Logo upLexis
search
BlogGeral

Como as soluções tecnológicas estão beneficiand...

Como as soluções tecnológicas estão beneficiando o setor de logística?

Atualizado em 3 de fevereiro de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

Mudanças no setor de logística 

O setor de logística é um dos meios que se encontra em constante evolução, devido às grandes transformações tecnológicas, como o Big Data, coleta e análise de dados. 

Muitos já utilizam o termo logística 4.0 para se referir à esta nova realidade. 

Mas, o que caracteriza este movimento? 

A logística 4.0 permite que os processos e atividades sejam integrados e coordenados, através de soluções tecnológicas. Ou seja, nesta nova fase, a organização consegue ter controle sobre o desempenho dos funcionários e máquinas em tempo real. 

O investimento em tecnologia possibilita que os processos relacionados aos fluxos de entrada e saída de produtos, por exemplo, sejam aperfeiçoados. E, por conta disto, os riscos são minimizados, aumentando o desempenho e lucratividade da empresa. 

As inovações da logística 4.0 estão fazendo com que as empresas cheguem a um novo patamar de execução de serviços, mais rápido, menos arriscado e mais  personalizado. Além disso, as soluções tecnológicas abrem espaços para novas oportunidades de negócio, fazendo com que as empresas sejam “obrigadas” a crescer a fim de se manterem no mercado. 

Principais vantagens da logística 4.0: 

Reduz custos: O investimento em tecnologia permite a automatização e otimização de inúmeros processos, o que, por sua vez, consegue eliminar o gasto excessivo com grandes equipes e a perda de ativos. 

 

Maior segurança: Mais assertividade e precisão nas informações ou processos garantem uma maior segurança tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Ex: No caso do trajeto, nos dias de hoje, o gestor pode ter acesso em tempo real, o que permite a ação rápida em caso de desvio da rota ou extravio. 

 

Processos menos burocráticos: As soluções tecnológicas têm como principal característica a simplificação de processos. Por conta disto, os gestores podem facilitar os trâmites presentes nas relações entre fornecedores e transportadora. 

 

Frotas melhores: Através da tecnologia os carros são guiados por sistema de monitoramento, isso garante que as viagens sejam feitas em menor tempo, com menos gastos e mais seguras. 

 

Análise de dados em tempo real: Permite que os gestores e tomadores de decisão consigam ter acesso à dados relevantes que poderão auxiliar em diversos processos. Como, por exemplo: controle, gestão e prevenção de riscos. 

 

Centro de distribuição online: Os centros de distribuição possuem sistemas de dados completamente integrados com os da empresa, o que facilita imensamente a comunicação entre os setores. Fazendo com que os produtos e serviços cheguem de maneira mais rápida aos consumidores. 

 

Vantagem competitiva: As soluções tecnológicas permitem que a empresa melhore o desempenho das atividades, proporcionando melhores experiências aos consumidores. Dessa forma, a mesma poderá ter um maior destaque em frente aos seus concorrentes. 

Exemplo de ferramenta tecnológica facilitadora de processos 

O upMiner é um exemplo de plataforma facilitadora de processos de tomada de decisão, pois ele permite a automatização de diversas consultas, através de mais de 1900 fontes nacionais e internacionais. Dessa forma, o gestor ou analista consegue acessar os mais diversos tipos de dados, como por exemplo: bureaus de crédito, dôssies, processos, histórico empresarial, imóveis, veículos, e até mesmo fazer o mapeamento de possíveis oportunidades de negócio por meio de outro aplicativo dentro do upMiner, o upMap. 

Ter informações como as citadas acima beneficia inúmeros processos.

Por exemplo: Casos envolvendo corrupção, conflitos de interesse, lavagem de dinheiro e outros modelos de fraude podem ser descobertos e mitigados, através da análise prévia de dados relevantes. 

Separamos um conteúdo exclusivo sobre outro papel da tecnologia, no combate à fraudes.