Logo upLexis
search
BlogGeral

Background Check: você sabe qual o papel dos do...

Background Check: você sabe qual o papel dos dossiês nesta prática?

Atualizado em 25 de agosto de 20 | Geral  por

Isadora Soliani

Background Check: qual sua principal finalidade? 

Background check são verificações completas de antecedentes de pessoa física ou jurídica que garantem mais assertividade aos processos de tomada de decisão, podendo ser eles: 

  • Contratações de colaboradores, fornecedores ou transportadoras
  • Onboarding Digital de novos clientes; 
  • Parcerias de negócios com investidores; 
  • Fusões ou aquisições de empresas. 

Geralmente, nesta prática é analisado informações como antecedentes criminais, comerciais e financeiros, tais como a verificação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), protestos e processos relacionados à pessoa em questão. Assim, de acordo com as necessidades da empresa, é possível decidir se o indivíduo está ou não apto para fazer parte da companhia, ser um cliente ou firmar um contrato de parceria sem apresentar possíveis riscos à mesma. 

Transparência nas informações, antecipação de situações de riscos e um trabalho preventivo, são as principais vantagens encontradas por empresas que aplicam o background check em seus relacionamentos. 

Muito conhecido no setor financeiro, esse processo já vem sendo realizado há alguns anos por empresas dos mais diversos setores como indústria, governo e saúde. Porém, com a tecnologia se tornou possível automatizá-lo, tornando-o mais ágil e assertivo.  

Como é feita a automatização do Background Check e quais seus benefícios às empresas? 

Ela é realizada através da mineração de dados que irá fornecer informações valiosas estruturadas em tempo real para analistas, gestores e diretores tomarem decisões de forma mais estratégica e assertiva. 

As informações geralmente são entregues no formato de relatórios analíticos de fácil compreensão que irão facilitar o tempo gasto na coleta, pesquisa e análise destes dados. 

Além da otimização de tempo das equipes, uma plataforma de mineração de dados é capaz de aprimorar a obediência ao compliance, agilizar o cadastro de clientes e ocasionar uma melhora na qualidade de diversos processos, tais como:

 

  • Segmentação de Mercado;
  • Inteligência de Mercado;
  • Detecção de Fraudes;
  • Gerenciamento de Risco;
  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD).

 

Solução de mineração de dados eficiente e o papel dos dossiês no Background Check: 

upMiner 

Realiza o trabalho de fornecer à equipes informações valiosas em formatos de relatórios analíticos através dos aplicativos presentes na plataforma. 

Cada aplicativo (existem mais de 16) possui finalidades específicas e tem como característica principal serem bastante intuitivos, o que facilita a busca por informações dentro deles por parte do usuário. 

Alguns exemplos de apps presentes dentro da plataforma: 
  • Balanço Patrimonial; 
  • Certidões; 
  • Comparador Societário; 
  • Diários Oficiais; 
  • Dossiês;
  • upLink;
  • upMap;
  • upFlag; 
  • Validador de RG; 

Dossiês e Background Check: 

Falaremos deste aplicativo, pois ele é um dos mais utilizados nesta prática e em outros tipos de investigação que tem como característica a análise de um imenso volume de dados. 

Ele é capaz de fornecer um documento bastante completo, de acordo com as fontes de pesquisa escolhidas pelo usuário. Ou seja, a busca pode ser realizada de forma personalizada e o relatório é entregue de maneira ágil. 

Receita Federal, Consulta ao CNPJ, Boa Vista, JUCESP e Serasa são alguns exemplos das diversos fontes que podem ser utilizadas na elaboração de um dossiê sobre pessoa física ou jurídica.

Outro ponto importante deste aplicativo é que é possível salvar e acessar posteriormente os documentos criados.

Receita Federal, Consulta ao CNPJ, Boa Vista, JUCESP e Serasa são alguns exemplos das diversos fontes que podem ser utilizadas na elaboração de um dossiê sobre pessoa física ou jurídica.

O principal diferencial deste aplicativo em relação ao background check é que ele permite que equipes realizem mais  verificações em um curto espaço de tempo. Dessa forma, analistas e gestores podem focar a sua energia em atividades mais estratégicas da área.

Nos dias de hoje, o alto índice de corrupção, fraudes, roubos e outros atos ilícitos, envolvendo tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, evidencia cada vez mais a necessidade de se analisar, estudar e avaliar informações detalhadas de todos os relacionamentos de uma empresa. Por isso, o investimento em uma plataforma como o upMiner faz todo o sentido.

Quer saber mais sobre o restante dos aplicativos presentes na solução e como eles podem ser úteis em diversas outras práticas?

Não deixe de entrar em contato com o nosso time do comercial e 

solicitar um teste gratuito
!