Checagem de terceiros na indústria alimentícia
Atualizado em 6 de dezembro de 22 | Geral por
A indústria alimentícia é regida por diversas leis e normas regulamentadoras. Órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, atuam fortemente para garantir que tudo esteja em conformidade e os mais altos padrões de qualidade estejam sendo aplicados.
Embora isso não seja algo novo, é interessante ressaltar que há um certo tempo, o controle de qualidade era voltado apenas ao produto alimentício em si. Contudo, com as mudanças que ocorreram no mercado, hoje existe um olhar mais abrangente de todos os processos que envolvem a produção de alimentos, como a sua distribuição, o seu armazenamento, entre outros.
Isso significa que fatores que não eram tão prioritários antes, como o relacionamento com terceiros, por exemplo, também passou a fazer parte da gestão de riscos dessas organizações. Afinal, tudo que diz respeito ao processo de produção precisa estar em conformidade.
Pensando nisso, neste artigo falaremos mais sobre a relação da indústria alimentícia com seus terceiros, e porque investir em processos de checagem.
Continue a leitura a seguir!
Trabalho análogo à escravidão e crimes ambientais envolvendo a indústria alimentícia
Como mencionado anteriormente, agora, mais do que nunca, a indústria alimentícia precisa olhar a sua cadeia produtiva como um todo.
Essa prática é fundamental para verificar se todos os processos estão sendo executados conforme o planejado e também para prevenir situações que possam trazer algum prejuízo, como por exemplo, comportamentos e ações que vão na contramão das normas e valores estabelecidos pela organização.
Tendo isso em mente, fazer uma boa gestão dos terceiros é essencial. Isso porque a indústria alimentícia, pela sua atuação, geralmente possui muitos fornecedores, parceiros de negócios, colaboradores, entre outros stakeholders envolvidos em seu processo de fabricação e distribuição de produtos.
Assim como a organização precisa estar em dia com leis, normas e regulamentações vigentes, seus terceiros devem seguir a mesma conduta. Infelizmente, nem todas as organizações estão atentas a essa questão, que pode causar grandes prejuízos à marca, como já aconteceu diversas vezes. Além de, é claro, oferecer risco ao consumidor final.
Um exemplo disso são os casos recorrentes de fornecedores que trabalham para empresas da indústria alimentícia envolvidos com trabalho análogo à escravidão e crimes ambientais diversos.
Centenas de empresas, incluindo grandes líderes de mercado, já enfrentaram esse problema e viram de perto quais são as consequências. Muito além do prejuízo financeiro, a associação da marca com pessoas e empresas inidôneas pode causar risco de imagem e perda de reputação no mercado, algo que muitas vezes causa perdas imensuráveis.
Esses motivos por si só já seriam mais do que suficientes para validar o quão importante é realizar checagem de terceiros no setor, mas existem diversas outras razões e benefícios que indicam isso.
Mudanças de comportamento na sociedade e responsabilidade socioambiental
É notório que com o passar do tempo as pessoas vão mudando seus hábitos de consumo e, para continuar atraindo os consumidores e fidelizando os clientes, as empresas precisam estar atentas a essas mudanças.
Uma recente pesquisa realizada pela Opinion Box reflete bem esse comportamento. O estudo mostrou que 67% dos consumidores brasileiros têm o hábito, mesmo que apenas às vezes, de pesquisar as práticas de ESG das empresas antes de comprar delas.
As práticas de ESG, sigla para Governança Ambiental, Social e Corporativa em português, mostram o quanto as empresas estão engajadas e preocupadas com causas ambientais, de responsabilidade social e com assuntos relacionados à governança corporativa, como combate à fraudes e atos ilícitos.
Mas qual é a relação dessa mudança com a checagem de terceiros? Bom, estes temas estão totalmente interligados.
Além de olhar estes aspectos internamente, atualmente as organizações também precisam se certificar que suas relações comerciais, como fornecedores, também estão preocupadas com essas questões. E mais do que isso, fazem ações e possuem programas estruturados para esses fins.
Os programas de compliance, por exemplo, são estruturas que abrangem esta temática e podem demonstrar que de fato determinada empresa está realmente preocupada com questões que vão além do lucro, como era antigamente.
Ou seja, em outras palavras, a checagem de terceiros vai contribuir tanto para as organizações evitarem o relacionamento com pessoas e empresas de má reputação, quanto com entidades que não possuem os mesmos valores e defendem as mesmas causas que elas.
Como otimizar a checagem de terceiros na indústria alimentícia?
Muitas empresas do setor já possuem um processo de checagem de terceiros implementado. Para verificar fornecedores, colaboradores ou qualquer outro terceiro, a pesquisa manual em sites como Receita Federal e em Tribunais de Justiça é realizada.
Entretanto, reunir essas informações, que se originam de diversas fontes, requer bastante tempo dos profissionais, algo que gera bastante custo.
Felizmente, hoje existem maneiras mais eficientes de fazer essas consultas, como contar com uma plataforma de mineração de dados.
Essas soluções permitem investigar pessoas e empresas rapidamente, pois consultam centenas de fontes em poucos minutos.
Apenas com o número de documento, como CPF ou CNPJ, as empresas podem verificar aquele terceiro em diversos aspectos, como em questões jurídicas e ambientais, gerar relatórios e tomar decisões mais precisas.
Quais são os benefícios de otimizar a checagem de terceiros?
Dentre as principais vantagens de contar com uma plataforma inteligente para processos de checagem, pode-se destacar: economia de tempo, redução de custos e maior precisão nas análises.
- Economia de tempo: em poucos minutos, por exemplo, é possível buscar processos judiciais em diários de todo o Brasil e ter estes dados organizados, assim como informações de mídia negativa, relações societárias e muitas outras;
- Redução de custos: pode-se aprovar ou reprovar muito mais terceiros sem a necessidade de contratar mais pessoas para essa atividade;
- Maior precisão nas análises: quanto mais informações sobre o pesquisado, melhor para a empresa tomar uma decisão. As soluções de mineração de dados podem se conectar com centenas de fontes a nível Brasil e mundo.
upMiner: a plataforma para checagem de terceiros da upLexis
Referência no mercado e presente em mais de 500 companhias, a plataforma upMiner é bastante recomendada para a checagem de terceiros.
Com mais de 1.900 fontes de consulta, com a solução é possível investigar pessoas e empresas e gerar relatórios estruturados.
Identifique rapidamente dados como mídias negativas, processos judiciais, pendências financeiras, informações cadastrais, sociedades, entre outros.
A plataforma upMiner se encontra totalmente online e as consultas são realizadas com CPF, CNPJ, nome ou Razão Social.
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