Logo upLexis
search
BlogGeral

Due diligence e monitoramento de terceiros: faç...

Due diligence e monitoramento de terceiros: faça com mais rapidez e precisão

Atualizado em 8 de novembro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Após a etapa da criação de normas e políticas internas, os programas de compliance também exigem processos de due diligence e monitoramento de terceiros, afinal, eles são parte importante do negócio e podem influenciar diretamente no desenvolvimento da organização.

Contudo, tradicionalmente, esses procedimentos são morosos e requerem um esforço muito grande, algo que nem sempre é viável. Neste contexto, este artigo abordará como realizar essas atividades de uma forma mais rápida e precisa.

Por que uma due diligence pode ser muito trabalhosa?

Como já é de conhecimento, para avaliar oportunidades de negócios, muitas vezes é necessário coletar diversas informações. Além de checar a empresa em questão, é indispensável avaliar também as entidades que se relacionam a ela. 

Dependendo do número de envolvidos, esse processo pode levar dias. Manusear um grande volume de dados manualmente também tem seus desafios. Há possibilidades de inconsistências e erros humanos.

Entretanto, essa atividade é imprescindível para evitar situações de riscos e más associações.

Saiba tudo sobre due diligence em: https://uplexis.com.br/blog/artigos/o-que-e-due-diligence/

A exigência de realizar due diligence cada vez mais completa

É evidente que nem todas as operações envolvem o mesmo grau de risco. Porém, em muitos casos, apenas verificar a situação financeira e a existência de processos judiciais, por exemplo, não é o suficiente.

Quando pensamos em ESG, tema que está sendo fortemente discutido nos dias atuais, vemos que analisar questões ambientais e sociais podem ser ainda mais importantes. 

Mas, quanto mais informações for preciso coletar, mais tempo levará para a conclusão da due diligence.

Como otimizar o processo de due diligence

Vimos que as consultas manuais podem ser extremamente demoradas. Todavia, atualmente existem outras formas de fazer essa coleta de informações. Nesse artigo, focaremos na mineração de dados. 

Essa metodologia, encontrada em muitas plataformas, possibilita buscar centenas de dados sobre pessoas físicas e jurídicas em poucos minutos.

Conectadas a inúmeras fontes, a partir de critérios como número de CPF ou CNPJ, as plataformas que utilizam essa metodologia conseguem acessar rapidamente os sites de interesse e retornar as informações conforme estão disponibilizadas. 

Principais benefícios de utilizar uma plataforma de mineração para o processo de due diligence

As vantagens são muitas. A primeira delas diz respeito à economia de tempo. Informações como processos judiciais, mídias negativas, antecedentes criminais, certidões e participações em listas restritivas, por exemplo, podem ser verificadas com rapidez.

A abrangência das consultas também é um ponto muito importante. Muitas vezes engloba fontes nacionais e internacionais. 

Além disso, as informações encontradas são organizadas e estruturadas em relatórios, facilitando na hora da análise. Consequentemente, as chances de inconsistências são bastante reduzidas.

Ou seja, com uma plataforma é possível otimizar a due diligence e tornar esse processo muito mais prático.

Monitoramento também é fundamental 

Conforme descrito anteriormente, pode-se perceber que a due diligence normalmente está relacionada a processos de onboarding, ou seja, fase inicial de uma contratação. Entretanto, após análise e a aprovação do terceiro, também é necessário fazer o monitoramento do mesmo, pois, a empresa pode ter algum tipo de complicação no futuro.

Para isso, as plataformas que contam com mineração de dados também são bastante utilizadas. Dependendo da solução, ao selecionar uma periodicidade, a mesma gera novos relatórios automaticamente, evidenciando sempre que houver uma alteração. 

Com isso, a prevenção de riscos se torna muito mais eficiente.

Plataforma de mineração de dados referência no mercado

upMiner é um exemplo de solução que otimiza processos que necessitam de coleta de dados. Conectada com mais de 2.000 fontes entre órgãos públicos, como Tribunais, Receita Federal, MPF, Ibama, COAF, CVM e  bureaus de crédito como Serasa e Boa Vista, a plataforma auxilia na prevenção de riscos de imagem, socioambiental, financeiro, entre muitos outros.

As consultas são feitas em tempo real, trazendo informações atualizadas sobre pessoas e empresas.

Conclusão

Due diligence e monitoria de terceiros são processos essenciais para toda empresa que quer prevenir riscos. O investimento em uma plataforma torna essas atividades menos maçantes e mais precisas, proporcionando inúmeros benefícios à organização.

Teste o upMiner gratuitamente 

Você pode conhecer na prática como funciona a plataforma upMiner e quais são as vantagens em utilizá-la, basta clicar aqui e falar com um nossos especialistas para liberar um teste.