Logo upLexis
search
BlogGeral

Fraudes em compras de EPIs: como evitá-las?

Fraudes em compras de EPIs: como evitá-las?

Atualizado em 29 de setembro de 22 | Geral  por

Rômullo Martins

A segurança no trabalho é sem dúvidas uma via de mão dupla. Se por um lado as organizações querem evitar ter seus colaboradores afastados por conta de algum acidente, por outro, os trabalhadores querem garantir a sua integridade física e emocional no ambiente corporativo.

Para que se tenha efetividade nas ações de segurança, é preciso compreender que há uma responsabilidade compartilhada. Isso significa que ambas as partes, empregador e empregado, precisam cumprir com as suas obrigações.

Nesse sentido, uma das responsabilidades por parte das empresas é o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual, de forma gratuita aos colaboradores.

Os EPIs, como também são bastante conhecidos, são materiais indispensáveis no dia a dia de muitos trabalhadores. Definidos pela Norma Regulamentadora N° 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), eles podem ser descritos como todo dispositivo ou produto, de uso individual pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Contudo, um problema que acontece frequentemente envolvendo o fornecimento destes equipamentos são as fraudes na sua compra.

Além de causarem grandes prejuízos financeiros às organizações, a validade e a qualidade dos materiais também podem sofrer alterações, comprometendo a sua eficácia e consequentemente a segurança dos seus usuários. 

Pensando nisso, falaremos neste artigo como as empresas podem prevenir fraudes na compra destes materiais.

Continue a leitura a seguir!

Recorrente na área da saúde, mas uma preocupação para todos os setores

É evidente que nem todas as empresas precisam fornecer equipamentos de proteção individual aos seus colaboradores. Essa obrigação vai variar bastante de acordo com o tipo de negócio e os serviços prestados. 

Algumas profissões oferecem mais riscos à integridade física dos trabalhadores que outras, como por exemplo trabalhos que envolvem energia elétrica, manuseio de máquinas e atividades em grandes altitudes, por exemplo.

Falando mais especificamente de setores, na área da saúde e da construção civil o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é indispensável. Entretanto, é justamente nessas áreas que acontecem as maiores incidências de fraudes. 

Como normalmente envolve compras recorrentes e em grandes quantidades, os fraudadores veem nestas áreas oportunidades para aplicarem fraudes.

Seja superfaturando notas ou comprando produtos de origem duvidosa, é fato que esse problema impacta diretamente as empresas e pode acontecer em qualquer segmento.

Tanto setores públicos quanto privados são afetados pela fraude na compra de EPIs

Nenhuma empresa está livre de ter problemas envolvendo fraudes na compra de produtos. Infelizmente, essa prática é bastante comum e atinge empresas sem distinção, principalmente se o volume de pedidos for alto.

A falta de controle associada a má conduta de alguns colaboradores acaba tornando o ambiente corporativo propício para esse tipo de crime.

Um bom exemplo disso são as fraudes envolvendo processos de licitação, que afetam as empresas públicas do país.

Em uma matéria publicada recentemente pelo site do Governo, irregularidades foram constatadas na emissão de notas fiscais de compra e venda de insumos por uma empresa contratada pelo município de Presidente Dutra, no Maranhão. A compra se tratava de equipamentos e também medicações a serem utilizados no combate à epidemia do COVID-19 na região.

Este é apenas um dos diversos casos de fraude que acontecem envolvendo a compra de equipamentos de proteção individual no país, que prejudica não só as organizações, mas também as pessoas que dependem do serviço em questão.

Por essa razão, é necessário investir em medidas para combater tais problemas.

Como evitar fraudes na compra de equipamentos de proteção individual?

Uma das formas de se fazer isso é investindo na checagem e monitoria de fornecedores. 

Hoje sabe-se que adotar processos como Know Your Supplier (KYS) é fundamental para garantir bons relacionamentos e ter um alto nível de compliance nas organizações.

Além de se certificar que a contratada é capaz de entregar os produtos dentro do prazo e com a qualidade esperada, ao pesquisar o histórico dos fornecedores, as organizações podem obter informações importantes para análise e dessa maneira evitar associações que possam causar prejuízos no futuro.

De maneira geral, a pesquisa do histórico é fundamental para mitigar riscos jurídicos e de imagem. 

É interessante a empresa contratante buscar e validar algumas informações do seu potencial fornecedor, dentre elas:

  • A situação em órgãos como Receita Federal;
  • A situação financeira da empresa;
  • Presença de ações judiciais;
  • Mídias negativas envolvendo o fornecedor;
  • Participação em listas restritivas;
  • O quadro de sócios e administradores, assim como a participação de pessoas politicamente expostas no negócio;
  • Dados cadastrais;
  • Entre outros.

Quanto mais informações a empresa conseguir verificar, menores são as chances de ter problemas com fraudes.

A checagem reflete o momento atual do fornecedor, isso não significa que ele não possa ter problemas no futuro. Por essa razão, monitorar continuamente é necessário.

A importância de contar com tecnologia 

Embora atualmente existam formas mais eficientes de se fazer checagens e monitorias de fornecedores, muitas empresas ainda fazem de modo tradicional, que consiste em buscar manualmente as informações sobre a empresa na qual há interesse em contratar. 

Além de ser um processo demorado, é bastante complexo reunir dados de diferentes fontes em um relatório para chegar a uma conclusão.

Hoje, plataformas que mineram dados, por exemplo, podem fazer esse trabalho com muito mais rapidez e precisão. Ao contar com essa tecnologia, as empresas podem checar pessoas físicas e jurídicas em diversos âmbitos, como jurídicos, financeiros e ambientais e ter relatórios estruturados para análise e tomada de decisão.

Uma checagem que levaria dias, pode ser concluída em questão de minutos, tornando a prevenção à fraudes muito mais precisa.

Como a upLexis pode ajudar a sua empresa a prevenir fraudes?

A upLexis é especialista em coleta de dados. Através da plataforma upMiner, você pode checar pessoas e empresas apenas com o número de CPF ou CNPJ.

Gere relatórios estruturados e tenha em mãos informações atualizadas de fornecedores, parceiros, colaboradores e demais stakeholders.

Utilize também a opção monitoria e seja notificado sempre que houver alguma mudança em seus relatórios.

As consultas via API tornam as checagens ainda mais rápidas. Você pode saber mais detalhes do upMiner clicando aqui.

Fortaleça uma cultura que ajuda a prevenir irregularidades no seu negócio

Um ambiente onde os colaboradores se sintam seguros para apontar possíveis irregularidades, também é importante para combater fraudes.

Esse espaço pode ser conquistado através da cultura de speak up. Elaboramos um e-book junto de duas especialistas abordando este tema associado à prática de background check.

Neste material, que está disponível gratuitamente, você encontrará:

  • Vantagens de uma cultura de speak up;
  • Mecanismos de promoção da cultura de speak up;
  • Background check: o que é isso, afinal? Conceitos e funcionalidades no sistema de integridade;
  • Investigação e background check dentro de uma cultura de speak up.

Para recebê-lo em seu e-mail, clique no banner abaixo e preencha o formulário.