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Qual a finalidade da Due Diligence no setor de turismo?

08 OUT 2019

08 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

Perspectivas do turismo no Brasil 

A importância do setor de turismo tem sido pauta recentemente, devido ao seu crescimento no PIB nacional. 

Após a crise econômica e os episódios de instabilidade política dos últimos anos, o governo deve estimular e contribuir com os setores que vêm trazendo resultados positivos para o país, este é o caso do turismo. 

Segundo dados da Embratur, o setor ocupa o 106º lugar na condição de “priorização do turismo” e a expectativa para os próximos anos é que o Brasil passe a ocupar um lugar mais relevante, após a manutenção do Ministério de Turismo, na grande reforma ministerial. 

É uma proposta do ministério do turismo para os próximos anos, a modernização da Embratur, transformando a em uma agência de promoção turística hábil e flexível, próxima da iniciativa privada e com orçamento mais robusto. Logo, este crescimento viabiliza o posicionamento do Brasil como destino turístico no exterior e fortalece a sua imagem no mercado. 

 

Compliance e turismo 

Com a finalidade de se obter um alto crescimento, logo surgem novas leis e fraudes para ameaçar o futuro do setor. Dessa forma, se faz necessário o investimento em compliance e tecnologia a fim de garantir a conformidade e evitar riscos. 

As empresas do setor de turismo, geralmente, estão sempre relacionadas à outras empresas em forma de parceria ou por outros motivos. 

Exemplo de caso

A CVC, considerada a maior operadora de turismo no Brasil. Nos últimos anos, a empresa comprou cinco empresas e entrou em áreas, como viagens corporativas e intercâmbio. 

Empresas, como esta, investiram em compliance e práticas específicas antes de efetuar a aquisição dessas novas 5 empresas. 

Mas, você sabe o por quê? 

Pois, é necessário avaliar os riscos de qualquer tipo de relacionamento ou transação entre empresas. E, por meio de técnicas de compliance é possível garantir que não há riscos, antes do envolvimento. A prática de compliance mais conhecida por realizar esse modelo de atividade, é a Due Diligence. 

Nos próximos tópicos, iremos explicar o que é a Due Diligence e como realizar a prática da forma apropriada.

 

Due Diligence no setor de turismo 

Due Diligence (diligência prévia) é um processo de investigação completo que busca analisar todos os setores de uma empresa. Com o propósito de garantir  um melhor entendimento sobre riscos e oportunidades, a técnica é utilizada em situações de: aquisição, abertura de capital, fusão, venda e para ter uma visão ampla do seu próprio negócio. 

A prática realizada de forma correta permite que a empresa tenha um tesouro em mãos, pois a partir deste processo, ela poderá ter uma avaliação minuciosa que engloba diversos aspectos. 

A Due Diligence pode buscar por diversos âmbitos da empresa, como por exemplo: 

  1. Aspectos Contábeis;
  2. Financeiros;
  3. Imobiliários;
  4. Jurídicos; 
  5. Previdenciários; 
  6. Trabalhistas

No setor de turismo, aplicar a Due Diligence é bastante comum. Afinal, este é um setor, onde se realiza muitas aquisições, fusões e parcerias entre empresas. Através da prática, os CEOs e gestores de uma empresa, por exemplo, terão um melhor entendimento sobre os riscos e oportunidades dos negócios em potencial. 

 

Como aplicar a Due Diligence 

A prática está relacionada à coleta de dados relevantes e análise dos mesmos. Para realizar com agilidade e eficácia, é necessário investir em plataformas e tecnologias que auxiliem na obtenção e estruturação dessas informações significativas.

Para aplicar a solução da forma certa, sugerimos que se faça uma investigação desses 8 pontos: 

  1. Identidade completa da empresa;
  2. Contrato social;
  3. Histórico da empresa;
  4. Estrutura societária e acionista
  5. Demonstrações financeiras
  6. Certidões negativas de débito/fiscal
  7. Existência de contas correntes com os sócios ou empresas controladas/coligadas
  8. Descrição de contingências

Em resumo, o desenvolvimento da Due Diligence na prática, é um conjunto de ações trabalhadas em cima de levantamento de dados que traçam o perfil e garantem a integridade de uma empresa.

Os 8 pontos listados acima, são apenas uma parte de um conjunto de possibilidades que podem ser estudadas sobre uma empresa. E, geralmente a seleção deles dependerá de qual a necessidade de entendimento da empresa sobre a outra. 

Com o intuito de te ajudar a otimizar a coleta de dados na sua empresa, criamos um e-book com dicas importantes.

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