Logo upLexis
search
BlogGeral

Como monitorar terceiros com frequência?

Como monitorar terceiros com frequência?

Atualizado em 8 de dezembro de 21 | Geral

Quando se pensa em monitorar terceiros, um dos maiores desafios encontrados é fazer esse processo com frequência. Com as práticas de compliance cada vez mais presentes entre as empresas, coletar informações sobre pessoas físicas e jurídicas se tornou parte da rotina de muitos profissionais, principalmente daqueles que atuam com due diligence, background check e demais processos que envolvem a busca de dados.

Contudo, tanto a busca quanto o monitoramento de informações costumam ser processos morosos e que requerem muitas horas de trabalho, o que por sua vez acaba prejudicando a execução de outras tarefas mais estratégicas. 

Nesse sentido, falaremos como é possível monitorar terceiros com mais rapidez sem perder a qualidade nesse procedimento.

Gestão de fornecedores, parceiros e demais relacionados

É evidente que monitorar terceiros está, em muitos casos, relacionado à preocupação com fraudes e conflitos de interesses, algo que acontece com bastante frequência no mundo dos negócios. Não é difícil vermos uma notícia informando que determinada empresa sofreu algum tipo de golpe ou se envolveu em um esquema de corrupção, isso pode acontecer em qualquer lugar. 

Entretanto, com o passar do tempo, outras preocupações foram surgindo e norteando as relações comerciais. Um bom exemplo disso é o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança, em português). Agora, não basta ser uma empresa idônea e que possui boa governança corporativa, é preciso mostrar de forma clara e transparente que há iniciativas para cuidar do meio ambiente, por exemplo.

Com mais questões para se avaliar antes de fechar um negócio, consultar e monitorar terceiros é impactado diretamente, afinal é preciso buscar mais informações e em mais lugares diferentes.

Monitorar terceiros em diferentes níveis

Nem todas as relações ou transações comerciais oferecem o mesmo grau de risco, logo, nem todas requerem uma avaliação tão profunda. 

Porém, é importante sempre estar de olho em alguns indicadores, como por exemplo novos processos judiciais e mídias negativas que podem surgir após o processo de onboarding. Mas, verificar essas informações com periodicidade é um grande desafio.

Como aprimorar o monitoramento de terceiros?

É difícil falar em otimização de processos e não citar o uso de tecnologia. Hoje, até mesmo os setores mais tradicionais do mercado estão se adaptando ao uso de ferramentas tecnológicas. Para monitorar terceiros com mais eficiência, não é diferente. 

Atualmente, muitas organizações já contam com algum software para agilizar essa tarefa, um bom exemplo disso é utilizando uma plataforma de mineração de dados. Esse processo de captura de informações permite que as investigações sobre pessoas e empresas sejam muito mais rápidas e precisas.

Ao contrário de quando é feito manualmente, onde é necessário acessar site por site em busca das informações, ao utilizar uma plataforma pode-se parametrizar quais dados deseja-se obter e a solução faz essa consulta automaticamente.

Em poucos minutos é possível obter relatórios estruturados para análise e tomada de decisão. Dependendo da ferramenta utilizada, o mesmo processo pode ser feito para monitorar terceiros, gerando uma nova pesquisa a partir dos critérios definidos. 

A plataforma upMiner para monitorar terceiros

O upMiner é um bom exemplo de plataforma de mineração de dados que auxilia profissionais em processos que envolvem a coleta de informações. 

Conectada a aproximadamente 2.000 fontes, a solução permite que diferentes áreas como compliance, jurídico e de recursos humanos façam consultas a partir de CPFs ou CNPJs e tenham em mãos relatórios estruturados.

Em poucos minutos, processos judiciais, pendências financeiras, mídias negativas e dados de risco ambiental, por exemplo, podem ser identificados. A funcionalidade monitoria admite ainda que novos relatórios sejam gerados automaticamente em um período definido pelo usuário. Assim, toda vez que houver uma mudança, é possível saber com antecedência, automatizando a monitoria de terceiros.

Conclusão

Checar pessoas físicas e jurídicas é um processo bastante trabalhoso, mas necessário para evitar problemas na empresa. Com o uso de tecnologia não só as consultas podem ser otimizadas, mas também a monitoria dos terceiros. 

Teste o upMiner gratuitamente 

Empresas de diferentes portes e segmentos já utilizam a plataforma upMiner. Solicite um teste gratuito e fale com um de nossos especialistas.