Logo upLexis
search
BlogGeral

Due Diligence Ambiental pode prevenir desastres

Due Diligence Ambiental pode prevenir desastres

Atualizado em 17 de outubro de 19 | Geral  por

Isadora Soliani

Os crimes ambientais no Brasil 

O caso que aconteceu esta semana na Bahia, onde foram encontradas manchas de óleo expostas no litoral do Nordeste, trouxe a tona mais uma vez um possível caso de crime ambiental. 

No ano de 2019, tivemos também a tragédia de Brumadinho que afetou milhares de famílias, chocou o país e vem sendo investigada como crime ambiental por parte da mineradora Vale. 

Desastres como esses, prejudicam de maneira severa o equilíbrio dos ecossistemas e devem trazer inúmeros danos para o futuro. Dessa forma, é imprescindível que o governo e as empresas responsáveis por grande obras estejam vigilantes para que situações como essas não ocorram. 

Due Diligence Ambiental pode prevenir desastres 

A Due Diligence Ambiental é uma prática que tem como intuito verificar a presença de riscos para o ambiente em regiões do país. Ela pode ser considerada uma “investigação” que analisa uma série de fatores e consegue trazer um plano de prevenção e ação para as empresas e o governo. 

Fatores geralmente analisados: 

  • Presença de amianto no local;
  • Níveis de possíveis contaminações do solo, da água subterrânea e superficiais;
  • Índice de absorção de substâncias perigosas para os seres vivos

Além dos fatores ambientais citados acima, esse modelo de Due Diligence também busca identificar se a empresa responsável cumpre com as normas e leis ambientais, problemas de saúde das pessoas da região, a presença de trabalho escravo, entre outros. 

Um ponto importante a se destacar, é que a prática de Due Diligence ambiental costuma ser realizada em processos de: 

  • Avaliação de operações, aquisições e fusões; 
  • Reconhecimento de potenciais passivos e cenários de risco; 
  • Elaboração de plano de ação;
  • Intercessão em casos de problemas ambientais.

A prática é benéfica em inúmeros sentidos, mas o mais relevante de todos com certeza é a melhora no nível de adequação à legislação ambiental por parte das empresas, pois por conta da Due Diligence, os processos se tornam mais eficientes e as operações têm menos riscos ao ambiente. Logo, quanto mais organizações instituírem a prática em seu ambiente de negócios, menor serão as chances de desastres ambientais acontecerem, mantendo o valor delas no mercado. 

Desafio da Due Diligence Ambiental 

Na Due Diligence ambiental é essencial a verificação de inúmeros dados para identificar, analisar e mitigar futuros riscos e passivos da atividade. 

Algumas das principais documentações são: 

  •  Alvarás e autorizações;
  •  Licenças governamentais e ambientais;
  • Prévio acordo ou cláusula de confidencialidade; 
  • Autuações por parte de autoridades governamentais e acordos de remediação;
  • Relatórios de auditoria ambiental; 
  • Informações sobre tratamento de efluentes, produtos e procedimentos perigosos.

Tecnologia é facilitadora da prática 

Com a evolução da tecnologia e a criação de plataformas e softwares, novas soluções foram criadas para diversas áreas, especialmente as de Due Diligence Ambiental e compliance. Portanto, a Era Digital representa um grande marco e alívio para os profissionais do setor, afinal eles agora podem investir seu intelecto na parte de análise, por exemplo, ao invés de perder bastante tempo na coleta de dados,  organização dos mesmos, elaboração de relatórios, entre outros. 

 

Com o intuito de te ajudar a entender o impacto da análise de dados, elaboramos um e-book sobre o assunto.