Logo upLexis
search
BlogGeral

Como é possível identificar oportunidades de ne...

Como é possível identificar oportunidades de negócio com a mineração de dados?

Atualizado em 6 de agosto de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

Também conhecida por data mining, a mineração de dados é uma tendência que veio para ficar no universo corporativo, pois serve como uma ferramenta de auxílio para empresas elaborarem ações mais estratégicas baseadas em informações valiosas trazidas por softwares especializados. 

Além do apoio à ações estratégicas, a mineração de dados também é bastante eficaz na parte preventivaidentificando possíveis riscos como fraudes, relacionamentos conflituosos, processos, entre outras informações sobre pessoas físicas ou jurídicas. 

Portanto, se fossemos limitar a mineração de dados em uma frase, seria ela:

“Encontrar problemas, oportunidades, insights e soluções com base em dados e informações obtidas através deles.”

Por conta desta característica, áreas jurídicas, de compliance, gestão de riscos, marketing e vendas estão investindo cada vez mais em ferramentas de data mining com o intuito de melhorar os resultados de suas ações. 

Sobre o profissional de Data Mining (cientista de dados): 

Além de escolher uma ferramenta de qualidade é fundamental contratar um profissional especializado em dados para extrair o melhor deles em favor da empresa.

O cientista de dados é uma versão evoluída do analista de negócios ou analista de dados. Geralmente, ele tem uma base sólida em ciência da computação, aplicações, modelagem, estatísticas, análises e matemática que permite que ele crie uma forte visão de negócios.

Portanto, orientar a empresa a tomar melhores decisões baseadas em dados é o papel principal do cientista de dados.

Um exemplo de plataforma confiável de mineração de dados:

  • upMiner 

É uma solução de data mining que fornece informações valiosas estruturadas em formato de relatórios analíticos personalizados para que gestores e analistas tomem melhores decisões e elaborem estratégias baseadas em dados.

A plataforma estrutura esses dados através de mais de 1900 fontes nacionais e internacionais atualizadas que são responsáveis por garantir a assertividade das informações fornecidas.

Receita Federal, Cheques sem fundo (CCF), Ocorrências nos Diários Oficiais, Tribunais de Justiça, Antecedente Criminal (Polícia Federal), entre outras, são alguns exemplos de fontes utilizadas pela plataforma.

Um dos diferenciais desta plataforma é que ela possui mais de 16 aplicativos diferentes que servem para inúmeras necessidades de busca e otimização de processos em empresas.

Alguns exemplos de apps encontrados no upMiner:
  • upLink (busca por conflitos de interesse);
  • upMap (inteligência de mercado e visualização gráfica);
  • Bens e imóveis (recuperação judicial, cobranças e investigações);
  • Dossiês (background check e checagem de terceiros);
  • Ficha Cadastral (dados comuns para verificação de documentos e informações fornecidas);
  • Histórico Empresarial (acompanhamento de todo o histórico de vida de empresas nacionais);
  • upJuris (monitoramento de Diários Oficiais de todo Brasil);
  • Entre outros.

Por estarmos falando sobre identificação de oportunidades de negócio, aprofundaremos no upMap, o aplicativo mais recomendado da plataforma para este tipo de busca.

Sobre o upMap:

Esse aplicativo permite que o usuário encontre informações valiosas, como por exemplo: situação na receita da organização pesquisada, número estimado de empresas e seus segmentos em determinada região, quantidade de filiais, listas de contatos atualizadas, entre outras. Através de fontes como a Receita Federal, mapas de geolocalização e filtros de hipersegmentação personalizados, o upMap permite que a sua equipe crie um planejamento estratégico embasado em dados confiáveis atualizados.

Outra característica interessante do upMap é a facilidade de visualização das informações, por meio de mapas ou listas que poderão ser salvos na plataforma mesmo.

O upMiner é uma plataforma bastante intuitiva. Portanto, todos os aplicativos presentes são bastante simples de serem utilizados, prezando pela otimização do tempo do usuário e qualidade das informações.

Quer saber mais sobre a solução e outros aplicativos eficazes em inteligência de mercado?

Não deixe de 

solicitar um teste 
com a nossa equipe do comercial!