Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Como garantir a idoneidade de fornecedores e transportadoras?

17 JUN 2020

17 JUN. 2020 / por Isadora Soliani

Primeiramente, vale ressaltar que para qualquer empresa um bom relacionamento com seus fornecedores e transportadoras é essencial na garantia da entrega de um bom serviço ou produto ao seu consumidor. Além disso, a escolha por prestadores de serviços idôneos diminui drasticamente a ocorrência de prejuízos como: fraudes, furtos, roubos, lavagem de dinheiro, uso de propina, entre outros.

Por isso, para se prevenir contra riscos e aumentar a qualidade do trabalho, as empresas devem investir constantemente no processo de contratação dos mesmos e fazer um planejamento adequado do serviço prestado. Dessa forma, será possível ter mais eficiência e um controle bem-feito sobre as atividades realizadas, reduzindo custos e, consequentemente, atingindo a vantagem competitiva perante o mercado.

Neste artigo, iremos focar em práticas eficientes que não podem deixar de serem realizadas ao buscar por um fornecedor ou transportador idôneo. Além disso, falaremos sobre o papel da tecnologia na automatização das atividades presentes nesta “investigação”.

Passo a passo para encontrar fornecedores e transportadoras de qualidade:

  • Todo processo começa com uma pesquisa de mercado 

Antes de optar por um prestador de serviço, é fundamental saber quais são as opções que fazem sentido para a empresa, por isso é necessário que a equipe responsável realize uma pesquisa completa, a fim de encontrar a melhor opção que atende todas as necessidades da empresa.

Quanto mais dados tiverem em mãos, mais chances da escolha ser o mais assertiva possível, eliminando dessa maneira possíveis riscos.

  • Após reunir as opções, é necessário checar diversas informações para ver qual mais se adapta ao serviço ou se a pessoa jurídica pode apresentar algum risco a empresa 

Essa prática possui um nome bastante comum em programas de compliance, a checagem de terceiros.

Através da coleta e análise de dados relevantes sobre pessoa física ou pessoa jurídica, esse tipo de verificação consegue prever alguns riscos e comportamentos da investigada. É muito utilizada para garantir a idoneidade de todo tipo de relacionamento de uma organização (transportadoras, fornecedores, terceirizados, colaboradores, parceiros e investidores).

Ao investigar o passado de um fornecedor, por exemplo, é possível descobrir se a mesma possui algum processo em seu nome ou já esteve envolvida em casos de roubos e fraudes no passado.

  • Investir em uma plataforma de mineração de dados é capaz de otimizar bastante o tempo em pesquisas, análises e checagens 

Ao optar por uma plataforma de qualidade, os gestores e analistas conseguirão ter acesso a dados relevantes em tempo real. E, por conta disto, tomarão decisões mais assertivas.

Dados atualizados referentes a informações cadastrais, fichas criminais, processos, bureau de crédito, score, entre outros, são capazes de trazer mais segurança à empresa. Através deles é possível prever inúmeros riscos e tomar ações para mitigá-los.

Solução upMiner:

Super conhecida em processos para checagem de fornecedores, transportadoras e investidores. A ferramenta possui mais de 1900 fontes de dados nacionais e internacionais que garantem assertividades em processos de investigação, compliance, gestão de riscos e tomadas de decisão em geral.

Como funciona?

A entrega dos dados é feita através de relatórios analíticos personalizados de acordo com as necessidades do cliente.

Quando falamos de empresas que buscam otimizar a checagem e análise de terceiros, o upMiner possui uma entrega de serviço perfeita. Ele é capaz de fornecer informações atualizadas e relevantes de uma maneira que agilidade aos processos.

Receita Federal, Cheques sem fundo (CCF), Cadastro de Reclamações (Procon), Ocorrências nos Diários Oficiais, Tribunais de Justiça, Antecedente Criminal (Polícia Federal), entre outras, são alguns exemplos de fontes bastante utilizadas em checagens de terceiros como fornecedores e transportadoras.

Com o intuito de aprimorar suas análises e processos, criamos uma página para você solicitar um teste da plataforma. 

Elaboramos também um novo e-book sobre compliance e tecnologia no agronegócio. Nele, falamos bastante sobre a importância do upMiner em processos de checagem, não deixe de baixar!

Compliance e tecnologia no agronegócio

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.