Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Principais benefícios do compliance

07 OUT 2019

07 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

Assegura parcerias íntegras   

Empresas que possuem uma cultura de compliance e estão em dia com as leis vigentes, ética e transparência, irão se relacionar com outras que estejam na mesma página que elas. Ou seja, implementar o compliance traz vantagem competitiva para o seu negócio, pois as organizações que agem em conformidade terão mais chances de serem escolhidas por outros parceiros idôneos. 

 

Atrai investidores 

Os investidores buscam empresas sólidas que não estejam envolvidas em escândalos como lavagem de dinheiro, corrupção e conflitos de interesse. 

Ao implementar o compliance, a sua empresa garante que está seguindo as leis, normas e padrões exigidos pelo mercado. Dessa forma, o programa serve como uma eficaz sinalização da credibilidade do negócio em questão, o que atrai positivamente os investidores. 

 

Identifica riscos e traz soluções

A adoção de um eficaz programa de compliance, garante que se haja a identificação de possíveis riscos para um negócio. 

Ao se identificar os riscos, é possível preparar soluções para possíveis situações que podem gerar a responsabilização da empresa e seus executivos. 

A fim de promover a diminuição destes riscos, o profissional de compliance deve elaborar e implementar um plano de ação para a mitigação dos mesmos. 

A prevenção e mitigação de riscos, é um dos segredos de sucesso das grandes empresas. 

 

Visão ética para os colaboradores

Quando uma empresa possui um programa de compliance e realiza capacitações ou treinamentos com seus colaboradores, isso aumenta as chances dos mesmos agirem em conformidade e enxergarem, quando um outro funcionário faz algo que não é uma norma de conduta do local. 

A cultura de compliance trazida pelas práticas citadas acima, garante um ambiente ético, coletivo e com menos riscos de envolvimento em crimes como lavagem de dinheiro, roubos, fraudes, entre outros. 

 

Limita as responsabilidades

Ter um programa de compliance bem sucedido, em que a supervisão, auditoria e outras práticas são realizadas com regularidade e efetividade, pode significar a limitação de responsabilidade para a empresa em relação a terceiros.  

 

Garante a sustentabilidade do negócio 

A aplicação de métodos de gestão eficazes só é possível com o cumprimento correto das leis. Sendo assim, o compliance garante que essas atividades sejam realizadas e não sejam expostas à grandes riscos. 

A corrupção, lavagem de dinheiro, suborno, assédio moral/sexual, são exemplos de grandes riscos que as empresas correm ao não se aplicar um programa de compliance. 

Nos dias de hoje, devido a repercussão dos casos de corrupção, muitas empresas perderam valor de mercado por não estar em conformidade com as leis. Dessa maneira, a sustentabilidade do negócio está ligada diretamente ao compliance. 

 

Criamos um guia completo de compliance para você!

Guia de compliance

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

One Reply to “Principais benefícios do compliance”