Logo upLexis
search
BlogGeral

Plataforma de compliance: benefícios de impleme...

Plataforma de compliance: benefícios de implementar uma solução para verificar e monitorar terceiros

Atualizado em 26 de setembro de 23 | Geral  por

Rômullo Martins

Contar com uma plataforma de compliance para verificar e monitorar terceiros pode trazer uma série de vantagens às empresas, principalmente em relação a segurança corporativa. 

Segundo o estudo Third-Party Risk Management Outlook 2022, publicado pela KPMG, 73% dos mais de 1.200 executivos entrevistados disseram que enfrentaram pelo menos um grande incidente diretamente atribuído a terceiros nos últimos três anos. 

Embora, na mesma pesquisa, 85% dos participantes informaram que iniciativas de Gestão de Riscos de Terceiros (TPRM, em inglês), era uma prioridade.

Sendo assim, é possível compreender que fazer o gerenciamento de fornecedores, parceiros e demais stakeholders envolvidos com o negócio não é uma tarefa fácil. 

Entretanto, veremos que esse processo pode ser facilitado com o uso de tecnologia. 

Neste artigo, falaremos brevemente quais são os principais benefícios de ter uma plataforma de compliance para fazer a verificação e o monitoramento de terceiros.

Continue a leitura a seguir.

Por que utilizar uma plataforma de compliance?

Como já é de conhecimento dos empreendedores, fazer com que a empresa esteja em conformidade em todos os seus aspectos é um trabalho que exige bastante comprometimento e investimento, principalmente da alta administração, que deve servir como exemplo para os demais.

Quando falamos em investimentos, isso não está limitado apenas à questão financeira, mas também em tempo e profissionais qualificados, afinal eles são essenciais para a implementação e manutenção do programa de compliance.

Cuidar de questões trabalhistas, fiscais, socioambientais, regulatórias e muitas outras que fazem parte deste universo sem o auxílio de ferramentas seria praticamente impossível. 

Nesse sentido, investir em plataforma de compliance pode corroborar para maior efetividade na execução de diversas tarefas, como por exemplo a revisão de contratos ou a implementação de um canal de denúncias. 

Plataforma de compliance para gestão de terceiros

Falando especificamente da verificação e monitoramento de terceiros, tema principal deste artigo, usar uma plataforma de compliance pode ser bastante útil, ainda mais quando falamos em organizações que possuem grande número de relacionamentos.

Frequentemente vemos nos noticiários marcas renomadas que acabam tendo a sua imagem prejudicada por estarem associadas, mesmo que indiretamente, com pessoas e empresas de má reputação ou conduta. 

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental não só contar com uma due diligence completa no início da relação, mas também fazer o acompanhamento do terceiro ao longo do relacionamento.

Todavia, realizar esses procedimentos de forma manual é bastante demorado e muitas vezes não é eficiente. 

Quais são os benefícios de uma plataforma de compliance para gestão de terceiros?

Existe uma série de vantagens que as empresas podem obter ao utilizar uma plataforma de compliance para gerenciar os seus stakeholders. 

Neste artigo, separamos algumas que julgamos bastante relevantes. Confira a seguir:

Redução de custos

Quando realizada manualmente, uma única due diligence pode levar horas ou até mesmo dias para ser concluída, dependendo de quais são os critérios de avaliação da empresa.

Com uma plataforma de compliance, é possível automatizar algumas etapas desse processo, como por exemplo a coleta de dados, uma das atividades que mais demandam tempo dos profissionais.

Com a coleta e estruturação de dados automatizada, os analistas conseguem fazer mais análises em um menor período. Desse modo, é possível reduzir consideravelmente os custos homem-hora para esse serviço.

Informações centralizadas

Por mais que atualmente muitas informações estejam disponíveis na internet, elas se encontram em diferentes locais e em formatos distintos.

A forma de consultar uma empresa na Receita Federal, por exemplo, não é a mesma que em um Tribunal, assim como a maneira dos dados serem disponibilizados podem variar bastante. 

O manuseio de muitos dados fica bastante suscetível a erros e inconsistências. Com uma plataforma de compliance, pode-se centralizar todas as pesquisas em um único local.

Além de facilitar a visualização das informações, evita-se perdas.

Dados confiáveis

Complementando o que foi citado anteriormente, apesar de muitas informações estarem disponíveis na web, nem tudo é confiável. 

Para tomar decisões informadas, é preciso ter como base dados verídicos. Uma plataforma de compliance pode estar integrada com as principais fontes de notícias, como tribunais de justiça, órgãos reguladores, agências governamentais, entre outros.

Bem como, contar com recursos para filtrar e qualificar essas pesquisas, com uma inteligência artificial por exemplo. Logo, é possível tomar decisões com base em informações de confiança.

Segurança

Com um processo de investigação mais preciso e apurado, a empresa pode ter mais transparência e segurança ao se relacionar com terceiros. 

Com isso, pode-se evitar problemas como conflito de interesses, fraudes e até mesmo corrupção. A plataforma de compliance pode ser essencial para o atender práticas como KYC, KYS e PLD-FT, bem como fazer a identificação e sinalizar a presença de pessoas politicamente expostas envolvidas na negociação.

Monitoramento

A diligência prévia releva apenas qual é a situação atual da pessoa ou empresa pesquisada. Durante o tempo de relacionamento, o status de risco dessa entidade pode mudar.

Para acompanhar essa movimentação, é necessário realizar novas pesquisas em períodos pré-determinados pela organização. Com uma plataforma de compliance, é possível fazer o monitoramento de terceiros de maneira automática. 

Ao configurar o sistema, a empresa é informada sempre que houver uma mudança significativa no relatório. Sendo assim, pode tomar ações preventivas.

Plataforma de compliance referência no mercado

A upLexis está há mais de 19 anos levando ética e transparência para o mercado. Somos especializados na busca e estruturação de grandes volumes de dados.

Através da plataforma upMiner, otimizamos práticas como due diligence, background check e recuperação de ativos.

Representação da plataforma upMiner.

Com a nossa solução, você pode investigar pessoas e empresas apenas com o número de CPF ou CNPJ em mais de 2.000 fontes de informação. 

Identifique em poucos minutos dados relevantes para análise e tomada de decisão, tais como:

  • Processos judiciais;
  • Pendências financeiras;
  • Mídias negativas;
  • Embargos ambientais;
  • Presença em listas restritivas;
  • Entre outros.

Gere relatórios personalizados com score de risco e garanta mais segurança ao se relacionar com terceiros. Conte também com as nossas APIs para tornar as suas consultas ainda mais ágeis. 

Solicite um teste gratuito

Conheça na prática a nossa solução. Clique aqui, preencha o formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível.

Você poderá utilizar a nossa plataforma por um período de teste, fazer suas próprias consultas e conhecer na prática todos os seus benefícios.