Logo upLexis
search
BlogGeral

Como otimizar os processos de recrutamento e se...

Como otimizar os processos de recrutamento e seleção?

Atualizado em 18 de março de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

A importância de boas contratações

Sabemos que os funcionários são a chave do sucesso para qualquer empresa, sendo assim realizar um bom processo de recrutamento e seleção é fundamental para garantir as tais boas contratações.

Funcionários idôneos, motivados e alinhados com as expectativas do negócio são o objetivo por detrás deste processo. Mas, a questão mais importante que iremos abordar neste artigo é:

Como otimizar esses processos a fim de atingir o objetivo principal? 

Hoje em dia, sabemos que o setor de RH pode contar com a tecnologia e inúmeras ferramentas como forma de auxílio neste momento.

Algumas práticas que já são bastante adotadas são: 

  • Divulgação das vagas virtualmente em sites e redes sociais como: LinkedIn, Vagas.com, InfoJobs, entre outros.
  • Investimento em recursos digitais para obter um banco de dados atualizado
  • Uso de um suporte externo para a etapa de recrutamento e seleção

Essas são algumas das inúmeras práticas que podem ajudar o gestor de RH a otimizar o processo. Na maioria das etapas citadas acima, pode se notar que os dados são algo primordial no processo. Afinal, com diversos casos de corrupção acontecendo diariamente no Brasil, o aumento em roubo de cargas em alguns estados e fraudes, é fundamental consultar dados cadastrais, processos, entre outros.

Saber utilizar a tecnologia é primordial!

Um ponto importante a se levantar é que o gestor de RH e a sua equipe devem estar abertos a novos conhecimentos e práticas de otimização de processos. Afinal, diariamente surgem novas ferramentas e novidades no setor e no mundo.

Qual o papel do upMiner na otimização dos processos de recrutamento e seleção?

A plataforma consegue trazer dados relevantes em formato de relatórios analíticos que são capazes de facilitar o processo de verificação e análise de informações sobre os candidatos.

São mais de 1900 fontes de dados nacionais e internacionais que garantem assertividade e agilidade em processos de tomada de decisão.

Imagina quanto tempo, antes de ferramentas como o upMiner, o gestor de RH e sua equipe perdia ao buscar por esses dados em fontes comuns para realizar a verificação e análise.

Felizmente, através de plataformas como essa, é possível fazer uma checagem tanto de candidatos, quanto de terceiros de forma simples.

Fontes públicas e privadas que têm acesso à documentação cadastral, antecedentes criminais, dados de crédito, processos trabalhistas, envolvimento em crimes e fraudes, entre outros, podem evitar que uma empresa contrate um indivíduo condenado por tráfico ou lavagem de dinheiro como auditor de uma empresa, por exemplo.

Diminuir o índice de erros e aproveitar os talentos da melhor forma são alguns dos inúmeros benefícios trazidos pelo upMiner.

Separamos um conteúdo específico que fala o impacto e importância de analisar dados, não deixe de conferir!

ebook impacto da análise de dados