outro problema presente na gestão de compliance é que os documentos extraídos dessas diversas fontes muitas vezes não possuem dados estruturados, ou seja, com um padrão. As atividades de conformidade dependem do acesso rápido a informações de alta qualidade e relatórios de fácil visualização.

Dessa forma, ao integrar estrategicamente tecnologias e ferramentas, as organizações podem obter programas de conformidade orientados por dados inteligentes e eficazes.

Com o uso da tecnologia, é possível economizar tempo e recursos graças à automatização de atividades manuais e repetitivas. Utilizando ferramentas de automação, o processo de compliance torna-se mais rápido e seguro, tornando possível ao ser humano realizar análises avançadas de forma mais eficaz e tomar decisões mais precisas e com qualidade.

A importância do data mining na gestão de compliance

E quais são essas tecnologias que otimizam o processo de compliance? É aí que entram as ferramentas que utilizam o data mining. Lembra que falamos anteriormente sobre como a mineração de dados possibilita analisar e estruturar um grande volume de informações, contribuindo assim para a geração de insights e tomada de decisões?

Por meio de ferramentas que utilizam a tecnologia de mineração de dados, o profissional de compliance obtém acesso às informações extraídas de fontes públicas e privadas, nacionais e internacionais, em um único lugar. Além disso, os relatórios gerados por essas ferramentas são estruturados, ou seja, possibilitam a fácil identificação de informações por meio de um padrão de visualização.

A partir dessa tecnologia, é possível realizar atividades como background check, due diligence, avaliação de conflito de interesses, recuperação de bens, prevenção a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção, entre outras atividades referentes à gestão de compliance. Muitas dessas ferramentas possibilitam também utilizar workflow e ciclo de aprovação e reprovação automática de relatórios, para assim otimizar o processo de esteira de análise de um grupo.

Outra atividade muito frequente que estes recursos facilitam é a monitoria automática de relatórios, possibilitando assim o acompanhamento periódico de uma determinada investigação. Mas e agora, diante de tantas informações, qual plataforma escolher?

upMiner: a ferramenta de mineração de dados para a sua empresa

O upMiner é uma plataforma de mineração de dados que otimiza a busca por informações de pessoas físicas e jurídicas. De forma on-line, a ferramenta permite aos gestores pesquisar, por meio de CPF e CNPJ, dados cruciais para avaliação de risco.

Muito utilizada em diversos segmentos, a plataforma upMiner conta com centenas de fontes de consulta, proporcionando aos gestores dados para conseguir analisar e tomar decisões. Confira algumas das vantagens em utilizar o upMiner como sua ferramenta de data mining:

  • Possui mais de 2.000 fontes nacionais e internacionais que podem ser utilizadas para pesquisar pessoas e empresas;
  • Conta com mais de 16 aplicativos internos especializados na entrega de relatórios personalizados, que podem ser utilizados para diversas práticas: due diligence, background check, auditorias, busca por conflito de interesses, enriquecimento de dados, entre outras;
  • Otimização do tempo e redução de custos: é possível efetuar mais análises com um menor número de colaboradores;
  • Facilidade na análise e interpretação dos resultados: as informações vêm organizadas e estruturadas em formato de relatório, divididas em categorias, facilitando assim a leitura e a interpretação;
  • Consultas em tempo real: acesso aos dados mais atualizados disponíveis no mercado.

Quer saber mais sobre como o upMiner pode ser a solução ideal para a sua gestão de compliance? Clique no banner abaixo, preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita da plataforma!

Banner de solicite um teste.