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Como realizar contratações com mais assertividade?

Como realizar contratações com mais assertividade?

Atualizado em 2 de julho de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

Você sabia que o Brasil é o segundo país em más contratações do mundo? 

Segundo uma pesquisa realizada pelo famoso site americano CareerBuilder em 2013, 87% dos empregadores brasileiros afirmaram que enfrentam problemas com más contratações. 

Ao tomar uma decisão errada sobre um candidato, a empresa pode sofrer inúmeras consequências negativas que vão desde o prejuízo financeiro (custo) até potenciais questões legais (algum tipo de processo que a organização pode sofrer devido a um funcionário mal intencionado). 

Nos dias de hoje, o desafio mais comum enfrentado por equipes de recrutamento seleção segue sendo o engajamento e retenção de colaboradores.

Ou seja, as contratações não são assertivas e eles acabam perdendo bastante dinheiro com a indenização de funcionários que ficam menos tempo do que é esperado na empresa. 

Além da dificuldade em encontrar funcionários inclinados aos valores da empresa e que estejam dispostos a fazer uma carreira dentro da organização, existem ainda muitos candidatos que omitem informações e estão envolvidos em casos de fraudes ou processos criminais, o que pode causar grandes perdas à contratante.  

Como aprimorar as contratações e ter melhores resultados? 

As equipes de RH de grandes empresas e multinacionais já descobriram que o segredo para encontrar profissionais de destaque está no investimento em ferramentas e estratégias de recrutamento, tais como: 

Pedido de indicações

É fundamental que a equipe de RH esteja aberta a solicitar recomendações aos próprios colaboradores e contatos de confiança da sua rede profissional.

Afinal, a chance de funcionários e pessoas próximas indicarem candidatos mal intencionados é infinitamente menor. 

Investimento em exposição e visibilidade da organização

Para atrair bons profissionais é muito importante que a imagem da marca passe valor e ela crie estratégias para atrair a atenção do candidato à vaga, seja no LinkedIn, no próprio site ou outros meios.

Tornar os colaboradores “embaixadores” da organização

Tanto na divulgação da própria vaga de emprego quanto em eventos para “networking”, é indispensável estimular os funcionários a difundir a imagem da sua marca no mercado.

Afinal, ver um conhecido satisfeito e “vestindo a camisa” de sua empresa é bastante motivador para quem está buscando um emprego. 

Buscar candidatos e informações dos mesmos nas redes sociais

Além de postar vagas disponíveis em seus sites corporativos ou grupos de discussão na internet, diversas equipes de RH têm utilizado o LinkedIn, Facebook, Instagram e outras redes como forma de localizar futuros contratados e obter informações relevantes sobre os mesmos.

Dessa forma, também é possível descobrir se existe algum tipo de ligação do mesmo com temas como racismo, homofobia e qualquer outro tipo de discriminação.

Oferecer salários de acordo com o mercado

Para atrair profissionais capacitados, a organização precisa estar atualizada em relação aos salários que outras empresas do mesmo segmento oferecem de acordo com as vagas e aptidões.

Portanto, é fundamental que o departamento de RH realize uma pesquisa de mercado e converse com os gestores de cada área para saber qual será o salário proposto ao candidato.

Otimizar o processo de contração 

Para conter o avanço da atual pandemia, muitas empresas deixaram seus escritórios e adotaram o modelo de trabalho “home office”.

Mas, mesmo à distância, processos como o de contração e desligamento de funcionários ainda precisam ser realizados de forma regular.

Por essa razão, hoje, a assinatura digital já é uma realidade em muitas organizações.

Com essa tecnologia é possível assinar digitalmente diversos tipos de documentos com validade jurídica, dessa forma, pode-se manter todo o fluxo de trabalho funcionando mesmo à distância.

Contraktor é um exemplo de empresa que tem crescido bastante oferecendo esse tipo de solução.

Implementação de práticas como a checagem de terceiros/background check

Ao adotar processos que tenham como intuito a análise de dados é possível diminuir consideravelmente a probabilidade de algum risco.  

Dados atualizados referentes a informações cadastrais, fichas criminais, processos, bureau de crédito, score, entre outros, são capazes de trazer mais assertividade às contratações.

Escolher uma solução apta para realizar a mineração de dados

Ter em informações relevantes de fontes confiáveis é essencial na otimização do tempo das equipes e na escolha por candidatos idôneos.

Sendo assim, os gestores de RH devem procurar por uma plataforma completa que atenda as suas necessidades.

A plataforma upMiner para a área de Recursos Humanos

O upMiner é uma solução completa para processos de background check, pois possui mais de 1.900 fontes de dados nacionais e internacionais.

Receita Federal, Cheques sem fundo (CCF), Ocorrências nos Diários Oficiais, Tribunais de Justiça, Antecedente Criminal (Polícia Federal), por exemplo, são fontes bastante utilizadas por equipes de RH que a ferramenta consegue consultar em poucos minutos.

Quer conhecer mais a fundo a plataforma e saber como ela pode ser útil no recrutamento e seleção da sua empresa?

Entre em contato com o nosso time do comercial e 

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