Logo upLexis
search
BlogGeral

Due diligence: áreas importantes que devem ser ...

Due diligence: áreas importantes que devem ser verificadas

Atualizado em 17 de novembro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Bastante comum em processos de fusões e aquisições, a due diligence ou diligência prévia, como também é conhecida, é uma prática fundamental para a avaliação de riscos dentro das organizações.

Além de estar associada a grandes processos de compras, atualmente a due diligence também se encontra em diversas outras operações como a contratação de fornecedores, investimentos e até mesmo a relação com parceiros de negócios.

Nesse sentido, falaremos de três grandes áreas que requerem atenção dentro dessa prática.

Due diligence fiscal

Todo empreendedor sabe o quão complexo é o sistema tributário brasileiro. Se já é complicado atender todas as exigências do Fisco dentro da própria organização, garantir esse mesmo cumprimento por parte de terceiros é um desafio ainda maior. Mas, assim como outras obrigações legais, é imprescindível estar em conformidade. A inadimplência fiscal pode resultar em grandes prejuízos.

De acordo com uma publicação da Ágilcob, empresa especialista em cobrança empresarial, o contribuinte que não paga seus tributos fica em débito com os órgãos públicos. O seu CNPJ é inscrito na dívida ativa.

Inadimplência é sempre um sinal de alerta. Em outras palavras, esta é uma área que precisa de bastante atenção e análise dos interessados antes de fechar um negócio. 

Saiba tudo sobre este tema aqui: https://uplexis.com.br/blog/artigos/due-diligence-fiscal/

Due diligence trabalhista

As relações trabalhistas são essenciais para o funcionamento de qualquer empresa. Apesar de existirem leis específicas para essa área, nem sempre elas são cumpridas como deveriam. 

Um bom exemplo disso é quando olhamos o número de processos trabalhistas deste ano. Somente no primeiro semestre, houve um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2020. Se compararmos ao ano de 2019, a diferença é ainda maior, chega a 43%, conforme matéria publicada pelo SBT News. Ou seja, este é um problema que vem crescendo gradativamente. 

Um processo trabalhista pode ser movido por centenas de motivos, por essa razão, é relevante fazer uma due diligence para verificar com mais precisão do que se trata. Imagine, por exemplo, contratar um fornecedor que possui processos relacionados à trabalho escravo? 

Infelizmente esse crime ainda acontece com bastante frequência, principalmente em alguns setores, como é o caso do agronegócio. Dessa forma, o mais recomendado é fazer uma due diligence trabalhista, pois assim é possível evitar más associações e problemas como risco financeiro e de imagem.

Saiba tudo sobre este tema aqui: https://uplexis.com.br/blog/artigos/due-diligence-trabalhista/

Due diligence ambiental

Nunca se falou tanto sobre meio ambiente como nos dias de hoje. A ascensão do conceito ESG (Ambiental, Social e Governança), bastante presente em programas de compliance, tem despertado cada vez mais a atenção das empresas para estes temas, que sem dúvidas são importantíssimos. 

Muito mais do que apenas rever os próprios processos, a fim de um consumo mais consciente, as empresas também estão observando se os seus relacionamentos comerciais compactuam com estes valores. 

Não adianta ter um bom produto e ao mesmo tempo estar descartando resíduos de forma inadequada na natureza, ou estar adquirindo matéria prima de origem desconhecida, por exemplo. Ambas as ações podem resultar em grandes problemas. 

Dessa maneira, a due diligence ambiental é primordial para verificar a existência de multas, sanções e embargos nesta área. Saiba tudo sobre este tema aqui: https://uplexis.com.br/blog/artigos/o-que-e-due-diligence-ambiental/

Você sabia que essas verificações podem ser otimizadas?

Como evidenciado anteriormente, obter informações sobre pessoas e empresas é importante e faz parte da due diligence. Entretanto, checar estes dados manualmente pode ser uma tarefa muito trabalhosa e levar dias para ser finalizada. 

Pensando nisso, a upLexis desenvolveu a plataforma upMiner. Por meio dessa solução, é possível investigar pessoas físicas e jurídicas em centenas de fontes, identificando informações como processos judiciais, mídias negativas, pendências financeiras, antecedentes, embargos, e diversos outros dados que permitem a análise e tomada de decisão. 

Solicite um teste gratuito e conheça na prática!