search
BlogArtigos

Saiba como consultar antecedentes criminais

Saiba como consultar antecedentes criminais

Atualizado em 12 de maio de 22 | Artigos  por

Rômullo Martins

Quando se tratam de contratações e relações comerciais, a consulta de antecedentes criminais é um recurso bastante utilizado pelas organizações. 

Apesar deste documento não ser solicitado diretamente às partes envolvidas, sabe-se que atualmente é comum as empresas realizarem este tipo de checagem, principalmente quando o assunto é prevenção de riscos e segurança corporativa.

Como o próprio nome sugere, o seu principal objetivo é identificar a existência ou não de antecedentes criminais, apresentando a situação da pessoa no exato momento da pesquisa.

Essa verificação não apresenta uma ficha pessoal do pesquisado, apenas informa uma resposta negativa ou positiva quanto às possíveis pendências jurídico-criminais. Por essa razão, muitas vezes esta informação é parte de um grande relatório, os chamados dossiês.

Neste artigo, falaremos sobre algumas formas de consultar antecedentes criminais e como esse processo pode ser otimizado através de tecnologia.

Continue a leitura a seguir!

Três formas de realizar a consulta de antecedentes criminais 

Com a digitalização das informações, nos dias de hoje é possível ter acesso a uma grande quantidade de dados sobre pessoas físicas e jurídicas através da internet. 

Um bom exemplo disso é a identificação de processos judiciais. Atualmente, centenas de Tribunais disponibilizam essa consulta de forma online, facilitando o encontro de pendências jurídicas. 

O mesmo pode-se dizer da consulta de antecedentes criminais. Quando falamos em esfera Federal, esse documento pode ser emitido rapidamente pela internet e sua validade é de 90 dias, conforme descrito no site do Governo.

Contudo, veremos que em alguns casos ainda é necessário realizar esse procedimento presencialmente. 

Confira a seguir como você pode fazer essa consulta:

1. Secretaria da Segurança Pública 

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente. Para isso, basta preencher o formulário disponível e fazer a requisição. Os dados exigidos para a consulta são:

  • Nome completo do pesquisado;
  • Número do RG;
  • Data de expedição;
  • Sexo;
  • Data de nascimento;
  • Nome do pai;
  • Nome da mãe.

2. Departamento da Polícia Federal

Seguindo o mesmo princípio da Secretaria de Segurança Pública, através do site do Departamento da Polícia Federal também é possível emitir a certidão de antecedentes criminais.

A única diferença, é que neste portal o formulário possui mais campos para serem preenchidos. Entre eles estão:

  • Nacionalidade;
  • Naturalidade;
  • Órgão emissor do RG;
  • Número do passaporte;
  • Série do passaporte;
  • Número de CPF.

Apesar de solicitar mais informações acerca do pesquisado, nem todos os dados são obrigatórios.

No teste que fizemos, não foi necessário disponibilizar, por exemplo, dados sobre passaporte e número de CPF, e a emissão do documento foi realizada normalmente.

3. Fóruns criminais

A terceira e última opção que separamos neste artigo é a consulta de certidões de antecedentes criminais por meio de fóruns.

Os fóruns são estaduais, então caso opte por obter informações de uma pessoa que se encontra em outro estado, pode levar um certo tempo para que isso aconteça.

Além disso, ao contrário dos exemplos anteriores, os fóruns estaduais não disponibilizam a consulta de antecedentes criminais pela internet.

Ou seja, será necessário realizar esse processo de forma presencial. É importante ressaltar que a pesquisa será restritiva e só abrangerá a comarca do estado. 

Apesar de ser mais trabalhosa, essa opção ainda é válida em algumas ocasiões específicas. 

Como otimizar a consulta de antecedentes criminais com tecnologia?

Como visto anteriormente, muitas informações sobre pessoas e empresas estão disponíveis na internet. 

Apesar disso, consultar esses dados manualmente pode ser muito moroso, principalmente se levarmos em consideração que essas checagens normalmente são feitas em grande escala.

Pensando em um processo de contratação de colaboradores, por exemplo, onde a consulta de antecedentes criminais é bastante utilizada, os profissionais precisam de rapidez e agilidade para conseguirem verificar esta informação acerca dos futuros colaboradores.

Felizmente, com a adoção de tecnologia, esse processo pode ser realizado de forma mais rápida e precisa. 

Com uma plataforma de mineração de dados, hoje essa coleta é feita de maneira simples e automatizada.

Apenas com o número de CPF ou CNPJ, essas soluções permitem que dados como antecedentes criminais sejam consultados rapidamente. 

Também é possível investigar várias pessoas ao mesmo tempo, acelerando ainda mais processos como o background check.

upMiner: a plataforma de coleta de dados para a sua empresa

O upMiner é uma referência na coleta de informações sobre pessoas físicas e jurídicas. 

Além de antecedentes criminais, a solução captura diversos outros dados que podem ser utilizados para análise e prevenção de riscos. 

Integrado com mais de 1.900 fontes de consultas, com o upMiner é possível identificar:

  • Processos judiciais;
  • Mídias negativas;
  • Envolvimento com pessoas politicamente expostas;
  • Embargos ambientais;
  • Dados cadastrais;
  • Bens patrimoniais;
  • Vínculos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos;
  • Dentre outros.

As consultas são feitas em tempo real e as informações estruturadas, facilitando ainda mais o processo de verificação de terceiros.

Quer conhecer as funcionalidades do upMiner? Solicite um teste gratuito preenchendo o formulário abaixo!

Fale com um especialista