search
BlogGeral

Direitos humanos: a importância de fazer due di...

Direitos humanos: a importância de fazer due diligence na cadeia de suprimentos

Atualizado em 10 de dezembro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

A relação entre pessoas e empresas deve ser sempre pautada pela ética, transparência, idoneidade e principalmente pelas leis que recaem sobre esse tipo de vínculo. Mas, nem sempre isso acontece. Essa é uma das razões pelas quais precisamos falar sobre direitos humanos. 

Com foco na cadeia de suprimentos, falaremos neste artigo quais são os maiores desafios para as empresas na hora de escolher um fornecedor e a importância da due diligence nesse processo. 

Os direitos humanos continuam sendo violados

Infelizmente, essa é uma realidade não só no Brasil como no resto do mundo. Desigualdade social, falta de acesso à educação e muitas outras circunstâncias acabam fazendo com que muitas pessoas se submetam a trabalhos em situações precárias. 

Sabendo disso, muitos empregadores acabam se aproveitando desse cenário e contratando o que é chamado de “mão de obra barata”. Deixando de lado quaisquer direitos humanos, esses locais acabam explorando as pessoas em troca do mínimo para o seu sustento, caracterizando muitas vezes trabalho análogo à escravidão. 

Esse problema acontece com mais frequência do que se imagina

Às vezes até parece um pouco distante da realidade, no entanto, nos dias de hoje ainda é comum ver casos de empresas que foram autuadas por estarem cometendo o crime de trabalho escravo. 

Recentemente, por exemplo, a Rede Brasil Atual publicou uma matéria onde evidenciava o resgate de mais de 70 pessoas que trabalhavam em uma fazenda sob situações degradantes.  Ainda no mês passado, a Repórter Brasil noticiou o caso de três adolescentes que também estavam trabalhando em condições análogas às de escravo e que foram resgatadas. 

Esse crime se repete, o que só enfatiza o quanto ainda precisamos falar sobre direitos humanos. 

Como evitar essa situação?

A resposta para essa questão é difícil. Sem dúvidas é necessário que haja mais fiscalização pelos órgãos competentes, mas, evitar a associação com este tipo de empresa também é fundamental para eliminar de uma vez esse problema, sendo este um dos principais desafios para as empresas.

Ao contratar um fornecedor que comete violações aos direitos humanos, a empresa está, mesmo que indiretamente, compactuando com esta situação. Por essa razão, é preciso fazer uma avaliação de risco antes de iniciar qualquer relação comercial. É nesse ponto que entra a due diligence.

A importância da due diligence

Também conhecida como diligência prévia, essa prática investigativa, bastante comum em programas de compliance, é capaz de prevenir que empresas se associem a pessoas físicas e jurídicas que não estão em conformidade e que podem oferecer riscos no futuro. 

Isso acontece por meio de uma grande coleta de dados. Ao consultar o CNPJ ou CPF do terceiro, a empresa consegue obter informações relevantes que lhe permitem analisar potenciais riscos.

Verificando a existência de processos trabalhistas e mídias negativas, por exemplo, é possível saber de antemão se o terceiro já esteve relacionado com crimes de violação aos direitos humanos ou outras infrações.

Dessa maneira, as chances de iniciar relações inidôneas diminuem consideravelmente. Saiba tudo sobre este tema em: https://uplexis.com.br/blog/artigos/o-que-e-due-diligence/

Como otimizar a due diligence?

Pensando em mais segurança e agilidade na tomada de decisão, atualmente muitas empresas contam com uma plataforma de mineração de dados para otimizar esse processo de busca de informações.

Os softwares que utilizam essa metodologia conseguem investigar pessoas físicas e jurídicas em centenas de fontes rapidamente. Em poucos minutos é possível obter relatórios e identificar se o terceiro possui pendências ou outras informações desabonadoras. 

A plataforma upMiner na diligência de terceiros

Uma solução bastante utilizada e referência no mercado é o upMiner. Disponível online e conectada a quase duas mil fontes de consultas, a plataforma proporciona a profissionais de diferentes áreas facilidade e rapidez para investigar pessoas e empresas.

Além de identificar informações relacionadas aos direitos humanos, como processos trabalhistas e mídias negativas, com a solução também é possível avaliar riscos financeiros, de imagem, socioambientais e muitos outros.

Como as consultas são feitas em tempo real, as informações obtidas são as mais atualizadas disponíveis no mercado, garantindo assim mais precisão nas análises. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas e testar o upMiner gratuitamente.

Conclusão

A due diligence é extremamente importante para avaliar terceiros e evitar más associações, principalmente na cadeia de suprimentos. Essa prática não só evita situações de risco, mas também contribui para eliminar de vez a disseminação de ações que violam os direitos humanos.